CATEGORIA

II ARQAmazônia reunirá cerca de 1.500 arquitetos em Manaus

O II Congresso Internacional de Arquitetura e Sustentabilidade na Amazônia (II ARQAmazônia) será realizado em Manaus, no Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasques, de 14 a 16 de setembro deste ano. Com o tema “Cidade e natureza, ambiente de todos”, o evento visa a propor modelos urbanos e arquitetônicos sustentáveis de apelo ecológico na Amazônia Continental a partir de propostas teóricas e experiências de projeto. O II ARQ Amazônia servirá de preparatório para o 27º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA), que acontecerá pela primeira vez no Brasil em 2020, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Mais informações estarão disponíveis, futuramente, no site www.arqamazonia2016.com.br.

 

Promovido pela Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA), com organização do IAB-AM, o II ARQ Amazônia reunirá cerca de 1.500 congressistas. As palestras, as mesas-redondas e os debates serão norteados por quatro eixos temáticos: cidade e produção do espaço na Amazônia; projeto de arquitetura e urbanismo para a Amazônia; gestão e planejamento urbano territorial; e tecnologias sustentáveis para a Amazônia. Fazem parte da programação também a Mostra de Arquitetura Amazônia e a exposição fotográfica de Severiano Porto.

 

 

Para o presidente do IAB-AM e conselheiro do CAU/BR, Claudemir José Andrade, o II ARQAmazônia vai ajudar na promoção e socialização de pesquisas e experiências entre os profissionais da macrorregião Amazônia Continental. “O congresso será importante para reforçar a prática da arquitetura e urbanismo para os novos desafios da sustentabilidade. Esperamos poder contribuir para o desenvolvimento e implantação de soluções arquitetônicas bioclimáticas, assim como seus critérios de sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, afirmou.

 

A primeira edição do ARQAmazônia foi realizada na cidade de Iquitos, no Peru, em 2013. A partir de então, o evento passou a fazer parte do calendário de eventos da FPAA. Simultaneamente ao II ARQAmazônia, são previstos três eventos: a reunião de diretoria da FPAA, a Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU) e a reunião da Comissão de Ética e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CED-CAU/BR).

 

 

Publicado em 02/02/2016. Fonte: IAB

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto de assistência técnica do CAU/BR apoia municípios gaúchos afetados por enchentes

Política de Convivência e Uso das Redes Sociais do CAU/BR

CAU/BR recebe representantes do Observatório de Empreendedorismo Feminino

Pular para o conteúdo