Nesta terça-feira (12/11), o 45º Fórum de Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (FPRES) continuou a cumprir agenda de debates no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Ouro Preto (MG).
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) falou sobre a etapa de diagnóstico do Plano Estadual de Fiscalização do CAU/SP. A partir desse pontapé no debate, os presidentes conversaram sobre maneiras de realizar a fiscalização de forma efetiva e coordenada pelo país. Entre os assuntos abordados, foram levantados pontos como a importância de compatibilizar dados, como os de georreferenciamento, em uma base única.
O CAU/ES apresentou os resultados de uma auditoria de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) realizada pelo estado. O trabalho apresentou pontos como preenchimento equivocado de alguns registros. Após a apresentação do diagnóstico, foram propostas algumas sugestões de soluções como a possibilidade de baixa automática de RRT, possibilidade de apagar uma RRT emitida errada e sem pagamento. Além disso, houve algumas propostas e soluções para tornar os procedimentos de preenchimento, baixa e análise de RRT mais ágeis.
A secretária-geral da Secretaria-Geral da Mesa (SGM) do CAU/BR, Daniela Demartini, apresentou os resultados do II Encontro das Assessorias de Órgãos Colegiados. Entre os debates do encontro, três temas tiveram foco: capacitação e gestão de pessoas; comunicação interna e externa; processos administrativos e legislativo. Daniela apresentou os resultados das discussões do encontro e falou também sugestões de melhorias para cada um dos temas durante o evento das assessorias.