O decreto que regulamenta o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) – projeto sancionado em agosto deste ano pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) – foi assinado no dia 17 de outuro em solenidade no Palácio do Buriti., em Brasília.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), representado pela vice-presidente Renata Seabra, arquiteta e urbanista, acompanhou o ato administrativo, que contou com a presença de empresários e autoridades locais.
Ao longo dos anos em que o projeto esteve em discussão, o CAU/DF debateu o PPCUB com especialistas e acadêmicos em arquitetura e urbanismo. Além disso, disponibilizou pesquisas on-line e outras ferramentas e canais de comunicação para ouvir a opinião de arquitetos, urbanistas e da população (críticas, sugestões e dúvidas).
Como resultado desse trabalho, o Conselho emitiu notas técnicas com suas considerações sobre o Plano, antes de sua regulamentação. “Nossos esforços em contribuir para o aprimoramento das políticas de planejamento urbano e de preservação no âmbito do CUB foram levados ao Governo do Distrito Federal como proposições técnicas, sendo que algumas foram acatadas e outras não. Vamos aguardar, na prática, como o Plano será executado, mas a regulamentação desse instrumento já é um grande passo para o desenvolvimento ordenado de nossa cidade”, afirmou Renata Seabra.
(Com informações de CAU/DF)