FÓRUM DE PRESIDENTES

Fórum de Presidentes do CAU/BR realiza reunião em Brasília

O 43º Fórum de Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (FPRES-CAU) aconteceu no dia 25 de setembro, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em Brasília. Os presidentes debateram temas internos relativos ao funcionamento dos Conselhos e propostas para a melhoria do exercício profissional do arquiteto e urbanista. A presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, recepcionou os presidentes e destacou a importância desse momento de integração.

Diante da proximidade das eleições, os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo, mais uma vez, estão realizando ações para se aproximar dos candidatos às eleições municipais. A ideia é discutir propostas relacionados à arquitetura e urbanismo. O CAU/PI, por exemplo, recebeu candidatos à prefeitura de Teresina para fortalecer o diálogo sobre questões urbanas importantes. Além do CAU/PI, o CAU/SE realizou visitas para propagar a “Carta Aberta aos Candidatos e Candidatas Municipais” e o CAU/MG, em parceria com a Casacor, promoveu um encontro com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte.

A vice-presidente do CAU/SP, Andreia Ortolani, falou sobre o racismo estrutural na estrutura e arquitetura e urbanismo. Ela defendeu maneiras de aumentar a presença de homens e mulheres negros nos Conselhos e nos cargos de decisão.

Anuidade

Entre os temas debatidos, os presidentes conversaram sobre a possibilidade de uma nova forma de pagamento da anuidade por meio do cartão de crédito. Nessa proposta, apresentada pela presidente do CAU/MG, Cecília Fraga, uma empresa fornecerá o aporte de pagamento em até 24 vezes, sem custo para os Conselhos. Durante a 49ª Reunião Plenária Ampliada do CAU/BR, o coordenador Matozalém Santana, também presidente do CAU/TO, explicou que essa pode ser mais uma opção para que o profissional tenha facilidade no pagamento da anuidade.

O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, falou sobre a “anuidade zero”, que é o pagamento das taxas por pontuação fruto de compras com cartão de crédito.

Outros temas

O tema da inteligência artificial também esteve em pauta. Entre as conversas, os presidentes falaram sobre uso dessa nova ferramenta que poderá ser usada na instrumentalização em processos ético-disciplinares, diante do número de denúncias que chegam aos Conselhos.

Outra melhoria debatida foi a criação de um Centro Nacional de Compras. Dessa forma, seria possível obter ganho em escala e otimização administrativa.

O Fórum também vai encaminhar um documento orientativo às instituições financeiras sobre as atividades profissionais registradas nos RRTs. Algumas instituições estão questionando o formato do registro. O CAU/BR fará um documento para formalizar o formato correto e evitar que as documentações sejam barradas.

Outro tópico abordado foi a situação de arquitetos e urbanistas que residem em Portugal e estão enfrentando dificuldades para exercer a profissão no país. A ideia é buscar contato com a Ordem dos Arquitetos e prestar suporte aos profissionais que estão em Portugal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Fórum de Presidentes do CAU/BR discute licitações, softwares e inadimplência

Inovação e política pública marcam 41ª Reunião do Fórum de Presidentes do CAU/UFs

Fórum de Presidentes do CAU discute atribuições profissionais e fiscalização

Pular para o conteúdo