CONCURSOS DE AU

IAB-RJ apresenta proposta vencedora do concurso para estande brasileiro no UIA2017SEOUL

A proposta dos arquitetos Alexandre Kuroda, Renata Portelada e Thomas Takeuchi e dos estudantes de arquitetura Caio Cavalcanti e Isadora Tebaldi para o estande brasileiro no 26º Congresso Mundial de Arquitetura – UIA2017SEOUL foi a vencedora do Concurso Estande Seul. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), com organização do IAB-RJ, a competição recebeu 85 inscrições, e 51 trabalhos foram entregues. O resultado foi divulgado em cerimônia no auditório da Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ, na noite de terça-feira, 9 de maio.

 

Projeto vencedor. Autores: Alexandre Kuroda, Renata Portelada, Thomas Takeuchi, Caio Cavalcanti e Isadora Tebaldi

 

Clique aqui para baixar a ata do júri

 

Para a comissão julgadora, composta por Luiz Fernando Janot, João Pedro Backheuser e Cláudio Crispim, o trabalho da equipe liderada por Kuroda magnetiza a atenção do passante por sua hipnótica fita flutuante em meio a uma estrutura de permeabilidade visual plena, que condiz com o perfil aberto e expansivo do carioca. “De uma contemporaneidade marcante, o ato de co-criar, tão caro à geração atual em todo o mundo, é realizado através da disponibilização de adesivos aos visitantes, que modificam o espaço ao sabor da intervenção coletiva. Este ato extrapola as fronteiras da interatividade, assumindo a colaboração como condição para a existência do estande”, afirmou o júri.

 

Com estrutura modular de 0,50 por 0,50 metros, o estande vencedor faz uma interpretação do austero racionalismo modernista, que se contrapõe com a uma sensual fita curvilínea construída com a mesma técnica da cadeira tipo espaguete, em referência ao design popular brasileiro. Pedras portuguesas são ainda empregadas no piso em alusão a um dos principais símbolos da cidade: o calçadão de Copacabana.

 

“Muito marcante na cultura brasileira, a apropriação é de caráter fundamental para completar o projeto. O público é convidado a intervir diretamente com o estande através de colagem de adesivos com mensagens. Além de promover o UIA2020RIO, o estande busca inspirar curiosidade e estabelece novos vínculos para além dos dias do congresso”, explicaram os arquitetos vencedores no memorial descritivo do projeto.

 

Os trabalhos de Renata Araujo, Lucas Pereira e Leonardo Dias; e de Bruno Marinho e Luiz Marinho foram classificados em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Cada um receberá um prêmio no valor de R$ 5 mil. Já os autores do projeto vencedor receberão R$ 20 mil. A comissão julgadora concedeu também menções honrosas aos trabalhos de Bruno Jin Young Kim, de Thiago Magri Benucci e de Isabela Canêdo Miranda.

 

Antes do anúncio dos vencedores da competição, o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, lembrou que a promoção de concursos de projeto é uma atribuição do Instituto, que consta na ata de fundação entidade. “Dentro da perspectiva histórica do IAB, com o apoio do IAB-RJ e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), resolvemos ampliar a consulta para escolha do estande brasileiro para o 26º Congresso Mundial de Arquitetura, alcançando assim o melhor resultado. O número de trabalhos apresentados foi expressivo. O trabalho de escolher a melhor proposta não deve ter sido fácil ao júri. Temos representações de alta qualidade”, afirmou Magalhães.

 

Organizado pelo IAB-RJ, com patrocínio do CAU/RJ, o concurso é um passo importante rumo ao 27º Congresso Mundial de Arquitetura – UIA2020RIO, que será realizado no Rio de Janeiro, em julho de 2020. O congresso será o maior evento do Rio após as Olimpíadas. A expectativa do IAB é de receber entre 15 mil e 20 mil arquitetos de todo o mundo na capital carioca.

 

Com o tema “Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21”, o congresso conta com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ), do Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP) e da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA).

 

Vencedores do concurso Estande Seul. Da esquerda para direita: Fernando Delgado, Isabela Miranda, Pedro da Luz (pres. IAB-RJ), Jerônimo de Moraes (pres. CAU/RJ), Claudio Taulois (coord. do concurso), Caio Cavalcanti, Cláudio Crispim (membro do júri), Bruno Marinho e Sérgio Magalhães (pres. IAB)

 

Projeto classificado em 2º lugar. Autores: Renata de Oliveira Araujo, Lucas Menezes Pereira e Leonardo Fernandes Dias
Projeto classificado em 3º lugar. Autores: Bruno Marinho e Luiz Marinho

 

Menção Honrosa. Autores: Bruno Jin Young Kim, Tiago Martinelli, Alexandre Sato, Otavio Nagano, Douglas Higa e Caio Yuzo

 

Menção honrosa: Autores: Thiago Magri Benucci

 

Menção honrosa: Autores: Isabela Canêdo Miranda e Fernando Delgado

 

Fonte: IAB/RJ

Uma resposta

  1. PARABÉNS AO IAB
    PARABÉNS AO VENCEDOR PELO BELO PROJETO!
    PARABÉNS AOS DEMAIS PREMIADOS.
    ESTE TEM SIDO O CAMINHO – CONCURSO PÚBLICO!
    CORDIAIS SAUDAÇÕES
    VANIA AVELAR
    ARQUITETA URBANISTA/MESTRE
    IAB-PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CONCURSOS DE AU

Conselho Nacional de Justiça anuncia concurso público com vaga para profissional de Arquitetura

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

CONCURSOS DE AU

Novacap anuncia Concurso Público com vagas para arquitetos e urbanistas

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

Pular para o conteúdo