CATEGORIA

Guias BIM: convite da ABDI e do Ministério da Indústria para consulta pública

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços  (MDIC) e outros agentes de governo e do setor privado, vem desenvolvendo esforços buscando ampliar e acelerar a difusão da tecnologia BIMBuilding Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção) no Brasil.

 

As iniciativas em curso abrangem o apoio à normalização, a produção de Guias e a concepção e ativação de uma Plataforma BIM na web. Os Guias para o Processo de Projeto BIM visam orientar a implantação, contratação, coordenação e desenvolvimento de processo de projeto BIM, focado nas Edificações. A coletânea é composta por seis volumes e aborda os seguintes temas:

 

Guia 1: O Processo de projeto BIM

ü  Fundamentos do processo de projeto BIM e Diretrizes para o Desenvolvimento de componentes para Bibliotecas BIM.

 

Guia 2: Classificação da informação no BIM

ü  Diretrizes para uso dos sistemas de Classificação na gestão da informação no processo de projeto, na especificação de serviços e de materiais de construção.

 

Guia 3: BIM na Quantificação Orçamentação, planejamento e gestão de serviços da construção

ü  Diretrizes para extração de quantitativos de serviços, equipamentos e materiais para uso em estimativas e desenvolvimento de estimativas e análises de custos, planejamento da execução e sistemas de gestão para obras baseadas em projetos BIM.

 

Guia 4: Contratação e Elaboração de projetos BIM na arquitetura e engenharia

ü  Diretrizes para a definição de escopo na elaboração de contratos e documentos de controle de projetos desenvolvidos em plataforma BIM.

 

Guia 5: Avaliação de desempenho energético

ü  Diretrizes e requisitos para o desenvolvimento de modelos e simulações de desempenho energético para projetos desenvolvidos sobre plataforma BIM.

 

Guia 6: A Implantação de Processo de Projeto BIM

ü  Diretrizes para o planejamento da implantação de BIM nas organizações: diagnóstico, definição de metas, roadmap estratégico, plano de implantação nas quatro dimensões do BIM (tecnologia, processos, pessoas e procedimentos) e gerenciamento da implantação.

 

Os Guias 1 e 2 já foram submetidos à consulta aberta e passam por ajustes finais para editoração/publicação. Versões atualizadas desses Guias constam no site apenas para referência.

 

Reforçando o caráter colaborativo da tecnologia BIM queremos novamente oportunizar e solicitar a sua avaliação e considerações sobre os textos preliminares dos Guias 3 e 6, disponíveis no site www.guiasbim.com.br.

 

A sua opinião sobre os Guias 3 e 6 é muito importante. Acesse, cadastre-se, avalie os textos e nos envie seus comentários até 22 de maio de 2017. Qualquer dificuldade, escreva para [email protected]

 

Contamos com sua valiosa contribuição.

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

2 respostas

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo