ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Fantástico: CAU/BR orienta TV Globo sobre contratação de arquitetos e urbanistas

Clique na imagem para assistir

 

O programa Fantástico, da TV Globo, estreou no domingo 30/04/17 a série “Não faça você mesmo”, com quadros humorísticos que demostram as consequências de reformas e obras feitas sem arquitetos e urbanistas ou engenheiros, profissionais tecnicamente habilitados. Antes de o programa ir ao ar, o CAU/BR entrou em contato com a Chefia de Produção do Fantástico para garantir que fossem repassadas aos telespectadores sobre as legislações federais e municipais que exigem a participação de arquitetos ou engenheiros em reformas ou obras, a Norma da Reformas da ABNT. A Assessoria de Comunicação Integrada do CAU/BR manifestou preocupação com o fato de que as orientações técnicas seriam fornecidas por um mestre de obras.

 

O quadro exibido destacou que a pesquisa feita pelo CAU/BR em 2015, mostrando que 85% das obras no Brasil são feitas sem auxílio técnico. E, conforme pedido pelo CAU/BR, que “toda obra deve ser acompanhada por arquiteto ou engenheiro”. A série é uma franquia da produção “How Not to Do It” da BBC e tem como condutor o ator Rodrigo Sant’Anna. Ele visita as obras que tiveram resultados desastrosos e entrevista seus responsáveis – proprietários que fizeram o trabalho eles mesmo ou contrataram profissionais não habilitados. “É o famoso barato que sai caro”, afirma o ator.

 

Clique na imagem para assistir

 

Em dos casos apresentados, Alan fez uma reforma do banheiro, que acabou sem ralo. “Toda vez que vai lavar, a água escoa para o corredor”, afirmou o morador. Arlindo Alves, o mestre de obras convidado pelo Fantástico, destacou a necessidade de se contratar um arquiteto e urbanista para evitar problemas. “Agora ele vai ter que gastar o triplo do que se tivesse contratado um arquiteto e um profissional adequado para esse tipo de serviço”, disse. “Sem o projeto, a pessoa faz besteira”. Assista aqui. 

 

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS
Após receber o e-mail da Assessoria de Comunicação Integrada do CAU/BR, o editor responsável agradeceu a atenção e informou que sempre será dito nos quadros que as obras precisam ser acompanhadas por profissionais de Arquitetura e Engenharia, não só mestres de obras. A série, esclarece o Fantástico, é mais para entretenimento, não uma reportagem “de serviço”, daí a razão de ser conduzida por um ator ao invés de um repórter. De qualquer forma, já na estreia da série houve o cuidado em reforçar as informações técnicas necessárias.

 

Pesquisa do CAU/BR é destacada no Fantástico

 

O próprio Fantástico, em reportagem de 2015, chegara à mesma conclusão de que “o barato sai caro”, ao apresentar em primeira mão os resultados da pesquisa DataFolha-CAU/BR. A repórter Cristina Serra revelou o arrependimento de pessoas que se encaixam nos 85% que reformaram ou construíram por conta própria. Entre outros problemas, elas tiveram que refazer obras mal feitas, gastaram mais com materiais (inclusive de baixa qualidade) e contrataram mão de obra não qualificada e sem comprometimento. Assista aqui. A pesquisa, de âmbito nacional, promoveu mais de 2.400 entrevistas em 177 municípios, aprofundadas em grupos de discussão realizados nas cinco regiões do país. Clique aqui para saber mais sobre a Pesquisa DataFolha-CAU/BR.

 

 

O CAU/BR tem atuado em várias frentes para informar a população sobre as atribuições dos arquitetos e urbanistas. Este ano, lançamos uma campanha no Facebook e no Instagram, mostrando as principais atividades realizadas por esses profissionais. Veja aqui. Em 2016 e 2015 foi realizada uma grande campanha nacional com a história de Dona Dalva, empregada doméstica que investiu suas economias na contratação de arquitetos e urbanistas, e hoje possui uma casa dos sonhos – a obra venceu o prêmio mundial “Construção do Ano”, promovido pelo site ArchDaily. Veja aqui. Em 2014, mais uma vez foi feita campanha em TV, jornais, rádio e internet sobre as atribuições profissionais de arquitetos e urbanistas. Veja aqui.

 


 

Publicado em 02/05/2017

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/RJ lança Cartão Provisório para recém-formados em arquitetura e urbanismo

CAU/SC expande suas atividades para a Região Sul com sede em Criciúma

Empregados temporários encerram ciclo de trabalho no CAU/BR

Pular para o conteúdo