ARQUITETOS EM DESTAQUE

AO VIVO: Arquitetos e deputados debatem o Estatuto da Metrópole

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados promove agora um debate dos deputados federais com arquitetos e urbanistas sobre a Medida Provisória 818, que altera o Estatuto da Metrópole e a Política Nacional de Mobilidade Urbana. O Fórum Interativo de Desenvolvimento Urbano, realizado em parceria com o CAU/BR, permite que arquitetos e urbanistas enviem perguntas, comentários e sugestões por meio do sistema E-Democracia. Participe!

 

Clique aqui para acessar o Fórum Interativo de Desenvolvimento Urbano

 

Participam do debate os arquitetos e urbanistas Wilson Fernando Vargas de Andrade, coordenador da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR, e Áurea Mazzetti, ex-conselheira do CAU/SP. O evento será conduzido pela presidente da CDU, deputada Margarida Salomão (PT/MG), e vai focar no texto aprovado pela Comissão Mista do Congresso Nacional que analisou a MP 818, que agora será votada nos plenários da Câmara e do Senado.

 

A proposta é que a MP prorrogue até o ano 2022 o prazo para que 83 regiões metropolitanas do Brasil entreguem seus Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). Pelo Estatuto da Metrópole, promulgado em 2015, os planos deveriam ser elaborados até janeiro de 2019. Hoje, apenas sete regiões metropolitanas, das 20 mais importantes do país, iniciaram o plano. O Governo Federal sugeriu na MP original que os governadores que deixarem de aprovar o PDUI podem ser responsabilizados por improbidade administrativa; porém essa parte foi retirada do texto aprovado na Comissão Mista. O CAU/BR, por meio de sua Assessoria Parlamentar e Institucional, participou ativamente da Comissão Mista da MP 818, atuando para impedir que os objetivos originais do Estatuto da Metrópole fossem deturpados.

 

Em 2016, o Conselho publicou uma “Carta Aberta aos Candidatos a Prefeitos e Vereadores” para propor à sociedade brasileira e aos políticos um pacto pela qualidade de vida da cidade, que envolvia três os grandes fundamentos do pacto: a governança metropolitana de acordo com o Estatuto da Metrópole; a realização de planos de desenvolvimento urbano integrado e integrador da cidade e seu desdobramento para as escalas do bairro, da quadra, da rua e do lote; e monitoramento constante das metas desses planos. Saiba mais em www.caubr.gov.br/prefeitos

 

O Fórum Interativo de Desenvolvimento Urbano é uma parceria técnica entre a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados e o CAU/BR, que acontece desde o ano passado, inserindo os arquitetos e urbanistas no debate político nacional.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo