CATEGORIA

Fórum Online de Arquitetura na América Latina terá 32 palestrantes de nove países

A um mês do Fórum Online de Arquitetura na América Latina (FOAAL), que ocorre de 8 a 15 de setembro, a organização do evento já contabiliza 32 palestrantes com presença confirmada. Os convidados são profissionais consagrados e jovens em ascensão que atuam no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Argentina, Peru, México e Espanha. Também já confirmaram participação sete debatedores. As palestras serão gravadas e exibidas pela Internet em horário programado. Já os debates, onde críticos da Arquitetura e Urbanismo farão uma discussão sobre a produção latino-americana e sobre os caminhos da Arquitetura e Urbanismo, serão realizados em tempo real, diretamente dos países de origem dos debatedores – Chile, Argentina, México e Brasil.

 

 

Entre os debatedores, destaque para a participação do arquiteto e urbanista brasileiro Fernando Lara, professor da Universidade do Texas, que fará a abertura e o fechamento do evento. Durante o FOAAL, o pesquisador em questões relativas ao ambiente construído na América Latina estará lançando a obra Modern Architecture in Latin America, escrito em parceria com Luis Carranza. “A adesão de todos tem feito do FOAAL um dos principais destaques dos principais portais de arquitetura”, destaca o arquiteto e urbanista Oliveira Júnior, diretor do Sindarq-PB e coordenador geral do evento. Para amplificar o alcance e as transversalidades do debate sobre a produção contemporânea, Júnior destaca a importância da participação dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo. “É na academia que se constrói um discurso”, comenta Oliveira, que também é professor no Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).

 

O Fórum Online de Arquitetura na América Latina está dividido em cinco eixos temáticos: 1) Eixo técnico, com foco em capacitação para gestão e marketing; 2) Interiores e Humanização, que discute como a arquitetura de interiores respeita as necessidades humanas; 3) Arquitetura e Identidade, que aborda a arquitetura e urbanismo como o reflexo da cultura local; 4) Centralidades e Urbanidades, sobre as cidades como espaços promotores da vida; e 5) Periferia e Inclusão, que aborda a democratização dos espaços e a criação de oportunidades sociais. Todas as palestras e debates serão transcritos pelos alunos das universidades parceiras e publicadas em meio digital pela editora Nhamerica.

 

O fórum é um evento livre organizado por um grupo de arquitetos independentes ligados direta ou indiretamente à docência e a instituições de ensino superior. O Fórum Online de Arquitetura na América Latina se coloca como instrumento de valorização, difusão e fomento ao debate da produção arquitetônica latino-americana. A internet é um dos meios mais eficazes de disseminação do conhecimento e a proposta de realização de um Fórum online internacional sobre arquitetura surge em um contexto que a América Latina tem sido reconhecida internacionalmente pelas boas práticas de arquitetura e desenho urbano.

 

As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do FOAAL. Os interessados em participar que não puderem acompanhar as palestras e debates nos horários programados, têm a possibilidade de adquirir um pacote de acesso no valor de R$ 497,00, que inclui certificado e acesso por pelo menos seis meses aos conteúdos gerados durante o evento. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou na fanpage do FOAAL.

 

 

Publicado em 12/08/15. Fonte: FNA.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

2 respostas

  1. Gostaria de participar do Fórum Online de Arquitetura.

  2. nao consigo me inscrever através do site….como faço de outra forma??

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo