PATRIMÔNIO CULTURAL

Arquiteta mineira Luciana Rocha Feres é a nova presidente do IPHAN

A arquiteta e urbanista mineira Luciana Rocha Feres é a nova presidente do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), conforme ato publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira, dia 11 de dezembro, assinado pelo ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil). Ela substitui a historiadora Katia Bogéa.

 

Luciana Rocha Feres é a nova presidente do IPHAN Foto: Reprodução LinkedIn

 

A nova presidente do Iphan, nascida em Belo Horizonte,  é formada pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem doutorado pela Universidade de Massachusetts. Atuou como diretora na Fundação Municipal de Cultura (2013 a 2016) e gerente de Cultura no Sesc de Minas (2017 a 2019). Foi coordenadora do Programa de Candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha a Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Luciana Feres afirma defender uma conexão “abrangente” entre o patrimônio histórico cultural e o ambiente em que está inserido. “Tem que ter uma visão global, de parceria”, afirmou, em entrevista ao Estadão.

 

A troca faz parte de uma mudança geral no setor cultural em implementação pelo  recém nomeado secretário especial da Cultura , o dramaturgo e diretor Roberto Alvim. A revista Época informou, contudo, que a indicação da nova presidente foi do próprio Ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antônio, ao qual a Secretaria está subordinada.

 

Há poucos dias, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA) enviou  uma carta ao presidente Jair Bolsonaro na qual defendia a permanência de Bogéa no cargo e enalteceu o trabalho da aliada à frente do IPHAN. A carta foi enviada em nome da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Histórico e Nacional, presidida por Rocha.

 

O site Escavador, citando como fonte a plataforma Lattes, informa o seguinte sobre Luciana Rocha Feres : “Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PPGACPS/UFMG) e bolsista/pesquisadora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participante do PDSE – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES) na University of Massachusetts, Amherst, Estados Unidos (2018-2019). Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (2002), especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica (1999) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (1995). Foi Gerente de Cultura do SESC em Minas Gerais (2017-2019). Foi coordenadora do Programa de Candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha a Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Atuou na Diretoria de Museus e Centros de Referência (2013 a 2015) e na Diretoria do Conjunto Moderno da Pampulha (2015-2016), ambos na Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Entre 2011 e 2016 foi membro do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e de 2011 a 2014 foi membro do Conselho Estadual do Patrimônio do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professora do Curso de pós graduação em Planejamento Urbano e Ambiental do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e professora convidada no curso de pós graduação em Revitalização Urbana e Arquitetônica (Escola de Arquitetura/UFMG). Possui experiência docente na área de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história e teoria da arquitetura e do urbanismo, preservação e gestão do patrimônio cultural e ambiental urbano, educação patrimonial, intervenções em edificações e áreas urbanas de interesse de preservação, cultura e cidades”.

 

Com informações do Estadão

Uma resposta

  1. Parabéns pela indicação da Colega Luciana Rocha Feres, à Presidência do IPHAN !
    .
    Enfim, uma Luz no fim do Túnel…
    .
    Aos poucos, tudo será colocado em seu devido lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PATRIMÔNIO CULTURAL

Seminário em Ouro Preto traça radiografia da legislação de patrimônio cultural

PATRIMÔNIO CULTURAL

Iphan divulga relatório sobre danos ocasionados ao Patrimônio nas sedes dos três poderes

PATRIMÔNIO CULTURAL

IPHAN lança versão digital do Atlas dos Monumentos Históricos e Artísticos do Brasil

CONCURSOS DE AU

Museu do Ipiranga reabre com projeto de restauro selecionado em concurso público

Skip to content