O segundo encontro do Fórum Permanente de Fomento à Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis) reuniu arquitetos e urbanistas, representantes de movimentos sociais e entidades, e outros profissionais interessados em discutir o tema e saber mais informações sobre o edital de fomento ao desenvolvimento e à execução de projetos de apoio à Athis do CAU/RJ, lançado nesta segunda-feira, 20 de agosto.

O edital de fomento ao desenvolvimento e à execução de projetos de Athis destinará R$ 200 mil a planos e/ou projetos, contendo métodos e/ou ações possíveis para efetivação da execução da assistência técnica em quatro eixos: Produção habitacional autogestionária; Melhorias habitacionais em assentamentos humanos, urbanos ou rurais; Defesa de direitos à moradia digna e à cidade e contra remoções forçadas;Desenvolvimento de ações estratégicas visando diagnosticar, estruturar e universalizar a assessoria técnica em habitação de interesse social. A iniciativa sistematiza a aplicação dos 2% da arrecadação do Conselho, que é destinado, desde 2017, a ações de Athis. (Mais informações sobre o edital aqui)
Outro tema importante discutido no Fórum, foi a criação de uma Plataforma de Athis. Além disso, A campanha “Moradia Digna é legal”, que busca conscientizar a população sobre o direito à moradia e a Lei de Assistência Técnica (Lei 11.888/2008), também foi apresentada no encontro.
Assista abaixo alguns depoimentos sobre o Edital: