Após dois anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o CAU/SC promoveu na última quinta-feira (02) e sexta-feira (03), de forma híbrida, o III Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Ao todo, foram dois dias intensos de programação que contou com palestras e debates variados, oficinas práticas em torno de temas relevantes como a Tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) e ATHIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social), além de serviços de atendimento com operações de rotina, contando com uma completa estrutura tecnologia e profissional para ações como: coleta biométrica para emissão da carteira profissional, atendimento técnico para esclarecimento de dúvidas sobre emissão de RRTs, CAT-A, entre outros.
O evento contou com a presença da Conselheira Federal Suplente por SC, Vânia Burigo, representando o CAU/Brasil, representante da prefeitura Municipal de Criciúma, de conselheiros estaduais do CAU/SC, entidades representativas do setor, profissionais da área, estudantes e teve como objetivo buscar a defesa e fomento das boas práticas da arquitetura e do urbanismo, em torno de temas relevantes do setor e sob três eixos temáticos: Tecnologia, Mercado e Sociedade, definidos através da identificação das demandas da atuação profissional e oportunidades crescentes no pós-pandemia.
O arquiteto e urbanista Roberto Simon foi o convidado para a palestra de abertura do evento. Com o tema “Conectar e fomentar as Boas Práticas da Arquitetura e Urbanismo”, Simon, com a experiência de mais de 40 anos em atividade profissional na área e participação em atividades associativas da categoria, como ex-vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas e de várias comissões de arquitetos, abordou sobre as mudanças e paradigmas para o setor. Para ele, o Congresso, promovido pelo CAU/SC, é um estímulo para a mobilização de jovens arquitetos. “O CAU/SC, como união desse grupo, deve ser o instrumentador e o estimulador de novas ações, de inventividade e aqui, com a realização desse Congresso, com certeza, está contribuindo para isso”, afirmou.
Na programação do segundo dia do Congresso, oficinas práticas em torno de temas relevantes como Tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), com a arquiteta e urbanista, profissional certificada pela buildingSMART e BIM Manager certificada pela Graphisoft Internacional, Yasmin Herden e ATHIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social), com a arquiteta e urbanista Claudia Pires, além de serviços de atendimento com operações de rotina do Conselho, como a Coleta Biométrica.
Ainda na programação, destaque também para as palestras sobre Boas Práticas em Arquitetura e Urbanismo, com a equipe do CAU/SC e ATHIS, com a arquiteta e urbanista Claudia Pires, além de uma palestra com convidados especializados nos temas dos eixos que nortearam o Congresso: Sociedade, Mercado e Tecnologia.
No eixo Sociedade, o convidado foi o Arquiteto e Urbanista, sócio e diretor da ATO9 Arquitetura e Presidente da AsBEA/SC, Ronaldo Martins. Já no eixo Tecnologia, o convidado foi o Arquiteto e Urbanista e criador de conteúdo da @parametrizado, Leonardo Gindri. E, por fim, no eixo Mercado, o convidado foi o arquiteto e urbanista Yuri Endo Kokubun, coordenador de projetos do escritório da Arquitetura Nacional.
O evento contou com o apoio da Federação dos Consórcios, Associações de Municípios de Santa Catarina – FECAM, Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – Regional de Santa Catarina – AsBEA/SC, Instituto de Arquitetos do Brasil – Santa Catarina (IAB/SC), Sindicatos dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina (SASC) e Núcleo Catarinense de Decoração (NCD).
O III Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina percorrerá todas as seis mesorregiões do Estado, tendo sua próxima etapa sediada na cidade de Joinville, nos dias 07 e 08 de julho.