CATEGORIA

FNA divulga vencedores do 10º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano

 

Após extensa análise dos nomes indicados ao 10º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, a Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) decidiu reconhecer seis profissionais que tiveram atuação de destaque em 2015 em quatro categorias. Os arquitetos e urbanistas reconhecidos são do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A cerimônia de entrega do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano – 2015 será no dia 26 de novembro (quinta-feira), a partir das 9h, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A solenidade será logo após a abertura do 39º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), no auditório do Bahamas Apart Hotel.

 

Confira os nomes escolhidos pelo júri do concurso, formado por ex-presidentes da FNA: 

 

Categoria Arquiteta e Urbanista do Ano 2015 – Setor Privado

Mariana Estevão (RJ) – indicada pelo SAERGS 

Viviane Santi Martins (RS) – indicada pelo SAERGS

 

Categoria Arquiteto e Urbanista do Ano 2015 – Setor Público 

Luiz Philippe Peres Torelly (DF) – indicado pelo Sinarq-DF 

 

Categoria Arquiteto e Urbanista do Ano 2015 – Jovem Arquiteto 

Juliano Marini de Oliveira (SC) – indicado pelo SASC 

Lucas Alencar Faulhaber Barbosa (RJ) – indicado pelo presidente da FNA, Jeferson Salazar 

 

Categoria Arquiteto e Urbanista do Ano 2015 – Homenagem Especial 

Usina – Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado (SP) – indicada pelo SASP

   

Na avaliação do juri, formado por ex-presidentes da FNA, o trabalho desenvolvido por Philippe Torelly, premiado na categoria Setor Público, foi referendado pelo foco no interesse público e de promoção da profissão. Quanto às arquitetas e urbanistas Mariana Estevão e Viviane Santi Martins, reconhecidas na categoria Setor Privado, o juri aponta que são profissionais jovens que vêm desenvolvendo novos enfoques profissionais, de um lado na assistência técnica e de outro a preocupação sempre pertinente com o desenvolvimento sustentável. 

 

Na categoria Jovem Arquiteto, Juliano Marini de Oliveira foi escolhido por apresentar uma iniciativa inovadora na organização dos aspectos institucionais, do uso do serviço profissional, da remuneração, e decorrências ligadas a atuação do arquiteto, aspectos permanentes, históricos do exercício profissional; e Lucas Alencar Faulhaber Barbosa pela iniciativa louvável de se envolver com um dos aspectos mais cruciais ocorrentes em nossas cidades, que são as remoções.


“A Usina enquadra-se nos propósitos de levar o nosso trabalho numa capilarização necessária à assistência e a percepção das situações projetadas com repercussão em distintos níveis de consumo”, comenta o arquiteto e urbanista Newton Burmeister, ex-presidente da FNA e membro do juri do 10º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, referindo-se ao escolhido na categoria Homenagem Especial.

 

A láurea foi criada em 2006 em comemoração aos 27 anos da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Tradicionalmente, a comissão de seleção desta homenagem é constituída pelo presidente da FNA e pelos integrantes do Conselho Consultivo da federação, em um júri composto de no mínimo 3 (três) e no máximo 6 (seis) arquitetos e urbanistas. Em uma década, já foram reconhecidos dezenas de profissionais com trajetória de destaque em diversas áreas. Clique aqui e relembre todos os arquitetos e urbanistas que já foram premiados.

 

Publicado em 05/11/2015. Com informações da FNA.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo