CATEGORIA

IAB-MG lança projeto que integrará Arquitetura, Turismo e Educação Patrimonial

Folder-Arquitetanto-Roteiros-baixa-1

 

Famosa pela sua comida mineira e pelos seus bares e restaurantes, registrando uma forte ação gastronômica, a Capital Mineira seduz pela hospitalidade dos seus moradores. Com clima agradável, recebe seus visitantes com muita arte e cultura. O seu riquíssimo acervo arquitetônico, com maravilhosos exemplares dos estilos, eclético, art-déco, modernista, pós-moderno, entre outros, é conhecido internacionalmente e é inspiradora fonte de pesquisa, especialmente para estudantes de arquitetura e urbanismo. O Conjunto Moderno da Pampulha, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, é candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade, o sucesso desta candidatura abrirá novas perspectivas para Belo Horizonte.

 

E é com foco nesta produção arquitetônica, urbanística e paisagística da capital mineira e com o objetivo de despertar e instigar o olhar arquitetônico e trazer à tona percepções até então “despercebidas” e/ou invisíveis ao olhar no dia a dia, que o IAB/MG, Departamento de MG do Instituto de Arquitetos do Brasil, lança o projeto “Arquitetando roteiros em BH”.

 

O projeto vem confirmar a presença do IAB-MG como ator e entidade responsável em contribuir por uma cidade melhor, qualificando a sua arquitetura, o seu patrimônio, a vida da sociedade e congregando os arquitetos e urbanistas. O Projeto levará também a Educação Patrimonial aos alunos de escolas públicas e ocupação social, de modo a contribuir na formação consciente dos mesmos, no que tange à responsabilidade quanto ao patrimônio construído e imaterial da cidade.

 

O projeto proporcionará roteiros turísticos, com foco na Arquitetura e Urbanismo, em Belo Horizonte. Os passeios serão guiados por profissionais ligados às áreas de Arquitetura e Urbanismo eTurismo, apresentando não só as edificações em si, mas contextualizando a relação da arquitetura com a história e legado da formação, tanto do desenho urbano quanto do desenvolvimento sociocultural de BH.

 

Os passeios sairão da Sede do IAB-MG, no bairro Cruzeiro, quando acontecerá um bate papo introdutório e conceitual do roteiro escolhido.

 

Publicado em 25/05/2016

 

FONTE: CAU/MG

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo