Semana da Habitação

Habitação, pesquisa e ATHIS são destaques na 4ª Semana da Habitação

Na noite de 20 de agosto, durante a 4ª Semana da Habitação, os participantes acompanharam apresentações sobre habitação em Cabo Verde e capacidades profissionais e estatais para melhorias habitacionais. Além disso, foi apresentado, pela primeira vez, o Observatório ATHIS, que permitirá uma consulta integrada dos dados referentes às ações de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) nas unidades da federação.

A conselheira federal Carla Tames, coordenadora da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA-CAU/BR), abriu o evento com o tema “Missão de Cabo Verde”. A conselheira fez um breve relato sobre a missão em Cabo Verde, que contou com a presença da presidente do CAU/SP, Camila Moreno de Camargo. Carla explicou que o propósito da missão foi compartilhar experiências, boas práticas e conhecimentos em ATHIS. “Estávamos levando boas práticas, mas também estávamos observando. Aprendemos muitíssimo estando lá”, comentou a conselheira.

A missão foi financiada pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A equipe contou também com dois arquitetos e urbanistas do Ministério das Cidades. “Foi uma riqueza perceber como, das parcerias, nós podemos tirar algumas soluções”, comentou a presidente do CAU/SP.

Cabo Verde

Após a apresentação da conselheira federal Carla Tames, o arquiteto Job Amado, da Ordem dos Arquitetos de Cabo Verde (OAC), conduziu o painel ‘O Endereço da Habitação – Ordem dos Arquitetos de Cabo Verde’. Job explicou o processo de formação e desenvolvimento de Cabo Verde, destacando as consequências do crescimento exponencial da população e das cidades. “O crescimento faz com que os investimentos em infraestrutura sejam muito mais custosos”, comentou.

O arquiteto falou sobre projetos de habitação em Cabo Verde e como eles mudaram a vida das pessoas envolvidas. Um dos projetos mencionados por Job foi o “Outros Bairros”, que buscou reabilitar um assentamento precário no país.

IPEA

O painel “Capacidades profissionais e estatais para viabilizar as melhorias habitacionais” foi apresentado pelo arquiteto e urbanista Cleandro Krause, mestre e doutor em Planejamento Urbano e Regional e técnico de planejamento e pesquisa do IPEA, e pelo doutor em Geografia Renato Balbim, pesquisador do IPEA e especialista em Reestruturação Urbana.

Os pesquisadores refletiram sobre o que é possível fazer para pensar e colocar em prática as melhorias habitacionais. Renato destacou a importância de desenvolver formas articuladas de atuação, além de quantificar e qualificar as capacidades técnicas relacionadas à ATHIS. Renato também comentou sobre a valorização do profissional arquiteto e urbanista.

Os servidores do IPEA comentaram que essas reflexões estão postas no acordo de cooperação técnica entre o IPEA e o CAU/BR.

Observatório ATHIS

A assessora especial da Presidência do CAU/BR, Sandra Marinho, dividiu com os participantes da 4ª Semana da Habitação, pela primeira vez, a nova plataforma sobre ATHIS. “O observatório é uma plataforma que organizará e disponibilizará dados produzidos pelos CAU/UFs. Além de uma plataforma de dados, queremos que seja uma ferramenta de trabalho que facilite o dia a dia dos CAU/UFs”, explicou Sandra.

O Observatório ATHIS tem também o objetivo de apresentar uma visão sistêmica dos dados e que esses dados possam ser compartilhados com outros CAU/UFs. Sandra explicou que a plataforma não é apenas um depósito de dados, mas também uma maneira de compartilhar informações. “Se a informação não é compartilhada, ela não cumpre o seu objetivo”, enfatizou.

O Observatório ATHIS é uma evolução do portal Moradia Digna, que foi produzido durante o Programa Mais Arquitetos. Os servidores do IPEA comentaram que essas reflexões estão postas no acordo de cooperação técnica entre o IPEA e o CAU/BR.

Debate

Após as apresentações, os palestrantes da noite participaram de um debate que contou com as contribuições e dúvidas dos participantes. O debate foi conduzido pelo conselheiro federal Marcelo Machado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Assessoria técnica é tema de debate na última noite da 4ª Semana da Habitação

Projeto HABITATHIS encerra Semana da Habitação do CAU/BR em Fortaleza

Troca de experiências marca tarde da 4ª Semana da Habitação

Pular para o conteúdo