O site HuffPost Brasil, da Editora Abril, publicou reportagem sobre o apoio que os moradores da região de Heliópolis, em São Paulo, recebem do projeto Habitat na Comunidade da ONG Habitat para a Humanidade. O projeto oferece uma consultoria de arquitetura e crédito para reformas em moradias autoconstruídas de famílias em situações insalubres e de vulnerabilidade social. Presente em outros seis estados, o Habitat na Comunidade acontece desde 2013 em Heliópolis, onde mais de 760 famílias já tiveram suas casas reformadas.
A partir da inclusão no programa, a família recebe visitas técnicas para a elaboração de diagnóstico, definição da obra a ser executada e apresentação do orçamento.
O valor total da obra é repartido entre a ONG e o morador contemplado, que deverá arcar com 30% da reforma, podendo pagar em até 18 parcelas. O financiamento é administrado por uma organização social local, a UNAS. Os outros 70% ficam a cargo da Habitat, que consegue captar recursos com a iniciativa privada.
A reportagem que tem como titulo, “Arquitetos transformam a casa e a vida de famílias pobres de Heliópolis, em São Paulo”, também conta a história da arquiteta Mariana Estevão, especializada em saúde pública. A arquiteta criou a ONG Soluções Urbanas e o Arquiteto de Família, programa iniciado em 2009 no Morro Vital Brasil, em Niterói (RJ), com apoio do Instituto Vital Brasil e agora, trabalha como diretora de projetos na Habitat para a Humanidade em São Paulo. “As famílias me chamavam para ver como eram as suas casas, e eu ficava angustiada. Não concebia como as pessoas moravam naquela condição e não tinham a consciência de que a insalubridade poderia levar a riscos à saúde e acidentes”, ressalta.
Acesse a integra da matéria clicando aqui.
Publicado em 04/11/2016