CATEGORIA

FNA e SAERGS promovem oficinas para debater o futuro da profissão

Começam neste final de semana as primeiras oficinas preparatórias ao Seminário Nacional “O Futuro da Profissão do Arquiteto e Urbanista”, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, em Porto Alegre (RS). A primeira oficina, que trata da Formação do Arquiteto e Urbanista, acontece nesta sexta-feira, dia 16 de setembro (16/09), das 14h às 18h. A segunda, Projetar e Fazer, será no sábado, dia 17 de setembro (17/09), das 9h às 13h. A terceira, Projetar e Fazer, também ocorre no dia 17 de setembro (17/09), mas das 14h às 18h. O objetivo é ouvir profissionais em diferentes áreas de atuação para saber como trabalham hoje, suas principais atividades e dificuldades enfrentadas no exercício da profissão. As atividades, todas gratuitas, estão sendo promovidas pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) com patrocínio do CAU/RS e têm objetivo final de preparar um espaço de debate a respeito da profissão do arquiteto e urbanista, durante o Congresso da União Internacional de Arquitetos, que acontecerá no Rio de Janiero (RJ), em 2020.

 

Essas são as três primeiras das cinco oficinas que serão realizadas em preparação ao Seminário Nacional. As outras duas acontecem no dia 30 de setembro (30/09). Todas ocorrem no Memorial Luíz Carlos Prestes, na avenida Edvaldo Pereira Paiva, s/nº, e contam com transmissão online e gravação para acesso posterior através da ferramenta FaceLive. Cada oficina terá um tema central e na programação está prevista uma pequena comunicação de cada convidado, que terá de 15 a 20 minutos para falar – antes do debate e abertura para perguntas. A partir dos debates e de um levantamento de dados obtidos através do censo realizado pelo Conselho de Arquitetura será elaborada uma síntese para nortear discussões no seminário. Essas atividades antecedem o 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), evento promovido anualmente pela FNA e sindicatos de arquitetos do país, que nesta edição será realizado em Porto Alegre, de 17 a 20 de novembro.

 

Para discutir a Formação do Arquiteto e Urbanista será realizado um balanço das mudanças pós LDB e perspectivas na educação profissional sob o título “O conteúdo do exercício da profissão – A educação do arquiteto e urbanista – onde tudo começa”. Na ocasião, devem ser abordados temas como a educação do profissional, diretrizes curriculares nacionais de arquitetura e a atualidade da profissão; relação entre a formação à atribuição das atividades dos arquitetos no exercício profissional; arquiteto e urbanista como formador de novos profissionais, o papel do ensino como profissão, entre outros.

 

Já a oficina Projetar e Fazer deve levantar o debate sobre “O arquiteto que faz – novos e velhos paradigmas da profissão”. A ideia é debater pontos como o valor do arquiteto – profissional, trabalho, cliente e sociedade; os desafios da atuação profissional e oportunidades de inovação; a atuação dos novos profissionais no mercado de trabalho, etc.

 

 

Na terceira e última oficina do final de semana, Projetar e Fazer, devem ser analisados temas como a atuação dos profissionais formados antes das novas DCNs e as dificuldades frente às novas tecnologias; atuação dos novos profissionais no mercado de trabalho; novas tecnologias, novos tempos, arquitetura de qualidade para a sociedade versus especulação de mercado.

 

 

Confira a programação completa de cada oficina:

 

OFICINA 01 – FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA

16/09 das 14h às 18h – Mediador: André Huyer

14h – Abertura

14h30min – A trajetória do Ensino pós LDB e Diretrizes Curriculares atuais:

15h – O escopo das mudanças nas DCNs, o que muda, avança?:

15h30min – As atividades dos profissionais no país e as atribuições profissionais na legislação e ensino:

16h – Coffee

16h30min – Mesa redonda

18h – Encerramento

 

OFICINA 02 – PROJETAR E FAZER

17/09 das 9h às 13h – Mediador: Gislaine Saibro

9h – Abertura

9h30min – Arquiteto de Interiores: Flávia Bastiani

10h – Arquiteto empreendedor: Camila Thiesen

10h30min – Arquiteto na Construção Popular: Luiz Merino Xavier

11h – Coffee

11h30min  – Mesa redonda

13h – Almoço

 

 

 

Publicado em 19/09/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo