São Paulo recebe nos próximos dias 01 e 02/12 a 22ª Reunião do Fórum de Presidentes do CAU para debater avanços na prestação de serviços aos arquitetos e urbanistas.
O CAU/BR e mais onze CAU/UF –CAU/AC, CAU/AL, CAU/AM, CAU/MG, CAU/MS, CAU/MT, CAU/PR, CAU/RN e CAU/RS, incluindo o CAU/SP– aderiram ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), um dos principais itens da pauta do Fórum.
Criado há mais de dez anos, o Gespública estimula a adoção de procedimentos para agilizar o trabalho dos órgãos públicos e o aumento da transparência de processos.
No dia 23/11, o CAU/BR obteve o reconhecimento pela adoção de critérios de exigência deste programa do Ministério do Planejamento.
A Habitat III, a conferência da ONU realizada em Quito no mês de outubro, também consta da pauta.
O Fórum vai avaliar a participação do CAU no evento, bem como ações para implementar a Nova Agenda Urbana, que pretende orientar os próximos 20 anos de desenvolvimento urbano de forma sustentável.
O direito à assistência técnica em Arquitetura é outro dos destaques da reunião dos presidentes. Desde 2008 existe uma lei federal que garante a famílias de baixa renda o acesso gratuito ao trabalho técnico de profissionais especializados, mas que ainda é pouco implementada país afora.
Para estimular iniciativas nesta direção, a partir de 2017 todos os CAU/UF devem dedicar 2% de seu orçamento para apoiar ações que tornem realidade esse direito.
Fonte: CAU/SP
Publicado em 30/11/2016