Clipping

Gestão 2024/2026: Neilton Dórea assumirá presidência temporária do CAU Brasil no dia 1° de janeiro

700412a5355e0d3d478ce8764d6b0f11.jpeg (640×158)

 

Edição de 29 de Dezembro de 2023.

 

Edição #16931

 

Brasília, 29 de Dezembro de 2023.

 

DESTAQUES

 

CAU/BR: Gestão 2024/2026: Neilton Dórea assumirá presidência temporária do CAU Brasil no dia 1° de janeiro

Eleito conselheiro federal pela Bahia para a gestão 2024/206, o arquiteto e urbanista permanecerá no cargo até a eleição do (a) novo (a) presidente que será realizada durante a 144ª Reunião Plenária Ordinária, prevista para ocorrer nos dias 18 e 19 de janeiro de 2024.

 

CAU/BR: CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

Miguel Pereira lutou pelos ideais da profissão sendo membro atuante e reconhecido em diversas entidades ligadas à arquitetura. O arquiteto foi um dos mais atuantes defensores da criação do CAU. A solenidade, que aconteceu na sede do conselho na capital paulista, contou com a presença das presidentes do CAU Brasil, Nadia Somekh, do CAU/SP, Catherine Otondo e do IAB/SP, Raquel Schenkman.

 

CAU/BR: Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

As propostas deverão estar devidamente integradas a outros sistemas da Prefeitura de Belo Horizonte que permitam a verificação automática de conformidade dos parâmetros e regras urbanísticas em modelos tridimensionais BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) de edificações.

 

FNA: Grupo de pesquisa da USP publica revista de arquitetura e urbanismo sobre Habitat Rural

Com oito artigos e ensaios, a temática das produções publicadas este ano é Habitat Rural. A revista completa está disponível online para ser acessada através do link https://www.revistas.usp.br/risco/issue/view/13202 . Participam do grupo de pesquisa professores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores de pós-doutorado e profissionais parceiros de diversas instituições e universidades.

 

Agência Brasil: BNDES e município se unem para transformar região central do Rio

Com o investimento de R$ 2 milhões não reembolsáveis, financiado pelo Fundo de Estruturação de Projetos, o estudo tem como foco principal a revitalização de ativos imobiliários públicos subutilizados e seus entornos, com potencial de serem catalisadores do desenvolvimento.

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/BA: Gestão 2024/2026: Neilton Dórea assumirá presidência temporária do CAU Brasil no dia 1° de janeiro

Eleito conselheiro federal pela Bahia para a gestão 2024/206 , o arquiteto e urbanista permanecerá no cargo até a eleição do (a) novo (a) presidente que será realizada durante a 144ª Reunião Plenária Ordinária, prevista para ocorrer nos dias 18 e 19 de janeiro de 2024.

 

CAU/BA: Anuidade do CAU 2024: confira valores e descontos especiais para Arquitetos (as) e Urbanistas

Arquitetos (as) e urbanistas têm direito a uma série de descontos especiais na Anuidade do CAU 2024. Política de descontos segue em expansão para garantir o acesso dos (as) profissionais ao mercado formal. Com essa abordagem, o CAU Brasil reconhece a diversidade de situações que podem afetar a prática profissional e torna o registro profissional mais acessível e democrático.

 

CAU/MT: Confira expediente de fim de ano

Não haverá expediente em todas as suas unidades do dia 29 de dezembro (sexta-feira) a 1º de janeiro (segunda-feira), em decorrência das festividades de fim de ano. O atendimento será retomado na terça-feira (2) das 8h às 18h em Cuiabá e das 12h às 18h em Primavera do Leste, Tangará da Serra e Sinop.

 

CAU/SP: CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

A solenidade, que aconteceu na sede do conselho na capital paulista, contou com a presença das presidentes do CAU/BR, Nadia Somekh, do CAU/SP, Catherine Otondo e do IABsp, Raquel Schenkman.

 

ESPECIALIZADOS

 

ArchDaily: Stefano Boeri Architetti projeta Centro Budista de Meditação no Nepal

A proposta inclui um jardim rico em biodiversidade e um Prado da Paz, que circunda a reverenciada Árvore Bodhi. 

 

ArchDaily: Nem toda cozinha precisa ser integrada: vantagens das cozinhas fechadas

Atualmente, áreas enxutas — ou os privilégios de um grupo social específico — priorizam a integração da cozinha com áreas sociais das residências. No entanto, muitos imóveis ainda se baseiam em plantas mais convencionais, que isolam a cozinha dos demais ambientes.

 

ArchDaily: Harmonia com o lugar: uma conversa com Kengo Kuma

A 3ª edição do Shaping the City, um fórum sobre desenvolvimento urbano sustentável, ocorreu em Veneza entre os dias 24 e 25 de novembro, após eventos bem-sucedidos em Chicago e Nova Orleans. O arquiteto japonês Kengo Kuma estava entre os especialistas convidados para falar sobre a interseção entre a natureza e o ambiente construído na arquitetura japonesa.

 

ArchDaily: Neuroarquitetura e paisagismo: espaços de cura e o potencial dos jardins sensoriais

A neuroarquitetura, um campo emergente que funde princípios neurocientíficos com design arquitetônico, tem destacado a influência profunda que os espaços físicos exercem sobre nossas emoções, comportamentos e bem-estar geral. 

 

Casa Vogue: 12 palácios reais que você pode visitar no Reino Unido

Algumas residências reais, como o Castelo de Balmoral, na Escócia, e a Sandringham House, em Norfolk, são propriedades privadas do monarca e estão fora dos limites do público, mas muitas das propriedades que o rei chama de lar estão, na verdade, abertas para visitas.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Folha de S. Paulo: Famílias voltam para áreas de risco dois anos após enchentes na Bahia

A Defesa Civil condenou as casas que ficam em uma área de baixada que foi a mais atingida pelas chuvas. Mas parte dos moradores reformou as casas destruídas e permaneceu no local. Algumas famílias migram para áreas mais altas, enquanto outras ainda moram de favor na casa de parentes.

 

Folha de S. Paulo: Cidade mais nova do Brasil nasce rica em MT e vira consultora de separatistas

O trecho rodoviário de 132 km entre Sorriso e sua “filha”, Boa Esperança do Norte (MT), dá uma dimensão de como nascerá a nova cidade brasileira, criada após uma batalha jurídica de mais de duas décadas: cercada de soja por todos os lados, ela deverá se tornar em poucos anos em uma das mais ricas cidades do agronegócio no estado.

 

Estadão: O patrimônio histórico e o crescimento da cidade

A preservação da memória dos centros urbanos deve atender a avaliações criteriosas e fundamentadas, bem como a requisitos legais.

 

Nexo: O jogo de tabuleiro que estimula reflexão sobre o espaço urbano

Trilhas Urbanas foi elaborado pela arquiteta e urbanista Beatriz Martinez. A proposta do jogo “Trilhas Urbanas”, vencedor do 5º Prêmio de Design do Instituto Tomie Ohtake, é estimular seus jogadores a intervir no espaço urbano.

 

Nexo: Como as remoções da Braskem afetam a moradia em Maceió

Urbanistas explicam que Rupturas afetivas estão entre os impactos mais significativos. Os aluguéis dispararam na capital alagoana e mudaram a dinâmica da cidade.

 

ShareAmerica: Estudantes de Arquitetura discutem a melhor forma de reconstruir cidades ucranianas

Eles são alunos de graduação e pós-graduação que estudam Planejamento Urbano, Arquitetura e Design Ambiental na Universidade da Pensilvânia (Penn) e na Universidade da Virgínia (UVA, na sigla em inglês). Estudantes têm trabalhado sem capacidades de mapeamento informático e apenas com dados limitados sobre as infraestruturas tradicionais das cidades, muitas das quais foram destruídas pelos ataques de Putin.

 

UNB Notícias: Embaixada de Portugal sedia mostra com pesquisas desenvolvidas na Faculdade de Arquitetura

Exposição apresenta 18 mapas de cidades em que se fala português. Brasil, Portugal e países de África e da Ásia estão representados. A mostra originou-se de pesquisas desenvolvidas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UnB), no grupo de pesquisa Dimensões Morfológicas do Processo de Urbanização (DIMPU) e no Laboratório de Configuração Arquitetônica.

 

f630d776283430ae51f9ce7cfc520a59.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: “As casas são iguais e têm um sentido muito comunitário”, diz José Portocarrero

Clipping

Arquitetura Indígena: Conheça alguns projetos inspirados em técnicas dos povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Pular para o conteúdo