Clipping

IAB divulga nota com expectativas para a nova gestão do CAU Brasil 


12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 09 de Janeiro de 2024. 

 

Edição #16933 

 

Brasília, 09 de Janeiro de 2024. 

 

DESTAQUES 

 

CAU/BR: IAB divulga nota com expectativas para a nova gestão do CAU Brasil 

Na nota, a direção nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) parabeniza os conselheiros (as) eleitos (as) durante a última eleição do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e apresenta as expectativas em relação às diretrizes e ações a serem implementadas durante o mandato 2024-2026. 

 

Agência Brasil: Exposição lembra história do icônico Hotel Quitandinha em Petrópolis 

Um dos cartões-postais mais conhecidos de Petrópolis, por causa de sua arquitetura, o Quitandinha faz 80 anos em 2024. A exposição estará aberta de terça-feira a domingo, das 11h às 18h, no Centro Cultural Quitandinha. A entrada é franca para todas as atividades. 

 

Agência Brasil: Palácios destruídos em 8/1 foram restaurados; parte do acervo não 

A depredação provocada pelos atos do dia 8 de janeiro atingiu parte do conjunto arquitetônico dos três principais palácios da República, que são tombados como patrimônio mundial, deixando prejuízos milionários e com perdas inestimáveis. Desde então, muitas obras foram restauradas, enquanto outras, ainda estão em fase de restauração. 

 

CBIC: ANA abre consulta pública para aprimorar normas de avaliação de água e esgoto 

A proposta abrange critérios de avaliação, indicadores de nível de serviço, eficiência e sustentabilidade, padrões de referência, metas de desempenho, diretrizes para coleta de informações, relatório de avaliação e comprovação da adoção da norma. 

 

ArchDaily: A mobilidade urbana sob o olhar das crianças

O Instituto Corrida Amiga promove atividades lúdico-educativas em diversas instituições de ensino, contando com o apoio do programa CAU Educa do CAU/SP. Destacamos a elaboração da publicação “A cidade sob o olhar das crianças a partir da mobilidade urbana”, cujo propósito é contribuir para a identificação de estratégias que ampliem a participação infantil nas decisões em diversas escalas – cidade, bairro, rua – com especial atenção à mobilidade urbana. 

 

CAU NA MÍDIA 

 

A Crítica: Presidente do Conselho de Arquitetuto e Urbanismo de MS é reeleito para triênio 2024-2026 

A eleição ocorreu durante a 144ª Reunião Plenária Ordinária na última sexta-feira (5), onde Soares foi escolhido por unanimidade. O conselheiro Jordano Valota assumirá como 1º vice-presidente e Charis Guernieri como 2ª vice. 

 

CAU DIVERSOS 

 

CAU/MS: João Augusto Soares é reeleito presidente do CAU/MS para a gestão 2024-2026 

João Augusto tem 68 anos e se formou em arquitetura e urbanismo em 1980, pela Universidade Gama Filho/RJ. 

 

CAU/MT: Anuidade 2024: como solicitar desconto de ações afirmativas 

Os descontos não são automáticos e precisam ser solicitados através do portal SICCAU. Confira no site o passo a passo.  

  

CAU/PI: Arquiteto e Urbanista Gerardo Fonseca é eleito presidente do CAU/PI para o triênio 2024-2026; Edmo Campos é eleito para vice-presidência 

O vice-presidente eleito afirmou que reconhece a importância e a responsabilidade de dar continuidade aos trabalhos realizados pela gestão do ex-presidente.  

 

CAU/SP: No dia 11/01, primeira reunião plenária do ano tem eleições para presidente, vice e comissões ordinárias do CAU/SP 

Na mesma data, também serão eleitos os membros, coordenadores(as) e coordenadores(as) adjuntos(as) das comissões ordinárias.  

 

CAU/SP: Curso online oferece capacitação em saneamento para zona rural; inscrições encerram no dia 20/01 

Este curso integra o projeto de capacitação “Da Ponte pra Cá”, aprovado através do Termo de Fomento 004/2023 do Edital CAU Capacita e tem como objetivo a realização de ações de capacitação em saneamento rural com ênfase em Soluções Baseadas na Natureza (SbN). 

 

ENTIDADES 

 

CBIC: Inovação em ações sustentáveis reduzem impactos na construção 

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) incorporou em sua agenda o compromisso de colaborar com o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU por meio de iniciativas promovidas pela entidade. 

 

CBIC: ABNT inicia consulta pública para aprimoramento de normas na construção   

A nova norma concentra-se em qualificar padrões apenas para indicadores de nível de serviço, excluindo eficiência e sustentabilidade. Essas mudanças têm como objetivo esclarecer responsabilidades, aprimorar a precisão dos indicadores e graduar a implementação da norma. 

 

FNA: Um Ano Após Ataque, FNA Reforça Sua Confiança Na Democracia E No Respeito Aos Patrimônios Brasileiros 

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) se une àqueles que defendem a Democracia como um valor imprescindível, a Constituição, Carta Magna do país, bem como os símbolos arquitetônicos, os artísticos e os culturais. 

 

ESPECIALIZADOS 

 

ArchDaily: Anunciados os vencedores do RIBA President’s Medals 2023, melhores projetos de graduação do Reino Unido 

Em sua 187ª edição, RIBA’s President’s Medals têm sido o símbolo da excelência arquitetônica, permanecendo o mais antigo dentro do âmbito institucional. No geral, os projetos vencedores demonstram um forte foco em “como a arquitetura pode atender às necessidades das pessoas e suas comunidades”. 

 

ArchDaily: 25 Anos da cor do ano Pantone: 50 projetos coloridos que seguem as tendências 

Conhecido internacionalmente como um dos maiores referenciais em cores, o programa Pantone Color of the Year tem previsto e direcionado as tendências de cor nos últimos 25 anos, refletindo o ambiente cultural em diversos setores criativos que utilizam a linguagem da cor e a psicologia das cores, como branding, marketing, moda, além de arquitetura e design. 

 

Casa Vogue: Curitiba é eleita a cidade mais inteligente do mundo 

A capital paranaense desbancou outras metrópoles que se destacam no campo, como Barranquilla (Colômbia), Cascais (Portugal), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas) e Sunderland (Reino Unido), aparecendo pela quinta vez entre as seis cidades mais inteligentes do mundo. 

 

MAIS NOTÍCIAS 

 

Portal Marcos Santos: Exposição sobre arquitetura e construção civil japonesa entra em cartaz dia 10, no Palácio da Justiça

O evento acontece do dia 10 de janeiro a 3 de fevereiro, de forma aberta ao público e vai reunir vários painéis de obras relacionados a paisagens e construções japonesas consideradas como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que são apresentados em fotografias, textos e vídeos.

 

Jornal do Brasil: Exposição lembra história do icônico Hotel Quitandinha em Petrópolis 

Um dos cartões-postais mais conhecidos de Petrópolis, por causa de sua arquitetura, o Quitandinha faz 80 anos em 2024. A exposição, que tem entrada gratuita, foi pensada na própria construção do prédio e reúne fotografias e imagens diversas. 

 

Estadão: Lei do Zoneamento: Nunes diz que vai vetar trecho sobre tombamentos e prepara mudanças em conselho 

Organizações têm defendido barrar artigos que submetem decisões sobre patrimônio cultural a aval de vereadores. 

  

 O Globo: Pesquisas mostram que ilhas de calor estão em bairros mais pobres do Rio 

Subúrbio é a região com temperatura média mais elevada; construções precárias e falta de vegetação são vilões do conforto térmico. 

 

O Globo: Governo vai repassar 300 imóveis inutilizados da União para habitação ou criação de escolas e hospitais 

Prédios, terrenos e galpões poderão ser usados para moradia popular, saúde pública, educação, atividades esportivas e culturais. Estação Leopoldina, no Rio, será espaço de eventos. 

 

G1/SP: Prefeito de SP afirma que vai vetar trecho da nova Lei de Zoneamento que prevê que vereadores decidam sobre tombamentos de imóveis 

O texto aprovado pela Câmara Municipal obriga que o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (Conpresp) formule as propostas de tombamento e transforme em projetos de lei a serem aprovados ou não pelos vereadores. Especialistas criticaram alteração. 

 

G1/SP: MPF pede multa diária de R$10 mil após prefeitura não cumprir decreto de desocupação da CDHU 

Conjunto habitacional, que possui 880 apartamentos, divididos em 44 blocos com cinco andares cada, é alvo de processo na Justiça que apura a responsabilidade pela precariedade na estrutura do local. Administração municipal foi obrigada a realocar famílias. 

 

G1/PA: Santarenos tiram dúvidas durante audiências públicas do Programa de Regularização Fundiária Urbana 

Inicialmente, o programa deve regularizar a documentação de mais de 10 mil moradias em Santarém. 

 

G1/SP: Instituto denuncia por crime de abuso de autoridade vereador de SP que quer CPI contra padre Júlio Lancellotti; MP analisa pedido 

Advogados que representam o Instituto Padre Ticão dizem que CPI têm viés eleitoreiro e foi feita sem justa causa fundamentada. Autor do pedido contra Lancellotti, o vereador Rubinho Nunes (União) disse que medida é ‘apenas mais uma tentativa de retaliação para blindar as ONGs’. 

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Conheça alguns projetos inspirados em técnicas dos povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Pular para o conteúdo