FÓRUM DE PRESIDENTES

Fórum de presidentes em Porto Alegre acolhe Projeto Amazônia

Fórum de Presidentes durante o primeiro dia da Trienal da Arquitetura e Urbanismo, nas sede do CAU/RS

 

No primeiro dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, em Porto Alegre, as lideranças à frente dos CAU/UF nos estados brasileiros participaram da 21ª Reunião do Fórum dos Presidentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O encontro aconteceu na sede do CAU/RS e trouxe, entre os pontos de pauta, a exposição do Projeto Amazônia.

 

Desde o 1º Seminário Nacional de Meio Ambiente, realizado em Rio Branco, o CAU Brasil está estruturando a proposta do Projeto. Através dele, procura reconhecer as necessidades do território urbano da região para propor ações de proteção ao bioma que corresponde a mais de 40% do território nacional e onde está localizada a maior floresta tropical do planeta. 

 

A presidente do Fórum, Edwiges Leal; e o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, anfitrião do evento

 

A coordenadora do Fórum dos Presidentes e representante do CAU/MG, Edwiges Leal, convidou a presidente do CAU/AC, Dandara Cristtinny Brito Lima, para apresentar o escopo da proposta que ganhou corpo a partir dos debates do Seminário de Meio Ambiente. Dandara ofereceu às presidências dos CAU/UF uma síntese das discussões do evento. A partir de palestras que apresentaram estudos, pesquisas e conhecimentos acumulados em nível local, os participantes apontaram medidas para enfrentar os desafios da relação do espaço urbano com as mudanças climáticas. A intenção é projetar o complexo cenário das cidades amazônicas no palco mundial do UIA 2023, que acontece em Copenhague. 

 

 

Além da presidente do CAU/AC, também contribuíram com a exposição os presidentes dos CAU do Amazonas, Jean Faria; do CAU/AP, Welton Barreiros; e do CAU/PA, Akel Fares Filho; e o Coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA), Ricardo Mascarello, representante do CAU/SE. Os representantes de todos os estados tiveram espaço para discutir e contribuir com a proposta.

 

A presidente do CAU/AC, Dandara Cristtinny Brito Lima

 

O conselheiro federal pelo estado do Rio Grande do Sul, Ednezer Flores, representou a presidente Nadia Somekh na discussão. “O projeto Amazônia é um trabalho coletivo protagonizado pelos CAU/UF da região norte, capitaneado pela CPUA e organizado pela Comissão de Relações Institucionais (CRI)”, afirmou o conselheiro. Ele ressaltou a importância do CAU reconhecer in loco as complexidades da região para ajudar a pensar a ocupação territorial. Também destacou a dimensão da proteção da saúde humana que a proposta representa. “No Acre, pudemos conhecer a realidade de comunidades que precisam usar máscara não por causa da covid, mas pela fumaça das queimadas”, destacou. 

 

A 21ª Reunião do Fórum de Presidentes também debateu a modernização do sistema de biometria para emissão da Carteira de Identidade Profissional e revisões à Resolução 193, que trata das anuidades, parcelamento e ressarcimento de taxas e valores devidos aos conselhos. 

 

A 1ª Trienal de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul acontece na capital gaúcha até o próximo sábado, 19, e é promovida pelo CAU/RS com apoio do CAU Brasil. Uma vasta programação cultural, artística, técnica e profissional para se vivenciar o mundo da arquitetura e urbanismo acolhe os participantes na área central da cidade. São dezenas de palestras, oficinas, atividades culturais, exposições e premiações. Parte das atividades podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal do CAU/RS no Youtube. 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CAU BRASIL DURANTE O EVENTO

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA TRIENAL DA ARQUITETURA E URBANISMO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

FÓRUM DE PRESIDENTES

Fórum de Presidentes dos CAU/UF realiza primeira reunião do ano e escolhe novo coordenador

EVENTOS

Nadia Somekh prestigia reunião dos presidentes dos CAU/UF em Ouro Preto

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Leia íntegra de entrevista da presidente do CAU Brasil para a revista Projeto

ANUIDADE

Anuidade de empresas: prorrogado para 31/05 prazo para pedido de desconto adicional

Pular para o conteúdo