EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

 

Com o tema “Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”, a 12ª Edição do Fórum Urbano Mundial (WUF12, na sigla em inglês) será realizada de 4 a 8 de novembro, no Cairo, capital do Egito. O evento, considerado a maior conferência global sobre o futuro das cidades, retorna ao continente africano depois de mais de 20 anos após sua primeira edição em Nairóbi, Quênia, em 2002. As inscrições estão abertas até o dia 8 de abril e participantes podem se inscrever até o dia 30 de outubro pelo site. CLIQUE AQUI.

 

O Fórum Urbano Mundial é convocado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e coorganizado pelo Governo da República Árabe do Egito. As sessões serão realizadas no Centro de Conferências Internacional do Egito e terão transmissão online gratuita.

 

O WUF12 vai promover debates sobre a localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançando luz sobre as ações e iniciativas locais necessárias para enfrentar os atuais desafios globais que afetam o dia a dia das pessoas, incluindo questões habitacionais, aumento do custo de vida, mudanças climáticas, oferta de serviços básicos e conflitos.

 

Para inscrever uma proposta de evento é necessário o registro no site do Fórum, realizar o evento em um dos idiomas oficiais das Nações Unidas (ou contar com tradução simultânea para inglês) e estar alinhado a um dos eixos temáticos do evento, que nesta edição abordam temas como habitação, crise climática, ação local para localização dos ODS, financiamento urbano e cidades inteligentes centradas nas pessoas.

 

 

Os eventos são divididos em seis categorias:

 

  • Eventos de networking: foco em compartilhar ideias, fortalecer parcerias e identificar práticas, inovações e soluções para os desafios dos assentamentos humanos em todo o mundo.

 

  • Vozes das Cidades: eventos para promover a colaboração entre cidades através de um debate sobre os desafios urbanos e suas soluções a nível local. Categoria destinada a prefeituras, coletivos e lideranças comunitárias.

 

  • ODS em Ação: eventos para ajudar as cidades a melhorar a qualidade de vida, promover a paz, incentivar um futuro mais verde e justo, implementar a Nova Agenda Urbana e alcançar os ODS.

 

  • Biblioteca Urbana: fórum de debate entre participantes, autores e palestrantes para explorar a importância do acesso à informação como catalisador de inovação e transformação.

 

  • Eventos de treinamento: eventos para compartilhar e adquirir habilidades, práticas e conhecimentos sobre questões relacionadas ao tema do WUF12.

 

  • Cinema Urbano: mostra de curta-metragem sobre temas abordados no WUF. As inscrições para o Cinema Urbano serão abertas em breve.

 

Fórum Urbano Mundial 

 

Criado em 2001 pelas Nações Unidas, o Fórum Urbano Mundial é a principal conferência global sobre urbanização sustentável que trouxe para o centro dos debates uma das questões mais urgentes que o mundo enfrenta atualmente, a rápida urbanização e seu impacto nas cidades e comunidades.

 

Desde a primeira edição em Nairobi, Quênia, em 2002, o Fórum teve edições realizadas em todo o mundo, uma delas realizada em 2010 no Rio de Janeiro, Brasil.

 

(Com informações ONU Habitat)

MAIS SOBRE: EVENTOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

EVENTOS

Inscrições abertas para o Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo