CATEGORIA

Grandes nomes da arquitetura internacional discutem metrópoles olímpicas

O Consulado Geral Britânico, em parceria com o Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), promove o seminário “Londres e Rio de Janeiro – Metrópoles Olímpicas em Transformação.” O evento acontece na terça-feira, 3 de fevereiro, a partir das 9h, no auditório do IAB-RJ, no Flamengo, e é aberto ao público. Os interessados devem enviar e-mail para inscricoes@iabrj.org.br para reservar a vaga.

 

O seminário colocará em debate três temas: eventos esportivos globais e mobilidade urbana; revitalização da frente marítima (waterfront regeneration); e revitalização urbana e habitação social, todos com inspirações em Londres e no Rio de Janeiro. Participarão das discussões arquitetos, planejadores urbanos e gestores públicos brasileiros e britânicos, além de representantes do Royal Institute of British Architects (RIBA).

 

As numerosas transformações urbanas no leste de Londres, região em que foi construido o Parque Olímpico, tornaram-se referência em arquitetura e urbanismo no mundo. Para londrinos e especialistas emplanejamento urbano, este evento deixou vestígios e a confirmação de que os Jogos Olímpicos do século XXI podem ser pensados como instrumentos de desenvolvimento urbano para as cidades que os recebem.

 

Segundo o vice-presidente de Relações Institucionais do IAB-RJ, Ephim, Shluger, o encontro inicia um ciclo de colaboração entre o IAB e o RIBA, e tem por meta estreitar o relacionamento institucionais, além de promover reflexão sobre as melhores práticas e o aperfeiçoamento e especialização dos arquitetos e urbanistas.

 

“Com o kick-off desse evento, esperamos continuar esse intercâmbio essencial para a organização e resgate da prática profissional de arquitetura e desenho urbano no país”, afirmou Shluger.

 

Entre os palestrantes do evento destacam-se o multipremiado John McAslan, CEO na John McAslan + Partners, e eleito Arquiteto do Ano no Mundo em 2009; Adam Williams, chefe de design e planejamento na AECOM, que lidera um time multidisciplinar no design e desenvolvimento do Masterplan do Parque Olímpico Rio 2016; e Pablo Lazo, diretor adjunto de planejamento urbano na Arup e um dos líderes mundiais em urbanismo sustentável.

 

 

Publicado em 02/02/2015. Fonte: IAB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Oficinas do Projeto Amazônia 2040: Construindo um Futuro Sustentável na Amazônia Legal

CATEGORIA

24º Seminário Regional da CED estuda aperfeiçoamento do Código de Ética e Disciplina

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

CATEGORIA

CAU Brasil realiza audiências no Congresso Nacional com parlamentares

Skip to content