Clipping

Governo define limite para prestações do Minha Casa, Minha Vida

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 28 de Setembro de 2023.

Edição #16875

 

Brasília, 28 de Setembro de 2023.

 

DESTAQUES

 

Agência Brasil: Governo define limite para prestações do Minha Casa, Minha Vida

Agora, os participantes do programa habitacional das faixas 1 e 2 nas modalidades urbana, rural e entidades sem fins lucrativos, pagarão parcelas máximas entre 10% e pouco menos de 15% da renda familiar na participação financeira do imóvel.

 

CAU/DF: Seminário sobre compras públicas aborda boas práticas inovação e controle

O evento contou com fóruns de especialistas, oficinas práticas, painéis de experiências, diálogos e outras atividades sobre assuntos ligados ao tema principal do evento.

 

Estadão: Qualidade urbanística consagra loteamento 

De alto padrão, o empreendimento Reserva da Serra do Itapety, da Helbor e Alden, ganhou o prêmio Soluções Urbanísticas. Com área de 10,5 milhões de m², em Mogi das Cruzes, é o maior projeto de desenvolvimento urbano da Região Metropolitana de São Paulo e será dividido em três setores: serra, bairro e cidade.

 

Observatório das Metrópoles: 60 anos da Reforma Urbana – Entrevista para o canal Espaço Cidadão

Artigo sobre os 60 anos da Reforma Urbana no Brasil, abordando desafios, redemocratização e o papel do Observatório das Metrópoles na promoção de políticas urbanas mais eficientes.

 

Revista Projeto: Nos 90 anos do arquiteto paulistano, obra de Eduardo de  Almeida é reunida em livro

‘Eduardo de Almeida: Arquiteto’, de Alessandra Figueiredo, Cesar Shundi Iwamizu e Helena Ayoub Silva, retrata seu comprometimento com a formação de gerações de arquitetos, assim como a diversidade de linguagens, técnicas, materiais, programas, escalas e lugares de seu trabalho.

 

ELEIÇÕES CAU 2023

 

CAU/BR: Eleições 2023: Saiba como se cadastrar na plataforma gov.br

No dia 10 de outubro, arquitetos (as) e urbanistas de todo o país vão escolher seus representantes do CAU Brasil e dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF). Para votarem, os profissionais deverão ter cadastro no gov.br. É muito fácil.

 

CAU/ES: Eleições 2023: Confira o colégio eleitoral qualificado para votação em 10 de outubro

Constam da relação os Arquitetos e Urbanistas com registro ativo no CAU, conforme regulamentação vigente.

 

CAU/DF: Eleições: Saiba com votar no dia 10 de outubro pelo sistema VotaOnline

 

Para acessar o sistema de votação, os profissionais de Arquitetura e Urbanismo precisam estar cadastrados na plataforma gov.br, um serviço do Governo Federal que permite aos cidadãos acessarem diversos serviços públicos digitais.

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/DF: Banco de estágios: STF seleciona para vaga. Saiba mais!

Os (as) estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo interessados (as) em participar da seleção deverão enviar a documentação solicitada até às 13h do dia 16 de outubro (segunda-feira).

 

CAU/DF: Carta à Sociedade sobre Decreto 44.860/2023 foi tema de reportagens nesta terça (26/9)

Segundo trecho da carta, “A flexibilização das aprovações de construções em áreas que ainda não estão regularizadas é prejudicial ao desenvolvimento urbano com qualidade.”.

 

CAU/DF: 7ª edição do evento “As Escolas de Arquitetura e Urbanismo e o CAU/DF” será nos dias 4 e 5 de outubro

O evento pretende discutir com estudantes, professores e coordenadores de cursos de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal sobre a integração curricular, o papel das IES na formação dos futuros profissionais, as melhores práticas pedagógicas e as possibilidades de parcerias entre o meio acadêmico e o Conselho.

 

CAU/GO: Benefícios: planos de saúde com condições especiais para arquitetos já estão disponíveis

O plano é coletivo por adesão. Estão aptos a obter os descontos especiais os profissionais que residirem em território goiano e estiverem devidamente registrados e em dia com a anuidade do CAU/GO.

 

CAU/MT: Arquitetos e urbanistas: confira a lista de carteiras disponíveis para retirada

Atualmente existem diversas carteiras profissionais na sede do Conselho na capital, que podem ser retiradas durante o horário de atendimento, das 8h às 18h.

 

CAU/RS: CAU/RS propõe Escritório de Projetos no Vale do Taquari

O Conselho propôs ao governo estadual a organização de um Escritório de Projetos com a finalidade de potencializar o trabalho dos arquitetos voluntários.

 

CAU/SP: Conferência de autarquias profissionais premia CAU/SP por ações contra inadimplência

O Conselho foi selecionado na categoria “Ações exitosas na cobrança de inadimplentes”. Em 2023, o CAU/SP implementou uma solução para notificação via e-mail com validade jurídica. Este programa permitiu ações de cobrança amigável — antes da abertura de processo administrativo da cobrança– e com economicidade.

 

CAU/SP: Conselho informa suspensão temporária de atendimento na capital e no interior

A suspensão ocorrerá nesta quinta-feira, 28/09, por questões de treinamento interno, o setor de Atendimento do CAU/SP somente vai operar a partir das 14h30. No interior, a suspensão vai ocorrer nos dias 03, 04 e 05/10 no Escritório Descentralizado do ABC, na cidade de Santo André, e entre os dias 02 a 06/10 no Escritório de São José do Rio Preto, devido questões administrativas.

 

CAU/TO: CAU/TO divulga suspensão de licitação para contratação de serviços arquitetônicos por meio de pregão

CAU/TO torna pública suspensão de licitação para contratação de serviços arquitetônicos por meio de pregão, pois serviços de arquitetura não podem ser contratados por pregão eletrônico, dada a condição deserviços especiais

 

ENTIDADES

 

IAB/RS: Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

Escritórios de Arquitetura de todo Brasil poderão participar do certame, que é organizado pelo IAB RS e promovido pela Prefeitura de Gramado.

 

BIENAL LATINO-AMERICANA

 

ArchDaily: Bienal de Arquitetura Latino-Americana 2023 destaca Equador como país convidado

Até o dia 29 deste mês, o programa principal da Bienal, que tem o Equador como país convidado, será realizado no Palácio do Condestable e na Escola de Arquitetura da Universidade de Navarra. 

 

PRÊMIOS

 

ArchDaily: Conheça os vencedores do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira – PNAM’23

Em sua sétima edição, o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira – PNAM’23 premiou um projeto vencedor e duas menções honrosas em “Sustentabilidade e Economia Circular” e “Tipologia de Materiais”.

 

CENSO 2022

 

Observatório das Metrópoles: Censo 2022: crescimento periférico, expansão da metrópole e diversidade na Região Metropolitana de Curitiba

Para melhor compreender os processos populacionais e a expansão do espaço ocupado na RM, a abordagem foi construída sob dois recortes de análise: o arranjo populacional (AP) metropolitano, com destaque ao município polo, e os demais municípios da RM.

 

ESPECIALIZADOS

 

ArchDaily: Cidades mais bem projetadas: criatividade nas áreas verdes

Esses lugares desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e transformação das cidades, sendo há muito tempo o cenário das interações sociais, expressão cultural e troca de ideias.


ArchDaily:
Remodelando edifícios assombrados pelo passado: 7 lugares para visitar em São Paulo

Numa cidade cheia de histórias como São Paulo, não é difícil encontrar lugares que possuem o passado marcado por cenas de horror, mas que no presente servem como equipamentos culturais e adicionam novas camadas para a sociedade.

 

Casa Vogue: Equador terá arranha-céu residencial de 176 metros de altura

Edifício terá 46 andares e está previsto para ser totalmente concluído em 2027.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Estadão: Edifício histórico de Salvador assume nova identidade e se torna hotel de luxo

Retrofit também é responsável por requalificar complexo multiúso, de 1989, localizado na capital de Santa Catarina.

 

G1/PE: Mar vai ‘engolir’ Recife? Entenda por que cidade é a capital brasileira mais ameaçada pelas mudanças climáticas

Relatório da ONU mostrou que a capital pernambucana é a 16ª cidade mais ameaçada do mundo. Geografia, densidade demográfica e desigualdade social agravam a situação, segundo especialistas.

 

Metrópoles: Alexandre Birman homenageia Lina Bo Bardi em coleção conceitual

Uma das figuras mais relevantes da arquitetura moderna, a ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) inspirou a nova coleção da marca Alexandre Birman. O resultado são calçados conceituais, com design que mescla moda e arte.

 

Observatório das Metrópoles: Núcleo Curitiba promove curso de extensão sobre operacionalização de políticas públicas

Os temas a serem trabalhados incluem a implementação e fiscalização de políticas públicas, cobrindo o funcionamento dos sistemas nacionais de políticas sociais (SUS, SUAS, etc), a estrutura organizacional e orçamentária, os marcos legais, os mecanismos de participação popular e controle social. 

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Clipping

Rede CAU Comunica unificará discurso e aproveitará capilaridade do setor 

Clipping

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC 

Pular para o conteúdo