CATEGORIA

II Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas acontece de 23 a 26 de novembro

 

O Urbfavelas – II Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas, patrocinado pelo CAU/RJ, será realizado de 23 a 26 de novembro em dois espaços: no Teatro Odylo Costa Filho, na Uerj, e no Museu Nacional da UFRJ, na Quinta da Boa Vista. As inscrições podem ser feitas durante o evento ou pelo link: http://www.urbfavelas.org.br/?page_id=237

 

O evento conta com o apoio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e sua organização e realização envolve um conjunto de mais de 20 organizações, do campo acadêmico, de movimentos sociais, ONGs, instituições profissionais e governamentais.

 

O seminário tem por objetivo debater as características, alcances e limitações das intervenções recentes em urbanização de assentamentos precários e, em especial, renovar a reflexão acerca dos avanços e desafios da urbanização de favelas e do conjunto de medidas a ela associadas. 

 

O I UrbFavelas aconteceu de 13 a 15/11/2014, em São Bernardo do Campo, no campus da UFABC, e teve como objetivo específico refletir sobre os resultados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em seu componente Urbanização de Assentamentos Precários. Especial atenção recaiu sobre os aspectos de recuperação ambiental e urbana dos assentamentos e do tratamento e eliminação de situações de risco. Buscou-se contribuir com a elevação da qualidade das intervenções em favelas e ampliar sua escala, num cenário de ampliação dos investimentos na área habitacional. No II UrbFavelas mantém-se a preocupação com o permanente aprimoramento das intervenções, buscando-se pensar a nova conjuntura em que passam a estar colocadas, o que se reflete no conjunto de questões propostas a figurar como eixos de reflexão.

 

Conheça a programação em: http://www.urbfavelas.org.br/?page_id=141

 

 

Fonte: CAU/RJ

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo