CATEGORIA

IAB lança concurso para escolher marca do Congresso UIA 2020 RIO

 

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) lançou o edital do concurso público nacional para escolher a identidade visual do UIA 2020 RIO, o 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos/UIA, que será realizado pela primeira vez no Brasil. Organizada pelo IAB-RJ e com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), a competição está aberta a designers e arquitetos de todo o país, além de estrangeiros associados a profissionais brasileiros.

 

Veja aqui o site do concurso. 

 

As inscrições estarão abertas a partir do dia 18 de dezembro, e o prazo se encerra no dia 29 de janeiro de 2016.  A divulgação do resultado está marcada para o dia 26 de fevereiro, e a premiação ocorrerá no dia 15 de março. O vencedor assinará um contrato para desenvolver a identidade visual do evento. As bases do concurso estarão disponíveis a partir da data do lançamento no site concursouia2020rio.iabrj.org.br. O idioma oficial do material do congresso é o inglês.

 

O tema do congresso é “Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21”. De acordo com o coordenador do concurso, arquiteto Claudio Taulois, a capital carioca reúne contrastes e acertos representativos da diversidade urbana das cidades contemporâneas. A marca do evento poderá representar características da cidade-sede e também o conceito do tema.

 

“A identidade visual do UIA 2020 RIO deverá despertar nos arquitetos de todo o mundo o interesse em participar do evento, permitindo leitura clara e associação imediata com o congresso. Ela deverá ainda causar impacto positivo nos profissionais, nas instituições e nas empresas cuja adesão ao evento é esperada”, explicou Taulois.

 

A designer Bitiz Afflalo, consultora do concurso, esclarece alguns valores necessários ao sistema de identidade visual do UIA 2020 RIO:

 

“A marca deve ser um elemento de aproximação dos arquitetos com o público brasileiro e uma imagem que aproxime a arquitetura latino-americana do mundo. Além disso, deve refletir o espírito da cidade em que o evento será realizado, o Rio.”

 

As versões do sistema de identidade visual deverão contemplar três formações: completa, média e curta. A versão mais completa tem como conteúdo a marca, a denominação (27º Congresso Mundial de Arquitetos da UIA) e o tema do evento. A marca poderá surgir em várias situações, como no sentido horizontal ou vertical e sobre fundo claro ou escuro. Além disso, é requisito fundamental que a marca tenha a capacidade de redução para impressão em objetos pequenos, como lápis e canetas.

 

Para o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, a promoção do concurso da marca do UIA 2020 RIO é mais um passo em busca do sucesso do congresso, que pode ajudar na requalificação da profissão e na construção de um diálogo produtivo com a sociedade brasileira: “O objetivo do IAB não é organizar o maior evento de arquitetura do mundo, mas buscar a melhor inserção da atividade perante a sociedade e os poderes públicos, reordenando as condições de exercício profissional no país. Esperamos que a marca escolhida transmita a ideia de que o congresso é um fórum em que os participantes poderão, além de confraternizar com seus pares, atualizar-se com os temas que reflitam o estado da arte da arquitetura e do urbanismo”.

 

Um dos mais importantes eventos da cidade pós-olímpica, o UIA 2020 RIO deve reunir cerca de 15 mil arquitetos de todo o mundo na capital carioca para discutir a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e da multiplicidade de formas de construção das cidades, além de promover a reinserção da profissão no meio social.

 

Segundo o presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes Neto, o Conselho tem orgulho em poder apoiar um evento de tamanha expressão, que contribuirá decisivamente para a consolidação da arquitetura no país. “O UIA 2020 RIO será um espaço privilegiado para a congregação das ideias de todas as entidades que representam a arquitetura. O congresso será uma oportunidade de a gente mostrar a importância do nosso trabalho para a sociedade e de reunir colegas de todo o mundo para discutir questões que afetam a todos.”

 

O presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, lembra que apenas 8% da população brasileira entende o papel do arquiteto. O arquiteto alerta que a profissão precisa se sensibilizar por temas mais próximos ao cotidiano das grandes cidades: habitação, mobilidade, acessibilidade e meio ambiente. “O congresso vai ajudar o conjunto da sociedade brasileira a entender que as ações de plano e de projeto são fundamentais para a construção de espaços físicos melhores, capazes de promover equidade e um futuro melhor para as próximas gerações”.

 

O UIA 2020 Rio tem o apoio do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP), da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), da Associação Brasileira de Arquitetura Paisagística (ABAP), da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ).

 

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

5 respostas

  1. PASSADOS QUATRO DIAS DO LAÇAMENTO DO CONCURSO NÃO SE TEM ACESSO AO REGULAMENTO PORQUE O SITE INDICADO “NÃO ABRE”.
    FAVOR FORNECER INSTRUÇÕES.
    GRATO
    MORAES DE CASTRO

  2. ERRATA :”LAÇAMENTO”, ÓBVIAMENTE LEIA-SE “LANÇAMENTO”. GRATO.MC

  3. Boa Noite,

    Concordo com Antonio Carlos Moraes de Castro, realmente este site indicado “não abre”.

    Att.

    MariaSerafini

  4. O valor total da premiação escrito por extenso está errado, apontando R$35.000,00, quando o valor correto é de R$30.000,00.

  5. Nao consigo acessar o site do concurso da logomarca.
    Fico no aguardo.

    Atenciosamente,
    Mateus Montenegro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo