“Na Arquitetura tudo tem solução”. A frase da arquiteta e urbanista Fabíola Occenstein, exibida no programa Fantástico, da TV Globo, destaca a necessidade de se contratar um profissional especializado na hora de construir ou reformar. Ela foi entrevistada no segundo episódio do quadro “Não Faça Você Mesmo”, que mostra o perigo de se tentar fazer obras em casa sozinho. O ator Rodrigo Santana foi ao Recife conversar com o empresário Andrei.
Andrei: Teve um problema no ar-condicionado da sala, que teve que fazer um dreno. No local onde o dreno entrava, tinha uma viga.
Rodrigo: Quem é que poderia ver essa viga antes de colocar o aparelho?
Andrei: Era um arquiteto.
Conforme o Fantástico esclareceu no primeiro episódio da série, a Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.820) estabelece que toda obra de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisará ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo decadencial (a partir do qual vence a garantia). Após este prazo, exigirá laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto e urbanista. E o síndico ou a administradora, com base em parecer de especialista, poderão autorizar, autorizar com ressalvas ou proibir a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação. A norma afasta definitivamente o chamado o faz-tudo, o curioso ou o amador – e privilegia a boa técnica. Saiba mais aqui.
O CAU/BR orientou a produção do Fantástico sobre a necessidade de se contratar arquitetos e engenheiros registrados em conselho profissional, de forma a garantir a segurança e saúde da população. Leia aqui.
Clique aqui para conhecer as atividades realizadas por arquitetos e urbanistas.
Publicado em 08/05/2017