Nos dias 16 e 17 de agosto conselheiros e os setores de fiscalização, atendimento e análise técnica do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso participaram do treinamento sobre as funcionalidades do sistema de Inteligência Geográfica do CAU, o IGEO. O treinamento foi autorizado pela Comissão de Exercício Profissional do CAU/MT e aplicado pelo Analista de Geotecnologia do CAU/BR, Renato Viana. Os participantes tiveram a oportunidade de sanar as principais dúvidas sobre alguns dos fluxos do sistema, a operação e utilização no dia a dia da fiscalização, além de demonstrações sobre análises qualitativas, como o cruzamento de índices econômicos.
O IGEO é um sistema disponibilizado pelo CAU/BR para os demais Conselhos de Arquitetura e Urbanismo Estaduais (CAU/UF) e a sociedade em geral. Trata-se de um SIG (sistema de informação geográfica), projetado para atender as demandas por cruzamento de dados cadastrais georeferenciados, como auxílio na tomada de decisão e definição de estratégias; a componente espacial (geográfica) é fundamental para o desenvolvimento de metodologias e rotinas de atividades nas mais diversas áreas de atuação do conselho como um todo.
Com o auxílio do IGEO, a equipe de atendimento do CAU/MT tem mais praticidade para realizar os procedimentos internos básicos, como elaboração de relatórios. A ferramenta ainda ajuda na visualização dos profissionais e instituições de ensino superior, tudo com mais facilidade. Para a equipe de análise técnica, o IGEO é uma fonte de pesquisa para análise. Já no trabalho de fiscalização, ele potencializa, agiliza e da mais precisão nas tarefas. Algumas tarefas que antes demandavam um longo período de tempo, com o auxílio da ferramenta, são rapidamente executadas.
FONTE: CAU/MT
Publicado em 23/08/2016