Clipping

Fiscais farão vistoria no Sambódromo e na Cidade do Samba nos dias que antecedem folia

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 5 de Fevereiro de 2024.

 

 

Edição #16950

 

 

Brasília, 5 de Fevereiro de 2024.

 

 

DESTAQUES

 

O Globo: Fiscais farão vistoria no Sambódromo e na Cidade do Samba nos dias que antecedem folia

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio (CAU/RJ) está ativamente engajado desde a última quinta-feira, 1, com a visita do presidente Sydnei Menezes ao Sambódromo. Em colaboração com o Detran, Crea e o governo estadual, estão realizando uma minuciosa inspeção nas instalações e equipamentos.

 

FNA: IAU/USP oferece oficina sobre ATHIS em assentamentos rurais

As inscrições para o evento, que acontecerá em formato on-line, são gratuitas e vão até o dia 14 de fevereiro. A oficina é uma parceria do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU/USP) com a Pós-Graduação do IAU/USP.

 

Gazeta do Povo: Mostra itinerante une arquitetura e arte para conscientizar sobre autismo

A experiência imersiva, que teve sua primeira edição em 2022, expressa sentimentos e vivências de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um ambiente que reproduz uma casa. Na edição 2023, a mostra ganha novos tons e conta com a participação de novos artistas e arquitetos, além de maior alcance ao passar por várias cidades brasileiras.

 

Casa e Jardim: Revitalização moderniza o edifício Vital Brazil sem deixar de lado a história

O prédio de 1914, em São Paulo, ganhou instalações novas e tecnologia de ponta, mantendo boa parte das características originais. A construção histórica de mais de 100 anos é um cartão-postal da instituição, que fica dentro do Parque da Ciência.

 

CAU/DF: 2 de fevereiro: Dia do Agente Fiscal

No CAU, os agentes de fiscalização são arquitetos(as) e urbanistas admitidos(as) por meio de concurso público. Sua função é inspecionar e verificar se empresas, profissionais e cidadãos estão cumprindo as normas referentes à Arquitetura e Urbanismo.

 

CAU NA MÍDIA

 

CAU/RJ: CAU na Mídia: Fiscalização do Sambódromo é destaque no jornal O Globo

A fiscalização do Sambódromo, realizada pelo CAU/RJ e outras instituições como o CREA-RJ, Detran e o governo estadual, foram tema de matéria do jornal O Globo de sexta-feira, 2 de fevereiro. O objetivo é evitar a repetição de acidentes como os que aconteceram em anos recentes.

 

Correio da Manhã: Coluna Magnavita: Arquitetura e Urbanismo

Nesta última quinta-feira (1º), o prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, se reuniu em seu gabinete com representantes da secretaria municipal de Urbanismo e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ). A reunião teve como objetivo discutir a possibilidade de um convênio entre a Autarquia Federal e o município, visando a colaboração em projetos que beneficiem Duque de Caxias.

 

A Plateia: Arquiteta santanense é eleita presidente do Conselho de Arquitetura do RS

A arquiteta e urbanista Andréa Hamilton Ilha, de Sant´Ana do Livramento, foi eleita presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) pelos próximos três anos. No estado, as mulheres representam 66,5% entre 19 mil profissionais da categoria.

 

Nortão MT: Conselho de arquitetura fiscalizará Barra do Bugres, Nova Olímpia, Rondonópolis e Sorriso

O objetivo é fiscalizar obras e outros serviços relacionados a arquitetura e urbanismo, garantindo que as atividades executadas sejam exercidas por um profissional com a devida formação técnica.

 

Alta Notícias: Conselho de arquitetura fiscalizará Barra do Bugres, Nova Olímpia, Rondonópolis e Sorriso

O trabalho realizado pelos fiscais do Conselho busca assegurar qualidade e segurança nos serviços que são disponibilizados aos cidadãos. 

 

Diário da Serra: Arquiteto de Tangará da Serra, Luciano Narezi, compõe a gestão do CAU/MT 2024-2026

Luciano fez parte da Gestão fundadora do CAU/MT (2012-2014) na qual integrou a Comissão de Atos Administrativos e Finanças, a Comissão de Ética e Disciplina e a Comissão de Ensino, Exercício e Formação Profissional.

 

Jornal Centro Oeste Popular: Conselho de arquitetura fiscalizará Barra do Bugres, Nova Olímpia, Rondonópolis e Sorriso

O objetivo é fiscalizar obras e outros serviços relacionados a arquitetura e urbanismo, garantindo que as atividades executadas sejam exercidas por um profissional com a devida formação técnica.

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/AL: Manutenção predial | Palestras sobre “Fachadas: Patologias e Soluções”

O Conselho de Arquitetura e Urbansimo de Alagoas está apoiando a série de miniseminários técnicos focados nas boas práticas construtivas em serviços de manutenção predial. Cada encontro irá contar com os principais profissionais de cada especialização.

 

CAU/DF: Agenda CAU/DF: Confira os calendário do mês de fevereiro

A agenda é um compromisso mensal do CAU/DF com a transparência e com a aproximação da comunidade de arquitetos e arquitetas do Distrito Federal.

 

CAU/MG: Anuidade 2024: Confira o tutorial sobre como imprimir boleto

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) desenvolveu um tutorial para gerar e imprimir boletos no menu financeiro. É necessário acessar o submenu “Anuidade” e em seguida “Listar anuidades”. Logo após selecionar a anuidade escolhida, clique em “Imprimir boleto”. Com a função é possível salvar download ou imprimir direto.

 

CAU/MT: Confira as cidades que serão fiscalizadas no mês de fevereiro

As ações de fiscalização in loco já estão ocorrendo na cidade de Sorriso, Cuiabá, Rondonópolis e Nova Olímpia. Nesse mês de fevereiro os agentes fiscais também irão atuar em Campos de Júlio, Comodoro, Nova Mutum, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande. O principal objetivo é coibir o exercício ilegal da profissão.

 

CAU/PI: Presidente Gerardo Fonseca conversa Ética profissional com estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPI

Estudantes tiraram dúvidas e também debateram sobre a publicidade de trabalhos acadêmicos nas redes sociais, um dos temas que o Guia Ético para as Redes Sociais do CAU/BR aborda e que interessa diretamente aos alunos de Arquitetura e Urbanismo. Eles também receberam um exemplar do guia.

 

CAU/RJ: Presidente do CAU/RJ e do SPCRio.com discutem dívida ativa e inadimplência

 O encontro aconteceu no dia 25 de janeiro, na sede do Conselho, onde abordaram temas como dívida ativa e inadimplência, buscando soluções para fortalecer a comunidade empresarial.

 

CAU/RJ: Presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, retribui visita à presidente do IAB-RJ, Marcela Abla

No encontro foi acertada a elaboração de um protocolo de intenções para Termo de Cooperação Técnica que contemple a realização de palestras, seminários, cursos de educação continuada e outras importantes iniciativas voltadas à valorização profissional da arquitetura e urbanismo.

 

CAU/RJ: Um aluno presente é um profissional de futuro

Como parceiro do profissional, do estudante e da sociedade, o CAU se posiciona em defesa da qualidade do ensino de Arquitetura e Urbanismo.

 

CAU/RJ: CAU/RJ e Prefeitura de Duque de Caxias discutem Protocolo de Intenções de Cooperação Técnica

O objetivo do encontro foi discutir a possibilidade de firmar um Protocolo de Intenções de Cooperação Técnica para projetos de urbanização sustentável, medidas preventivas contra enchentes, fiscalização do exercício ilegal da profissão, entre outros assuntos de interesse dos arquitetos e arquitetas da Baixada Fluminense e Região Metropolitana.

 

CAU/RJ: CAU/RJ parabeniza os agentes fiscais pelo dia, comemorado nesta sexta, 2 de fevereiro

Na última sexta-feira, 2, foi comemorado o Dia do Agente Fiscal. No CAU/RJ, os agentes de fiscalização são arquitetos(as) e urbanistas admitidos(as) por concurso público. A função é inspecionar e verificar se empresas, profissionais e cidadãos estão cumprindo as normas referentes à Arquitetura e Urbanismo.

 

CAU/SP: CAU/SP revela retrato amplo e detalhado dos(as) profissionais e da área de Arquitetura e Urbanismo em SP

O estado de São Paulo é o lar e local de trabalho de um terço dos(as) arquitetos(as) e urbanistas do país. Um retrato detalhado e amplo desta população, incluindo seus anseios e expectativas em relação à formação superior e ao mercado de trabalho, está disponível na publicação “Diagnóstico da Arquitetura e Urbanismo de São Paulo: Perfis dos Profissionais e Instituições de Ensino Superior”.

 

CAU/AL: Fiscalização | Carnaval 2024

Durante essa semana, a equipe de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas irá fazer vistoria nos locais onde estão sendo montadas as estruturas metálicas das festas de Carnaval em Alagoas. Na tarde desta quinta-feira, 01, a equipe fiscalizou a montagem de um dos camarotes da capital alagoana e na próxima semana irá percorrer o litoral Norte para executar a ação.

 

CAU/AL: Anuidade 2024 – veja tutorial sobre como imprimir boleto

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) desenvolveu um tutorial para gerar e imprimir boletos no menu financeiro. É necessário acessar o submenu “Anuidade” e em seguida “Listar anuidades”. Logo após selecionar a anuidade escolhida, clique em “Imprimir boleto”. Com a função é possível salvar download ou imprimir direto.

 

CAU/GO: Anuidade 2024: empresas com único sócio têm 90% de desconto. demais têm até 60%

A solicitação do desconto deve ser feita por meio de “protocolo” no SICCAU, até 30 de junho. É importante que os arquitetos e urbanistas donos de empresas individuais fiquem atentos a esse prazo e acompanhem a solicitação do desconto pelo SICCAU!

 

CAU/MT: Arquiteto de Tangará da Serra, Luciano Narezi, compõe a gestão do CAU/MT 2024-2026

O arquiteto agora integra a Gestão 2024-2026, que o elegeu como coordenador adjunto da Comissão de Ética e Disciplina, assim como da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental, para o ano de 2024.

 

CAU/PI: Egressos de Arquitetura e Urbanismo na CEUPI visitam sede do CAU/PI

Os novos profissionais receberam informações sobre qual o papel do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, como fazer o registro de responsabilidade técnica, qual a importância de registrar responsabilidade de obras, como é o tramite de processos éticos no CAU/PI, assim como funciona a fiscalização e o setor de atendimento. 

 

CAU/RJ: Avaliação de imóveis e vistorias prediais são tema de encontro entre os presidentes do CAU/RJ e Ibape-RJ

Durante a reunião, foram discutidos temas como avaliação de imóveis, laudos de vistoria e autovistoria predial, como forma de analisar os campos de atuação dentro da arquitetura e urbanismo.

 

CAU/RJ: Fiscalização do CAU/RJ atua em Macaé e arredores

A fiscalização do CAU/RJ esteve, entre os dias 23 e 26 de janeiro, em atuação nos municípios de Macaé, Silva Jardim, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, com ênfase em ações de rotina. Foram vistoriadas 49 obras e realizadas oito diligências (demanda proveniente de casos que já se encontram em andamento no Conselho).

 

CAU/RJ: Arquiteta e urbanista Sônia Lopes lança ‘Guia do Arquiteto: a venda do projeto arquitetônico’

A publicação mergulha nas estratégias, desafios e segredos para transformar cada projeto em uma iniciativa bem-sucedida. “Vender arquitetura vai muito além de desenhos – é arte, é persuasão, é a habilidade de tornar o extraordinário irresistível”, escreve a autora.

 

CAU/SP: Eleições do CAU: arquitetos(as) e urbanistas que pagaram multa após participarem de votação anulada já podem pedir ressarcimento

Todos os arquitetos que votaram apenas no dia 10 de outubro de 2023 – e não apresentaram justificativa – já tiveram suas multas canceladas no SICCAU. Portanto, não é preciso abrir um protocolo solicitando a exclusão da multa.

 

ENTIDADES

 

FNA: A luta sindical para garantia do Salário Mínimo Profissional 

O Salário Mínimo Profissional (SMP) de arquitetos e urbanistas é definido pela lei 4.905-A/66, que prevê o reajuste salarial conforme o salário mínimo nacional. Para seis horas trabalhadas, 6 salários mínimos; para sete horas, 7,25 salários mínimos e para oito horas, 8,5 salários mínimos.

 

CBIC: Ministério das Cidades aprova novo Regimento Interno do Conselho Curador do FGTS

A Resolução SE/MCID nº 239/2023, que aprova o novo Regimento Interno do Conselho Curador do Fundo de Desenvolvimento Social (CCFDS), foi oficialmente divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (2). Essa resolução representa uma significativa atualização ao definir mudanças na composição do CCFDS.

 

CBIC: ANA promove audiência pública sobre ação mediadora em saneamento básico

O tema faz parte do Eixo Temático nº 9 da Agenda Regulatória da ANA 2022-2024, sobre normas de referência para regulação dos serviços de saneamento básico. A Agenda visa a auxiliar na identificação de problemas que necessitam da atuação da Agência e que podem resultar na publicação de atos normativos ou em outras ações de regulação.

 

CIALP: Arquitetos moçambicanos querem reduzir impacto do clima nas infraestruturas

Os arquitetos moçambicanos querem contribuir para reduzir o impacto das mudanças climáticas nas infraestruturas do país, assunto que pretendem discutir no primeiro congresso da ordem daquela classe profissional, a realizar na próxima semana, em Maputo.

 

CBIC: Decreto inclui 12 rodovias federais no Programa Nacional de Desestatização

O Decreto nº 11.904/2024 alterou o Decreto nº 2.444/1997, que dispõe sobre a inclusão, no Programa Nacional de Desestatização (PND), de 12 rodovias federais. Clique no link e saiba quais são.

 

CBIC: Governo autoriza contratação de empreendimentos do MCMV com recursos do FAR

A Portaria nº 82/2024 do Ministério das Cidades autorizou a contratação de propostas de empreendimentos habitacionais, conforme estabelecido na Portaria MCID nº 1.482/2023. Essas propostas estão enquadradas na linha de atendimento de provisão subsidiada de unidades habitacionais novas em áreas urbanas, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), conforme a Portaria MCID nº 727/2023.

 

PATRIMÔNIO

 

Estadão: ‘Casarão das muletas’: Prefeitura de SP avalia tomar posse de palacete para abater dívida milionária

O processo de derrubada do imóvel foi iniciado na sexta-feira, 2, diante da constatação de risco de desabamento e para o edifício vizinho, que teve parte dos apartamentos esvaziados. Tombado como patrimônio cultural, o popularmente chamado “casarão das muletas” está em degradação há mais de 20 anos e teve piora na conservação após um temporal em 13 de janeiro, com a queda de partes da construção na calçada e no terreno do edifício vizinho.

 

Estadão: Demolição de palacete na Bela Vista começa nesta sexta-feira; custo será de R$ 550 mil

O imóvel é tombado e está em degradação há cerca de 20 anos, com uma piora após um temporal em 13 de janeiro, com a queda de partes da construção na calçada e no terreno do edifício vizinho. Com a situação, a Defesa Civil indicou o esvaziamento do primeiro andar do condomínio ao lado.

 

Folha de S. Paulo: Palacete no centro de SP começa a ser demolido nesta sexta (2) e deve encher 70 caminhões com entulho

Sustentado por escoras que escondem as características que o levaram a integrar o patrimônio urbanístico da Bela Vista, bairro no centro de São Paulo, o palacete localizado no número 376 da rua Artur Prado será demolido a partir desta sexta-feira (2).

 

ESPECIALIZADOS

 

Casa e Jardim: Prédio mais alto de Curitiba terá 50 andares e será um dos maiores do Brasil

Com uma altura quase cinco vezes maior que a do Cristo Redentor, o empreendimento tem o equivalente a seis andares só de fundação.

 

Revista Projeto: Archtrends Portobello abre inscrições para o concurso de arquitetura “Projetos que contam histórias”

Os vencedores terão direito a uma experiência exclusiva com a equipe do Archtrends no estande da Portobello durante a Expo Revestir, em São Paulo. Podem participar profissionais e estudantes das áreas de Arquitetura, Design de Interiores, Design ou Engenharia de qualquer região do Brasil.


ArchDaily: Desafios urbanos das cidades em encostas

Viver em cidades construídas sobre encostas geográficas é uma experiência singular e desafiadora. Se, por um lado, essas áreas podem oferecer vistas panorâmicas e paisagens impressionantes, por outro lado, a topografia íngreme apresenta uma série de desafios em termos de planejamento urbano, segurança estrutural e riscos socioambientais. 

 

ArchDaily: Projetando espaços que sejam bons para as mulheres — e para todos

“Chelina Odbert, CEO e fundadora principal da Kounkuey Design Initiative (KDI), destaca a missão de criar um espaço público justo no National Building Museum em Washington, D.C. Para ela, justiça significa liberdade, inclusão, acessibilidade, imparcialidade e equidade. O desejo é que todos tenham acesso irrestrito a ruas e espaços públicos, facilitando o caminho para a educação, emprego e participação plena na comunidade.

 

Casa Vogue: Casa com ‘complexo para Hobbit’ à venda por oferta de R$ 2 milhões

Na Austrália, um imóvel com três cabanas inspiradas no universo de J. R. R. Tolkien está à venda por US$ 450 mil (R$ 2 milhões na cotação atual). A construção foi totalmente inspirada nos cenários dos filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit.

 

Casa e Jardim: Steel frame, o sistema construtivo mais rápido e sustentável que o tradicional

Empregada na construção de casas modulares, essa tecnologia não é tão dependente do uso de água e materiais úmidos, e minimiza os resíduos do canteiro de obras.

 

ArchDaily: BIG divulga projeto para casas de férias no Japão que combinam arquitetura dinamarquesa e japonesa

A inspiração para o projeto provém da beleza circundante e das obras de arte paisagísticas japonesas, localizadas no cabo sudoeste da Ilha Sagi, com vista para o Mar Interior de Seto. Composto por três vilas de férias distintas, o Not a Hotel pretende harmonizar influências arquitetônicas japonesas e dinamarquesas.

 

ArchDaily: Coletivo LEVANTE propõe novo modelo de HIS no Programa +Lapena Habitar

Como a arquitetura e o urbanismo podem voltar a contribuir no debate e na produção de Habitação de Interesse Social (HIS)? Essa foi uma das principais perguntas que orientou o processo de elaboração do Caderno de Diretrizes de Habitação de Interesse Social no Jardim Lapena, desenvolvido pela Fundação Tide Setubal e pelo BlendLab para a região da Zona Leste de São Paulo.

 

ArchDaily: Democratização das práticas arquitetônicas: reestruturando empresas

O descontentamento entre os trabalhadores dos escritórios de arquitectura está no seu ponto mais alto, demonstrado no crescimento da sindicalização dos arquitectos nos EUA em resposta à falta de bem-estar geral na profissão.

 

Casa Vogue: Este chalé simples por fora esconde ambientes apaixonantes; veja por dentro

Com uma janela imponente e um interior aconchegante, este refúgio em Nordmarka, na Noruega, é o pouso ideal para momentos de relaxamento.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

O Minho: Mercado em Braga e teatro em Guimarães nomeados para prémios mundiais de arquitetura

O Mercado Municipal de Braga e o Teatro Jordão, em Guimarães, estão nomeados nos prémios “Building Of The Year 2024”, organizado pelo prestigiado portal de arquitetura ArchDaily nas categorias de Melhores Acabamentos (ambos), Arquitetura Comercial (Mercado de Braga) e Arquitetura Educacional (Teatro Jordão). Estas obras destacam-se por entre 4.000 projetos internacionais considerados ao longo do ano pelo portal, encontrando-se para votação em cada uma das 15 categorias a partir de 30 de janeiro. 

 

RTP Notícias: Arquitetos moçambicanos querem reduzir impacto do clima nas infraestruturas

O congresso da OARQ vai realizar-se nos dias 08 e 09 de fevereiro, sob o lema “Resiliência do edificado e desafios da prática profissional”, evento que deverá contar com a participação de profissionais da área moçambicanos e estrangeiros, além de especialistas em assuntos ligados ao clima.

 

Folha de S. Paulo: Grupo Silvio Santos empareda Arcos do Beco do Teatro Oficina

O Teatro Oficina, projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, é tombado em grau municipal, estadual e federal pelos três órgãos de patrimônio, Conpresp, Condephaat e Iphan. Por se tratar de um patrimônio histórico e cultural, alterações em sua arquitetura só podem ser feitas com autorização desses órgãos.

 

G1/SP: Campinas define empresa responsável pela 2ª fase da reforma do Centro de Convivência Cultural

Está definida a empresa responsável pela 2ª e última etapa da revitalização do Centro de Convivência Cultural (CCC) de Campinas (SP), fechado para o público desde 2011. A 1ª fase, que concentrou a reforma estrutural da estrutura, foi entregue em novembro de 2023.

 

Nexo: O novo plano de túnel entre Santos e Guarujá. Agora vai?

Projetos para encurtar a ligação entre cidades do litoral paulista existem desde 1927. Custo e complexidade da obra sempre foram entraves. Segundo autoridades, entrega ocorrerá em 2028.

 

Observatório das Metrópoles: São Paulo 470 anos: urbanização excludente e segregação

O município de São Paulo completou, no último dia 25, 470 anos. Dentre tantos e importantes desafios urbanos, a segregação residencial é um dos mais urgentes a serem enfrentados.

 

Nexo: As áreas ocupadas e as áreas vazias no Brasil em 2022

O IBGE divulgou nesta sexta-feira (2) as coordenadas geográficas de 111,5 milhões de endereços. A localização desses logradouros serviu de base para o esforço de coleta do Censo de 2022.

 

Lupa 1: Urbanismo: O tecido social das cidades e sua influência na qualidade de vida

Urbanismo, com suas formas e funções, desempenha um papel crucial nas conexões interpessoais e na qualidade de vida dos seus habitantes.

 

Estadão: Túnel Santos-Guarujá: como vai funcionar nova ligação entre as cidades

Planejado há quase 100 anos, um túnel imerso que interliga as cidades de Santos e Guarujá deve finalmente sair do papel. O principal objetivo da obra é melhorar o fluxo de pedestres, cargas e automóveis que transitam entre as duas cidades do litoral, com reflexos em pelo menos nove municípios da Baixada Santista. É uma tentativa de resolver um histórico gargalo de mobilidade, impactando a vida de dois milhões de pessoas.

 

Idealista News: Duarte R. Fontes: “Uma das coisas mais interessantes é pensar as cidades de forma estratégica”

Arquiteto recebeu o idealista/news na “casa” da MASSLAB, um espaço pensado para “poder fazer mais e melhor”. Arquitetos de nove países diferentes – Portugal, Brasil, Turquia, Egipto, Polónia, Alemanha, Áustria, Equador e Itália, num mesmo atelier de arquitetura fundando em 2016 por Duarte Ramalho Fontes, Diogo Sousa Rocha e Lourenço Menezes Rodrigues.

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Pular para o conteúdo