Duas torres com um relógio em cada um dos lugares mais visitados da capital. A descrição pode ser revelada pela imagem da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, feita por Helena Ayumi Kobayashi, que levou o terceiro lugar no concurso de Fotografia de Arquitetura e Paisagem Urbana Mato-grossense do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT).
A foto concorreu na categoria “fotografia de arquitetura” e mostra a fachada da Catedral, que foi inicialmente construída em pau-a-pique e é considerada importante para o processo de urbanização da cidade. Em 1968, a edificação original foi demolida, dando lugar ao templo no estilo que conhecemos hoje, em concreto armado.
Concurso de Fotografia do CAU/MT
A seleção, feita em 2023, considerou imagens registradas no estado de Mato Grosso com o tema “Arquitetura e Paisagem Urbana Mato-grossense”. Podem participar qualquer pessoa física interessada, residente no Brasil, fotógrafo amador ou profissional. As inscrições eram gratuitas e a premiação totalizou 30 mil reais.
Com o concurso, o Conselho busca valorizar as referências arquitetônicas e urbanísticas de Mato Grosso e divulgá-las aos profissionais e à sociedade. Além disso, as fotos irão compor um banco de imagens para o CAU/MT, que podem ser utilizadas em campanhas de comunicação, eventos, divulgações institucionais e outras ações do Conselho.
O CAU/MT publicou, em 2023, o edital para seleção e premiação de fotografias registradas no estado de Mato Grosso com o tema “Arquitetura e Paisagem Urbana Mato-grossense”.
As fotografias foram submetidas em uma das quatro categorias delimitadas:
-
Fotografia Urbana;
-
Fotografia da Arquitetura;
-
Fotografia de Interiores, e;
-
Fotografia do Patrimônio Histórico.
A Catedral
Completa 52 anos em maio de 2025 e guarda histórias excêntricas e desconhecidas por grande parte da população mato-grossense. A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus começou a ser levantada em 1722, três anos após a fundação de Cuiabá, sendo fundada em 1723.
Com o crescimento da cidade, a comunidade local viu a necessidade de ampliar suas instalações para serem compatíveis com a realidade que viviam, por esse motivo, em 1745, a Igreja ganhou a primeira torre, que foi reformulada algumas vezes até receber o formato de pirâmide, com parte superior arredondada.
A Igreja tornou-se Catedral em 1826 e em 1868 passou por outra reforma. Em 1929, a segunda torre foi construída. A Catedral foi demolida em 1968, dando lugar a atual Catedral, erguida no mesmo local em 1973.
(Com informações do CAU/MT)