ARQUITETOS EM DESTAQUE

Grandes empresas promovem a Arquitetura e Urbanismo na mídia nacional

Arquitetos e urbanistas são profissionais essenciais para o desenvolvimento econômico e cultural do Brasil. Esse reconhecimento vem de diversas empresas – líderes em seus segmentos – que estão valorizando a Arquitetura e Urbanismo em campanhas publicitárias de alcance nacional. Gigantes como Bradesco, Grupo CCR, Madero e o Banco do Brasil recentemente lançaram iniciativas que destacam a importância de nosso trabalho para levar o país à frente. São iniciativas que, junto às campanhas nacionais realizadas pelo CAU/BR, ajudam a popularizar a Arquitetura e Urbanismo junto à população e são importantíssimas: pesquisa do CAU/BR realizada em parceria com o Instituto Datafolha revelou que 85% da população que já fez obras de construção ou reforma não contou com a assistência de arquitetos ou engenheiros.

 

 

A Rede Globo veiculou no começo do ano a campanha “Em Movimento”, patrocinada pelo Banco Bradesco e pelo Grupo CCR (empresa de infraestrutura). Vídeos e reportagens foram veiculados na TV e internet, mostrando que o Brasil constroi 745.000 imóveis por ano e o papel dos arquitetos e urbanistas na construção das cidades. “Arquitetos se movem para imaginar, planejar a atender às mudanças de comportamento. É uma indústria que move riquezas, que move cidades e constroi o Brasil”, diz o vídeo principal, veiculado na TV Globo (assista aqui).

 

No portal Globo.com, foram publicadas várias reportagens detalhando as tendências da Arquitetura, destacando o projeto do Metrô de Salvador e mostrando o crescimento do mercado de reformas, inclusive com uma entrevista exclusiva com o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães. “Os arquitetos estão levando serviços de melhor qualidade à população de baixa renda”, disse Luciano. Confira a matéria completa aqui.

 

 

ARQUITETURA DO ENCONTRO
A rede de restaurantes Madero destacou a Arquitetura como um dos fatores primordiais de seu sucesso comercial. A campanha “Arquitetura do Encontro” foi veiculada em rede nacional de televisão e nas principais revistas do país, destacando o trabalho da arquiteta Kethlen Ribas Durski, que assina o projeto de todos os 45 restaurantes da rede. Confira aqui. 

 

Partindo do Centro Histórico de Curutiba como referência, Kethlen conseguiu unir nos seus projetos o requinte do rústico e o descolado do confortável. A campanha nacional do Madero também destaca as soluções tecnológicas adotadas nos restaurantes que usam estruturas de containers para servir o público. “O Madero tem essa coisa do prazer de servir, o respeito com o cliente, e o ambiente precisa estar falando a mesma língua”, afirma a arquiteta.

 

 

ARQUITETURA COMO IDENTIDADE
Em meio às comemorações do aniversário da capital federal, no dia 21 de abril, o Banco do Brasil lançou em parceria com o jornal Correio Braziliense a série “Brasília, patrimônio vivo: os protagonistas da história da capital”. O primeiro fascículo, de uma série de 16, começou falando de Arquitetura, “que fez desse quadradinho no Planalto Central um lugar conhecido, reconhecido, admirado, amado e, como não podia deixar de ser, também criticado”.

As estrelas do especial são os arquitetos que se formaram e trabalham na cidade: José Carlos Coutinho, professor da UnB; Paulo Paranhos, autor de projetos de diversas embaixadas; e Daniel Mangabeira, presidente do CAU/DF e sócio do premiado escritório Bloco Arquitetos. “A maior dificuldade é ser herdeiro dos grandes mestres como Oscar, Lucio e Lelé. Acho que todos os arquitetos têm de fazer uma reflexão profunda no sentido de trazer uma contribuição que seja uma continuação dessa história”, afirma Paulo Paranhos. Clique aqui para ler. 

 

 

CAMPANHAS DO CAU/BR

O CAU/BR desde 2013 marca presença na mídia nacional com campanhas constantes de valorização da Arquitetura e Urbanismo. Em abril, o CAU/BR lançou o programa “Minuto Arquitetura para a Vida”, veiculado três vezes por semana na rádio CBN. O programa, que busca conscientizar a população brasileira sobre a necessidade da contratação de arquitetos e urbanistas em obras de reforma ou construção, é transmitido por 39 emissoras de rádio em 20 estados, impactando 242.000 ouvintes a cada edição. Veja aqui.

 

As campanhas do Dia do Arquiteto são veiculadas todos os anos em rede nacional. No ano passado, o tema foi “Cinco Razões para Contratar um Arquiteto”, com filmes de TV e internet, anúncios impressos e peças digitais. Seu alcance, apenas com 17 exibições na TV Globo e na TV Record, em rede nacional, durante a semana de 15 de dezembro, foi acima de 119 milhões de telespectadores. Somando-se a audiência a ser obtida em 62 exibições na TV fechada (GNT e Discovery), esse número ultrapassa 122 milhões de telespectadores. Saiba mais aqui.

2 respostas

  1. uma vez por ano estas empresas comemoram o fato de ter um arquiteto. deveriam comemorar todos os dias indicando em letras maiores(note que não falei em letras garrafais) o trabalho feito por inumeros arquitetos que projetam aquilo que elas vendem. é como o açougue, vende a carne, mas não se importa com quem escolhe, qualifica e corta a carne. o trabalho dos arquitetos é subvalorizado e ganham menos do que todos, quando conseguem cobrar algo como 2% ou 3% é muito. sem o trabalho do arquiteto não há um bom edifício. se o empreendedor pagasse o que vale o nosso trabalho eles venderiam mais e melhor. o corretor que apenas repassa, fatura muito mais. e o pior ainda opina!

  2. buenas… concordo com o comentário do paulo…ainda somos uma categoria que não tem sua devida importancia reconhecida pela maioria da sociedade. o trabalho de projeto, com todas sua impplicações, nao é entendido no seu global, e é taxado de “caro” por “meia dúzia de rabiscos” e ideias…para comprovar, basta ver a discussao, ainda hoje, sobre a questao de licitações baseadas em um anteprojeto….heheh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

CAU/BR

Nota Oficial: SICCAU

CAU/BR

CAU/BR reforça laços com parlamentares federais para fortalecer pautas da categoria

CAU/BR

Concurso CAU Brasil: resultado final das provas objetivas e resultado provisório da prova discursiva

Pular para o conteúdo