Clipping

Fiocruz vai lançar Concurso Nacional para Projeto do Memorial sobre a Covid-19 em parceria com o IAB-RJ

25374eedd075ddb270683e31105e57c4.jpeg (640×158)

 

Edição de 24 de Janeiro de 2023.

 

Edição #16943

 

Brasília, 24 de Janeiro de 2023.

 

DESTAQUES

 

CAU/BR: Fiocruz vai lançar Concurso Nacional para Projeto do Memorial sobre a Covid-19 em parceria com o IAB-RJ

A iniciativa, organizada em parceria com o Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), tem como objetivo criar um espaço de memória significativo sobre a pandemia que assolou o mundo nos últimos anos. O lançamento oficial da competição acontecerá na sede do IAB-RJ, localizada na R. do Pinheiro, 10, Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, a partir das 18h30. O edital completo, contendo todos os detalhes do futuro memorial, estará disponível no site do concurso a partir de 19 de fevereiro.

 

CAU/BR: Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

O arquiteto e urbanista e ex-conselheiro do CAU/RJ, Washington Fajardo, é o novo colaborador da divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (EUA). Fajardo foi Conselheiro Estadual da gestão fundadora do CAU/RJ, ao lado do atual presidente Sydnei Menezes, e também Conselheiro Federal Suplente junto com arquiteto e urbanista Carlos Fernando Andrade.

 

Casa Vogue: Quem é Lesley Lokko, arquiteta vencedora do RIBA 2024

Lesley Lokko foi a escolhida pelo Royal Institute of British Architects (RIBA) para receber a Medalha de Ouro Real de Arquitetura de 2024. O empenho da arquiteta, educadora, autora e curadora ganense-escocesa para “democratizar a arquitetura” como um “apelo para igualdade representação em políticas, planejamento e design que moldam nossos espaços” chamou a atenção dos jurados.

 

FNA: Hotel que recebeu primeira edição do SNHRU completa 80 anos em 2024

Está sendo oferecida, no antigo hotel-cassino Quitandinha, a exposição Da Kutanda ao Quitandinha, até 25 de fevereiro. A exibição aberta ao público, relembra as histórias de uma das construções arquitetônicas mais marcantes de Petrópolis (RJ) que completa 80 anos em 2024.

 

CAU/RJ: Seaerj faz campanha de valorização dos arquitetos e urbanistas no serviço público

A Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro (Seaerj) está promovendo o trabalho de arquitetos e urbanistas e de outros profissionais que atuam no serviço público por meio de suas redes sociais. A Seaerj, assim como o CAU/RJ, acredita que os servidores precisam de valorização e reconhecimento salarial, já que, em muitos casos, o salário desses servidores concursados e qualificados é inferior ao de um profissional de nível médio.

 

CAU NA MÍDIA

 

Notícia Extra: Arquiteto do MT, André Nör, é eleito 1º vice-presidente do CAU/BR

Durante a última reunião plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) ocorrida em Brasília, foram eleitos presidente, vice-presidentes, membros e coordenadores de comissões. A arquiteta e urbanista Patrícia Sarquis Herden, de Santa Catarina, será a nova presidente do CAU/BR pelos próximos três anos. O 1º vice-presidente eleito será o conselheiro do Mato Grosso, André Nör, e o 2º vice-presidente é Welton Barreiros do Amapá.

 

CONCURSO

 

CAU/RJ: Fiocruz anuncia concurso nacional de projeto para construção de memorial sobre a Covid-19

O edital, com todos os detalhes do futuro equipamento de memória sobre a pandemia de Covid-19, estará disponível no site do concurso a partir do dia 19 de fevereiro. A inscrição, possíveis consultas e a submissão das propostas deverão ser feitas exclusivamente no site oficial do concurso.

 

Agência Brasil: Fiocruz lança edital para homenagear vítimas da covid-19

A Fiocruz anuncia, nessa sexta-feira (26), às 18h30, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ), no Flamengo, zona sul da cidade, um concurso nacional para contratação de projeto arquitetônico e paisagístico do futuro memorial sobre a covid-19. 

 

FALECIMENTO

 

FNA: Por cidades mais seguras para todos e todas

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e seus sindicatos filiados lamentam a morte da estudante de arquitetura Sarah Silva Domingues. A jovem de 28 anos que cursava Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) era militante e dirigente da União da Juventude Rebelião (UJR).

 

CAU/RS: Sarah Silva Domingues

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) informa com pesar e indignação o falecimento da estudante de Arquitetura e Urbanismo Sarah Silva Domingues. Sarah era militante e dirigente da União da Juventude Rebelião (UJR), tornando-se uma das principais lideranças estudantis de Porto Alegre. Foi coordenadora do Movimento Correnteza, diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), do Diretório Central dos Estudantes da UFRGS, do Diretório Acadêmico da Arquitetura e membro do Conselho Universitário da UFRGS.

 

G1/RS: Estudante de arquitetura da UFRGS é morta a tiros durante pesquisa de campo em Porto Alegre

Sarah Silva Domingues, de 28 anos, estaria fazendo uma atividade para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Ilha das Flores, em Porto Alegre, quando foi atingida pelos disparos.

 

Correio Braziliense: Morre Sarah Domingues, ex-diretora da União Nacional dos Estudantes

A jovem foi morta a tiros na Ilha das Flores, em Porto Alegre, enquanto fazia uma pesquisa de campo para o trabalho de conclusão de curso. Sarah estudava arquitetura e urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/AM: CAU/AM na assinatura dos Termos de Credenciamento do Amazonas Meu Lar

O CAU/AM reafirma seu apoio integral ao projeto, reconhecendo a relevância dos empreendimentos habitacionais propostos pelo Amazonas Meu Lar. Esta participação ativa evidencia o comprometimento do conselho em contribuir para o desenvolvimento de iniciativas que impactam positivamente o cenário habitacional e urbano.

 

CAU/CE: Eleições do CAU: arquitetos (as) e urbanistas com votos anulados no dia dia 10 de outubro terão multas anistiadas

Dos 2.862 profissionais que votaram exclusivamente em 10 de outubro de 2023, só 853 apresentaram justificativas de ausência até o dia 31 de dezembro, conforme determinado pelo Regulamento Eleitoral. Ou seja, a anistia será concedida a 2.009 arquitetos (as) e urbanistas que deixaram de votar nas Eleições do CAU no dia 17 de outubro.

Publicado também pelo CAUSC.

 

CAU/GO: Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Com o registro de 408 novos profissionais, o ano de 2023 totalizou 5.627 arquitetos e urbanistas goianos ativos no CAU/GO, sendo 1.791 homens (31,8 %) e 3.836 mulheres (68,2%). Ao todo, 31.786 RRTs foram emitidos, segundo dados do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU/BR (IGEO), refletindo a atividade dos profissionais no Estado, no decorrer do ano.

 

CAU/MT: 1ª Reunião da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental do CAU/MT

No dia 26/01 (sexta-feira), às 8h30, será realizada presencialmente na sede do CAU/MT a 1ª Reunião Ordinária de 2024 da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental do CAU/MT.

 

CAU/PI: Conselheiros participam de capacitação sobre trabalho a ser desenvolvido nas comissões do CAU/PI

As comissões são espaças importantes onde são discutidos com profundidade e julgados os processos que posteriormente serão analisados pelo Plenário do órgão.

 

CAU/RJ: Conselheiro Fábio Bruno é eleito coordenador da Comissão de Ética e Disciplina

Na reunião o vice-presidente Carlos Abreu falou sobre o grande passivo de processos a serem analisados e julgados pelos membros da CED. Os membros da comissão realizarão imersão em fevereiro para entender o andamento dos processos.

 

CAU/RJ: Boa notícia: Fiscalização do CAU/RJ atua em Itaguaí e alerta sobre a importância das placas

Na ação, foi identificado que, apesar de a maioria das obras contarem com arquiteto e urbanista, não havia placa de identificação. A instalação de placa é obrigatória para todo serviço técnico que resulta em obra, montagem ou instalação, segundo a Resolução 75 do CAU/BR, de 10 de abril de 2014.

 

CAU/RJ: Comissão de Ensino e Formação elege Tanya Collado como coordenadora

O grupo realizará uma imersão no dia 1º de fevereiro para que os novos membros entendam o funcionamento e os principais desafios da Comissão, como as discussões sobre o Ensino a Distância.

 

CAU/RJ: CAU/RJ fiscaliza a atuação profissional no Sambódromo

A equipe de fiscalização se reuniu com o Coordenador de Engenharia da Riotur, Clauber de Miranda, para alinhar as diretrizes da fiscalização do CAU/RJ no Sambódromo e firmar trocas de informações entre as instituições. O objetivo é garantir a presença e a formalização de profissionais tecnicamente habilitados na condução dos serviços das instalações.

 

CAU/SC: Anuidade do CAU 2024: confira os valores e descontos

A política de descontos segue em expansão para garantir o acesso dos profissionais ao mercado formal.

 

ENTIDADES

 

CBIC: CBIC destaca a importância de transformações na gestão hídrica no Brasil

Diante dos frequentes desastres no Brasil, atribuídos às mudanças climáticas, e da carência de infraestrutura para lidar com eventos climáticos extremos, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) instituiu um Grupo de Trabalho de Segurança Hídrica e Cidades Resilientes dedicado a abordar de maneira específica nesta temática.

 

ANIVERSÁRIO SP

 

CAU/SP: Sede do CAU/SP na capital e escritório de Santos suspendem expediente nos respectivos feriados municipais

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP informa aos(às) profissionais arquitetos(as) e urbanistas a suspensão do expediente na sede no Centro Histórico da capital por ocasião do aniversário da cidade de São Paulo (25/01). O expediente será retomado normalmente na sexta-feira.

 

LEI DE ZONEAMENTO SP

 

Estadão: O novo zoneamento e a qualidade de vida nas cidades

Artigo do arquiteto e urbanista Gustavo Garrido fala sobre a nova Lei do Zoneamento de São Paulo e como o estímulo a uma maior densidade e diversidade de usos contribuirá para uma São Paulo mais justa e com maior qualidade de vida.

 

BIENAL DE ARQUITTETURA

 

ArchDaily: Oana Stănescu é escolhida como curadora da Beta 2024, a Bienal de Arquitetura de Timișoara

Como curadora do Beta 2024, Oana Stănescu definirá o tema geral da bienal, que acontecerá na cidade romena de Timișoara, estabelecendo o palco para um evento que busca “proporcionar uma nova experiência da prática arquitetônica por meio de uma abordagem interdisciplinar e interseccional”.

 

ESPECIALIZADOS

 

Casa Vogue: Nova York é eleita a melhor cidade do mundo para 2024; brasileira fica em 16º lugar

Nova York foi eleita a melhor cidade do mundo para 2024 na lista Time Out Global, que elenca as 50 melhores do planeta após ouvir de moradores de todo o mundo como é viver, trabalhar e se divertir nos locais onde moram. São Paulo, única brasileira no levantamento, aparece na 16ª posição.

 

ArchDaily: Como a IA tornará todos arquitetos melhores: para o bem ou para o mal

De muitas maneiras, a introdução do software de IA criou a sensação de que vivemos em um mundo previsto por romances de ficção científica. Costumávamos acreditar que os computadores nunca seriam capazes de projetar. Esse tempo chegou, e com ele surge uma oportunidade de enfrentar os pontos positivos e negativos dessas novas tecnologias.

 

ArchDaily: Reativando espaços públicos residuais com projetos liderados pela comunidade

Cidades contemporâneas e assentamentos urbanos se manifestam como estruturas intricadas que exigem reflexão profunda e uma abordagem cuidadosa.

 

ArchDaily: O que não sabemos sobre as 100 maiores cidades da África

Uma análise rápida das cem maiores cidades da África não apresenta muitas surpresas. A maioria está nos países mais ricos da África. A maior parte delas são capitais nacionais ou regionais/estaduais. 

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Folha de S. Paulo: Catedral da Sé, 70, tem histórico contra ditadura e presente marcado por polarização

Duas guerras mundiais e uma economia global engolida pela queda na Bolsa de Nova York, em 1929, ajudaram a procrastinar a abertura do templo, que vira septuagenário neste feriado de 25 de janeiro –aniversário de 470 anos de São Paulo.

 

Estadão: Faria Lima foi de subúrbio ao luxo em menos de um século; como foi essa transformação?

Avenida nasceu da várzea de um Rio Pinheiros que pouco lembra a paisagem atual; hoje abriga os edifícios que simbolizam o coração financeiro do Brasil.

 

50c2d7cb58657080cc473ed60fed19a6.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Pular para o conteúdo