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II Seminário de Capacitação do CAU Brasil (Gestão 2021/2023) reúne Conselheiros Federais e Gestores para conversas sobre desafios de gestão

O CAU Brasil realizou com sucesso o II Seminário de Capacitação dos Conselheiros, no dia 12 de abril em Brasília. O evento contou com palestras sobre conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e os desafios do mundo do trabalho na contemporaneidade.

 

Houve ainda o lançamento do Código de Conduta, Ética e Disciplina dos Colaboradores CAU Brasil e apresentação da Comissão de Ética e Integridade (CEI-CAU/BR).

 

“Este Seminário de Capacitação vai tratar de assuntos que são importantes tanto para a gestão do CAU Brasil como para a vida. São assuntos que a contemporaneidade está trazendo”, afirmou a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh.

 

Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil

 

“Defendemos valores neste Conselho. Sororidade e empatia em face das mudanças que estamos vivendo. Para isso, precisamos reformular os nossos comportamentos, resgatar nossos valores e também, como se dizia no Maio de 68, buscar o amor”.

 

Nadia lembrou as ações do CAU Brasil nesse sentido, como a criação da Comissão de Equidade de Gênero e depois da Comissão de Políticas Afirmativas, e agora a adaptação de todos os processos em função da LGPD.

 

PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

A primeira parte do II Seminário de Capacitação teve como objetivo apresentar a adoção de medidas condizentes com as premissas e diretrizes determinadas pela LGPD. Na ocasião, foi apresentado o Programa de Proteção de Dados Pessoais do CAU Brasil, resultado dos estudos de impacto realizados pelo Grupo de Trabalho instituído em setembro de 2021 e que estabelece ações a serem realizadas para cumprir a legislação.

 

A gerente executiva do CAU Brasil, Alcenira Vanderlinde, destacou que esse processo envolve uma mudança de cultura e também de postura dos agentes públicos. “Estamos fazendo a sensibilização e o treinamento de todos os agentes envolvidos na nossa Organização, tanto os conselheiros como os funcionários”, disse.

 

Os servidores encarregados pelo Tratamento de Dados Pessoais no âmbito do CAU Brasil são Thiago Luis Rosa Ribeiro e Marina Dutra do Nascimento. Eles falaram sobre o caminho para atingir a conformidade à LGPD, que envolve o levantamento de processos e o mapeamento de falhas e riscos envolvendo os dados pessoais com que a organização trabalha.

 

Ana Sylvia Coelho, advogada especialista em Direito do Trabalho e Proteção de Dados

 

A advogada Ana Sylvia Coelho, especialista em Direito do Trabalho e Proteção de Dados, falou sobre os princípios da lei e sua aplicação pela recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), entidade fiscalizadora do Governo Federal.

 

“Um princípio da LGPD é a autodeterminação informativa. Devolver a nós, cidadãos, o poder de decidir sobre os nossos dados pessoais. Você vai ter poder decidir se esses dados podem ser vendidos e/ou divulgados”, explicou.

 

“A LGPD visa proteger a privacidade, a intimidade e o livre desenvolvimento das pessoas no contexto atual da revolução tecnológica. ”

 

DESAFIOS DO MUNDO DO TRABALHO

No período da tarde, os psicólogos Vitor Barros Rego e Jacqueline Ferraz da Costa falaram sobre os desafios do mundo do trabalho na contemporaneidade. Ambos estão colaborando com o CAU Brasil no desenvolvimento do Plano de Acompanhamento Psicossocial do CAU/BR.

 

Foram abordados temas relevantes, como os modelos de liderança, gestão de conflitos, a prática da comunicação não violenta, prevenção e combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.

 

Apresentou-se um estudo realizado em diversos conselhos profissionais, com destaque para os conselheiros que desempenharem três tipos de habilidades diferentes:

 

Habilidade Técnica (conhecimento de Arquitetura e Urbanismo); Habilidade Política (propor ações e representar a categoria); Habilidade Administrativa (distribuir demandas e avaliar resultados da equipe).

 

O Seminário foi encerrado com o lançamento do Código de Conduta, Ética e Disciplina dos Colaboradores do CAU Brasil e apresentação da Comissão de Ética e Integridade (CEI-CAU/BR).

 

O Código de Conduta expressa os princípios éticos basilares que regem a atuação e definem a conduta pessoal e profissional esperada dos seus colaboradores. Trata-se de um referencial para a tomada de decisões e relacionamentos entre os empregados e colaboradores que prestam serviços à autarquia.

 

Já a Comissão de Ética e Integridade é responsável pela análise de denúncias de assédio recebidas no âmbito do CAU Brasil.  É composta pelos seguintes servidores:

 

Aureledi da Paixão Paulino (suplente: Matheus Moreno Fernandes Barbosa) Guilherme Fernandes Amaral (suplente: Tânia Mara Chaves Daldegan) Claudia de Mattos Quaresma (suplente: Sara Lopes de Oliveira Pena).

 

Todas essas iniciativas visam promover um ambiente de trabalho saudável, com condutas éticas e ações de integridade.

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