Nota de Pesar

Faleceu o arquiteto e urbanista Amilcar Coelho Chaves, ex-presidente do IAB-DF

Amilcar Coelho Chaves, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil na década de 70. Foto: Reprodução Instagram

Faleceu, na noite de quinta-feira (9/1), o arquiteto e urbanista Amilcar Coelho Chaves. Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Distrito Federal (IAB-DF) na década de 70, Almicar era ativista e tinha 88 anos. Em 2014, Amílcar foi coordenador da Comissão Eleitoral Nacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CEN-CAU/BR) e, em 2020, foi coordenador adjunto da CEN.

Em entrevista ao Correio Braziliense, o arquiteto e urbanista Luiz Eduardo Sarmento, presidente do IAB-DF, disse que “a perda de Amílcar representa um enorme vazio, não apenas por ser um dedicado colega às causas da profissão, mas por ser um pioneiro de Brasília que lutou incansavelmente contra as iniciativas governamentais, principalmente no período da ditadura militar, quando a UnB e o projeto de Lucio Costa para o Plano Piloto de Brasília estavam sendo ameaçados de serem completamente descaracterizados”.

Amilcar iniciou seus estudos na Uiniversidade de Brasília (UnB) em 1963 e concluiu a graduação em arquitetura e urbanismo em 1967. Foi presidente do IAB-DF no início da década de 70 e, logo em seguida, secretário geral da Direção Nacional do IAB. Além disso, por diversas gestões, foi conselheiro nacional da entidade, integrando o Conselho Superior (COSU- IAB).

Durante a década de 70, Amilcar desempenhou importante papel no debate público em defesa do projeto urbanístico original para Brasília e de um desenvolvimento urbano com qualidade para o DF. Foi um dos organizadores do I Seminário de Estudos dos Problemas Urbanos de Brasília, realizado no Senado Nacional em 1974, evento que contou com a presença de Lucio Costa e outros arquitetos e urbanistas proeminentes. Em seu discurso no evento, Amílcar destacou a urgência de um “planejamento urbano unificado e abrangente de Brasília e sua região”.

Em agosto de 2024, por sugestão do IAB-DF, Amilcar foi um dos homenageados no Senado Federal na Sessão Solene em comemoração aos 50 anos do seminário de 1974.

(Com informações do Correio Braziliense e do IAB-DF)

MAIS SOBRE: Nota de Pesar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/GO lamenta morte do professor Ênio Nery Oliveira, arquiteto desde 1973

Arquiteto Ruy Rezende morre aos 73 anos e deixa legado de projetos corporativos para o RJ

Faleceu Guivaldo D’Alexandria Baptista, referência na Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo