CAU/UF

Falece Roberto Py, presidente-fundador do CAU/RS

 

roberto-py

 

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, Roberto Py, faleceu hoje (27/11/16),  às em sua casa na cidade de Porto Alegre. Tinha 79 anos. O velório e a cerimônia de despedida acontecem no dia 28 de novembro, no Crematório Metropolitano de Porto Alegre (Avenida Oscar Pereira 584), das 11h às 18h, na Capela 01.

 

‘E perda irreparável para a família e também para nós, amigos e colegas. Em nome de todos os arquitetos e urbanistas, manifestamos solidariedade à sua esposa e aos filhos neste momento de sofrimento”, lamenta Joaquim Haas, presidente em exercício do CAU/RS.

 

O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, manifestou sua tristeza em comunicado aos demais presidentes e conselheiros federais. Ele lembrou que Roberto Py foi integrante do grupo criador da ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), conselheiro do CONFEA, diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente-fundador do CAU/RS. “Trabalhador dedicado e incansável pelo desenvolvimento do ensino e da melhor prática profissional da Arquitetura e Urbanismo no Brasil, Roberto Py foi um dos líderes na longa luta que nos levou à conquista do Conselho de Arquitetura e Urbanismo”. 

 

Clique aqui para acessar entrevista de Roberto Py na solenidade de comemoração do Dia do Arquiteto e Urbanista promovida pelo IAB-RS em 2015

 

Clique aqui para acessar entrevista de Roberto Py em defesa do projeto completo durante o Seminário de Obras Públcas no Ministério Público do RS

 

Roberto Py com os funcionários na sede do CAU/RS
Roberto Py com os funcionários na sede do CAU/RS

 

 

Publicado em 27/11/2016

MAIS SOBRE: CAU/UF

3 respostas

  1. Meus pêsames aos colegas do CAU/RS, aos familiares e amigos.

    Alexandre Junckes Jacques
    Gerente Administrativo
    CAU/SC

  2. Uma perda enorme para a nossa classe. Um profissional ético, competente, brilhante, que sempre nos ajudou a construir. Nunca a dividir. Aprendi com ele muitas coisas e deixo aqui meus sentimentos aos familiares, amigos e parentes. Perdemos um grande lider

  3. Todos os semestres era a mesma situação.
    Eu tinha vindo da PUC com algumas cadeiras da Engenharia que podiam ser aproveitadas na Arquitetura, só que o computador insistia em não compensar os créditos.
    Quem me salvava, era o Py, que quando me via entrando na sala pra fazer a matrícula, já sabia do que se tratava. Foi assim até o penúltimo semestre. Primeiro com ele, depois com o Elvan.
    Quando esteve em Viamão, há dois anos, trazendo CAURS até a nossa cidade, lembrou. Um grande profissional, um enorme professor, e um militante da profissão, como poucos. Vai fazer falta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Roberto Bratke, arquiteto que transformou a paisagem da zona sul de São Paulo, morre aos 88 anos

ASSESSORIA PARLAMENTAR

NOTA OFICIAL: Esclarecimentos sobre o PL 2081/2022

CAU/UF

Profissionais debatem os desafios das arquitetas e arquitetos negros

Pular para o conteúdo