CATEGORIA

Inscrições abertas para o Concurso de Projetos ‘Monumento da Luz’

 

A Prefeitura Municipal de Sobral (CE), por intermédio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) promove, com a consultoria do Departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE), o Concurso Público Nacional de Projeto de Monumento Arquitetônico intitulado “Monumento da Luz”.

 

O Monumento da Luz terá como objetivo a criação de um marco arquitetônico, em alusão ao centenário do experimento científico realizado em 29 de maio de 1919, por ocasião de um eclipse solar, através do qual Sobral entrou para o cenário mundial como palco da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, que revolucionou a ciência moderna.

 

O Monumento da Luz, ao mesmo tempo, será um marco ao conhecimento e à valorização da educação características do município, 1º colocado no Brasil na avaliação da aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e o 2º colocado para os anos finais do ensino fundamental, conforme avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015. Sobral também consolidou-se como um Centro Universitário, através de uma rede de Universidades e Faculdades instaladas no município.

 

As propostas resultantes deverão contribuir para promoção da qualidade urbana, da cultura e da história do município de Sobral, destacando o valor que o município atribui ao conhecimento, à educação e à ciência traçando-se, desta forma, um paralelo da luz que possibilitou a comprovação da Teoria da Relatividade com a luz do conhecimento.

 

Para a elaboração dos projetos, a Prefeitura de Sobral disponibilizou quatro áreas de terrenos públicos para que os participantes escolham uma delas e, nela desenvolvam seu projeto. Além dos critérios estéticos, simbólicos e de integração ao entorno, os projetos deverão ser compatíveis com o orçamento de execução da obra previsto no edital. O projeto vencedor deverá ser contratado para o desenvolvimento dos projetos executivos e a Prefeitura planeja inaugurar o monumento até o dia 29 de maio de 2019, data do centenário do eclipse de Sobral.

 

Para mais informações e formulário de inscrição acesse o site oficial do concurso clicando aqui.

 

Fonte: IAB/CE

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo