CAU/UF

Inscrições abertas para Fórum Internacional HOJE Implementando Cidades Sustentáveis

 

Estão abertas as inscrições para o Fórum Internacional HOJE Implementando Cidades Sustentáveis, realizado pelo CAU/PE junto ao 4º Congresso de Municípios de Pernambuco, entre os dias 25 e 27 de julho, no Centro de Convenções. Com foco na difusão da Nova Agenda Urbana no Estado, a programação inclui palestra do urbanista colombiano Gustavo Restrepo, um dos responsáveis pela revolução urbana na cidade de Medellín, e pode ser conferida no site: www.hojecidadessustentaveis.com.br

 

Após a abertura do evento, no dia 25, Retrepo fala a prefeitos e secretários de todo o Estado sobre “Planejamento Integrado como Estratégia de Transformação Urbana”, destacando o papel da participação cidadã no processo de recuperação das cidades. Na mesma ocasião, o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma fala sobre os desafios que a Nova Agenda Urbana lançada pela ONU-Habitat em 2016 apresenta a gestores públicos, arquitetos e urbanistas, entidades e cidadãos.

 

INSCREVA-SE!

 

Já no dia 26, duas salas estarão discutindo simultaneamente diferentes respostas a esses desafios. Nesse caso, é importante destacar que outras várias palestras programadas pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) estarão acontecendo simultaneamente, fato que demanda atenção dos interessados no momento da inscrição. Além disso, é importante atentar para o fato de que as sessões do CAU/PE acontecem de duas a duas, então ao se inscrever para uma sala em um turno, o participante assistirá a duas palestras seguidas de debate.

 

De manhã, na sala A, contará com palestra sobre Cidade Parque, focando na reconciliação da natureza com o espaço público, e Cidades Resilientes, com planejamento voltado a responder mudanças climáticas. Já na sala B, uma mesa-redonda dará conta do universo das Cidades Criativas, onde cultura local e inovação são elementos estratégicos para o desenvolvimento urbano e humano sustentável, com convidadas como as arquitetas e urbanistas Adriana Porto, Catia Avellar, Sandra Brandão e Roberta Borsoi.

 

 

 

Durante a tarde, a sala A explora as Metrópoles e Cidades Interligadas, assunto que interage com o processo de construção de visão de futuro exposto na palestra sobre Cidades Planejadas. Quem preferir a sala B, vai aprender mais sobre Cidades Acessíveis, com foco na política habitacional como estratégia de desenvolvimento urbano sustentável. A palestra dialoga com as Cidades inclusivas, tratadas pelo diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), Gilson Paranhos, que discute financiamento de assistência técnica para promover acesso à moradia.

 

O Fórum continua na quinta-feira (27), com a apresentação das Boas Práticas Urbanas selecionadas pela chamada pública do CAU/PE, às 9h. “O reconhecimento a essas iniciativas é uma forma de mostrar que a transformação urbana já começou”, explica o presidente do CAU/PE, Roberto Montezuma. Já pela Amupe, às 10h30, acontece palestra sobre a municipalização dos Serviços Públicos Estratégicos: Iluminação e Saneamento, encerrando os eventos.

 

Fonte: CAU/PE

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CONCURSOS DE AU

Conselho Nacional de Justiça anuncia concurso público com vaga para profissional de Arquitetura

CONCURSOS DE AU

Novacap anuncia Concurso Público com vagas para arquitetos e urbanistas

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

Pular para o conteúdo