CAU/BR

Fórum Internacional de Presidentes de Conselhos discute urbanização

 

Atlanta tem diversos ícones arquitetônicos

 

O presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, participou em 16/05/2015 do Fórum Internacional de Presidentes de Colégios, Conselhos, Institutos e Ordens de Arquitetos do American Institute of Architects (AIA), realizado em Atlanta (Estados Unidos). O tema desse ano foi “Impacto”, tendo por objetivo contribuir para a ação conjunta dos arquitetos e urbanistas na realização de um mundo mais saudável, sustentável, resiliente e equitativo.

 

Em seu depoimento, o presidente falou do impacto do vertiginoso processo de urbanização do Brasil em curto espaço de tempo. O século XX começou com 12% da população brasileira residindo em áreas urbanas e encerrou com 80%. Em 2010 já alcançava 84%.

 

“O impacto de processos assim, ocorridos sem planejamento adequado e limitados fortemente por lógicas mercadológicas, é majoritariamente negativo e resulta no surgimento de periferias urbanas ocupadas por populações marginalizadas. São as parcelas mais pobres do povo, os herdeiros do trabalho escravo, os imigrantes e seus descendentes”, disse Haroldo Pinheiro.

 

“Por mais que essa verdade seja por todos conhecida há tempos, pouco se fez para alterar o quadro.  O maior programa habitacional do Brasil, ora em curso, foi concebido por diretrizes de particular interesse do mercado de crédito imobiliário e da indústria da construção. A contribuição técnica que os arquitetos e urbanistas poderiam oferecer é ainda incipiente e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, assim como o IAB e outras associações de arquitetos, têm trabalhado, junto ao Governo e no Congresso Nacional, para tratar a ocupação do território e a construção das cidades como Política de Estado e com maior participação de técnicos qualificados”.

 

AÇÕES SIMPLES – Em paralelo às necessárias discussões teóricas que tratam dessas questões, o presidente do CAU/BR defende o reforço de ações práticas já consagradas e conhecidas, oferecendo alternativas às enormes, impactantes, mas igualmente demoradas, obras de infraestrutura. Ações menos ou mais simples – tais como:

 

– o tratamento local de águas servidas em pequenas centrais, nos próprios bairros ou edificações, para reuso imediato;

 

– o melhor aproveitamento de iluminação e ventilação naturais;

 

– a promoção da acessibilidade universal, para deficiências físicas diversas, nos edifícios e espaços públicos;

 

– a Arquitetura da melhor qualidade para os equipamentos públicos a serem construídos nos assentamentos mais pobres, nas periferias das cidades;

 

– a construção responsável e menos impactante, realizando mais área com menor utilização dos recursos que a Natureza nos oferece;

 

– a reorganização das cidades,  e a conectividade urbana responsável, reduzindo distâncias entre moradia e trabalho, e serviços, e diversão.

 

“Tais atitudes se apresentam agora como determinações éticas universais, já bem entendidas por todos e disponíveis para inclusão no ensino e para utilização na prática profissional cotidiana da Arquitetura e Urbanismo nestes novos tempos. São iniciativas que resultarão naturalmente em novo desenho, a nova estética dos edifícios e cidades do Século XXI. Hoje, como antes, invariavelmente decorrentes da evolução cultural e tecnológica, assim como da consciência social dos arquitetos no serviço à sociedade e em contribuição ao tempo em que vivemos”.

 

“Uma mudança de tamanho significado exige determinação e perseverança. A Conferência Habitat III, que o UN Habitat promoverá em Quito, no Equador, em 2016, oferecerá nova oportunidade de avanços. Da mesma forma, os próximos congressos da UIA: em Seul, no ano de 2017, sob o tema “Alma da Cidade”; e no Rio de Janeiro, em 2020, sob o tema “Todos os mundos, um só mundo. Arquitetura 21”, evento que esperamos contar com a importante presença de todas as entidades componentes desse Fórum”, encerrou o presidente do CAU/BR.

 

CONFERÊNCIA – O Fórum Internacional de Presidentes de Colégios, Conselhos, Institutos e Ordens de Arquitetos é uma iniciativa do AIA e ocorre em paralelo às conferências da entidade, que este ano contou com cerca de 18 mil participantes. Bill Clinton realizou a palestra de abertura.

 

Fizeram parte do Fórum:

 

Mesa Diretora: a presidente do AIA,  Elizabeth Chu Richter; o presidente eleito para 2016 do AIA, Russel Davidson; o chefe do Gabinete do AIA, Robert Ivy; o coordenador do Comitê de Prática Profissional do AIA, George Miller; o presidente do NCARB, Dale McKinney;  a diretora Executiva do National Architectural Accrediting Board (NAAB), Andrea Rutledge; e o diretor Internacional da União Internacional de Arquitetos (UIA), George Kunihiro.

 

Outros depoentes, além do presidente do CAU/BR: o presidente da UIA, Esa Bin Mohamed; o presidente da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA), João Suplicy; o presidente da União Africana de Arquitetos (AUA), Tokumbo Omissore; o presidente do Conselho Regional de Arquitetos da Ásia (ARCASIA), Sathirut Nai Tandanand; o presidente do Colégio de Arquitetos da Costa Rica (CACR), Edwin Gonzáles Hernándes; a presidente da Federação dos Colégios de Arquitetos da República Mexicana (FCARM), Isabel del Carmen Espinosa Segura; o presidente do Real Instituto de Arquitetos do Canadá (RAIC), Samuel Óghale Oboh; o presidente da Sociedade de Arquitetos da China (ASC), Che Shujian; o presidente do Instituto Australiano de Arquitetos (IAA), Jon Clements; o presidente da Federação de Institutos de Arquitetos da Korea (FIKA), Kwang Woo Kim; o presidente do Instituto de Arquitetos do Japão (JIA), Taro Ashihara; o presidente do Real Instituto de Arquitetos (RIBA), Stephen Hodder; o presidente do Instituto Americano de Estudantes de Arquitetura (AIAS), Charlie Klecha.

 

Clique aqui para acessar a íntegra do pronunciamento do presidente do CAU/BR

 

Publicado em 18/05/2015

Uma resposta

  1. Gostaria de ter tido conhecimento antecipado da participação do CAU na convenção de Atlanta. Como sou membro do AIA ha’ 16 anos, participo de todas as Convenções Nacionais, oportunidade que aproveito para cumprir meus créditos educativos obrigatórios. Permaneci em Atlanta ate’ dia 17/06 e poderia ter me colocado `a disposição. abraços. Fabiola Zvirblis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

V Seminário Internacional AEAULP

CAU/BR

Central de Atendimento funcionará normalmente durante a segunda e quarta-feira de carnaval

CAU/BR

AO VIVO: Manaus sedia, hoje (dia 10), Plenária Ampliada do CAU Brasil. Acompanhe

CAU/BR

Presidente do CAU Brasil visita sede do CAU/AM

Skip to content