ARQUITETOS EM DESTAQUE

Família recebe Medalha de Ouro da UIA concedida a Paulo Mendes da Rocha

Em singela cerimônia realizada hoje (28/05), na sede departamento paulista do  IAB, a família do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha recebeu a Medalha de Ouro da União Internacional dos Arquitetos (UIA) concedida a ele em 5 de maio de 2021 poucos antes de seu falecimento no dia 23 do mesmo mês. 
 
 
Os filhos Nadezhda e Pedro e a viúva Helene
 
 
Estiveram presentes a viúva Helene Afanasieff e os filhos Pedro Mendes da Rocha, arquiteto e urbanista, e  Nadezhda Mendes da Rocha, designer. Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil e jurada do prêmio; Maria Elisa Baptista, presidente do IAB/DN; Fernando Túlio, presidente do departamento paulista do IAB; e Igor de Vetyemy, comissário geral do 27° Congresso Mundial de Arquitetos fizeram pronunciamentos, além dos familiares. Vizinhos do prédio do IAB/SP, onde o arquiteto mantinha seu escritório, aplaudiram das janelas de seus apartamentos.
 
 
Vizinhos do prédio do IAB/SP, onde Paulo tinha escritório, aplaudiram das janelas
 
 

Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil e jurada da premiação, leu e entregou para a viúva o diploma de premiação que transcreve trecho do parecer do juri: “Por levar a arquitetura a novos patamares de virtuosismo técnico, que transcendem limites, mantendo um senso fundamental de lugar que é baseado organicamente na terra e na cultura nativas”.

 

Nadia Somekh leu trecho do parecer do juri da Medalha de Ouro da UIA

 

O arquiteto em seu escritório no prédio do IAB/SP
 
 
Os depoimentos dos familiares emocionaram o público da 171ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU) que abriu sua agenda para o ato. Helene Afanasieff, viúva, leu um pequeno texto que terminava assim: “Vivemos juntos por meio século e, evidentemente, hoje resta uma imensa saudade, palavra portuguesa, que Saramago esclareceu como sendo única – com o significado que tem”.
 
 
O arquiteto e urbanista Pedro Mendes da Rocha, filho e arquiteto, foi aluno, estagiário e, na fase mais madura, depois de outras experiências,  coautor de vários projetos de museus com o pai, entre eles o Museu da Língua Portuguesa , em São Paulo, e o Museu das Minas e do Metal, de Belo Horizonte. “Era impactante como ele se aproximava das questões colocadas em cada projeto, das suas pecularidades, com velocidade, sagacidade, brilhantismo, inovação, sempre surpreendendo os colegas do Patrimônio” , afirmou ele. 
 
 
“Foi emocionante trabalhar, criar  e ficar próxima dele quando ele já estava mais velho”, disse  Nadezhda (Naná) Mendes da Rocha, filha e designer, que entre outras concepções  desenvolveu uma nova coleção da poltrona Paulistano, criação original do arquiteto. 
 
Naná abraça a mãe Helene durante pronunciamento de Pedro
 
 
Para o arquiteto e urbanista Igor de Vetyemy, comissário do 27°. Congresso Mundial de Arquitetos, “a premiação foi uma imensa e agradável surpresa para o UIA2021RIO pois homenageou quem nos honrou como patrono”.

 

“Paulo também era um excelente urbanista. Devo muito a ele minha vontade de voltar a nadar pelos rios Pinheiros  e Tietê ao me ensinar a importancia das águas para a reconstrução do Brasil e da América Latina através da arquitetura e do terrritório”, afirmou  Fernando Túlio, presidente do departamento paulista do IAB.
 
A fala de Maria Elisa Baptista, presidente do IAB/DN, concluiu a cerimônia. “Tem uma frase do Paulo que eu nunca me esqueço e me ensinou muito: “para desenhar barcos, não basta conhecer madeirames e clavilhas, há que saber de ventos e marés”.
 
 
Da esq o/ dir: Igor de Vetyemy , Naná Mendes da Rocha, Pedro Mandes da Rocha, Helene Afanasieff, Maria Elisa Baptista e Fernando Túlio
 
O ato coincide com a 13ª. Bienal Internacional de São Paulo, inaugurada na véspera, e com a 171ª. Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo