PRÊMIOS

Inscrições para 5º Prêmio Rosa Kliass começam dia 9 de agosto

 

A Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) abre, na próxima segunda-feira, 9 de agosto, as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Rosa Kliass. O concurso é voltado para formandos de todo o Brasil que tenham desenvolvido trabalho final de graduação no curso de Arquitetura e Urbanismo no ano letivo de 2020.

 

A direção ou coordenação de cada Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelo MEC, pode indicar até dois trabalhos voltados para o tema da paisagem. Os trabalhos de todo o país serão divididos em cinco regiões, conforme o número de cursos de Arquitetura e Urbanismo. Será premiado um trabalho de cada região. Os vencedores recebem certificado para o autor do projeto, para o orientador e para a instituição.

 

Segundo o arquiteto paisagista Eduardo Barra, ex-presidente da Abap, que integra a comissão organizadora do concurso, o prêmio vem ganhando reconhecimento a cada edição. “No ano passado recebemos 78 inscrições de todo o Brasil. Conforme o prêmio vai se tornando mais conhecido, desperta a curiosidade dos alunos pelo tema. Eles também ficam muito estimulados a receber um prêmio assim que saem da faculdade”.

 

Barra acredita, ainda, que há um interesse crescente sobre questões relacionadas à preservação do meio ambiente, como a vegetação remanescente e a regeneração dos corpos d’água. Entre os temas dos trabalhos vencedores em anos anteriores estão intervenções em comunidades carentes, tratamento urbanístico de trechos de ruas e recuperação de áreas marginais de rios. “Recebemos trabalhos de estados como Roraima, Acre e nem sempre sabemos o que está acontecendo nessas regiões. Ao mesmo tempo, é curioso perceber como os temas se parecem. Há necessidades idênticas e universais em relação à paisagem”, destacou o arquiteto.

 

Os interessados podem consultar o edital da premiação no site: https://premiorosakliass.abap.org.br/node/654

 

Quem é Rosa Kliass?

 

Arquiteta pioneira do paisagismo no Brasil, Rosa Kliass, hoje com 88 anos, destacou-se pelos projetos paisagísticos para a Avenida Paulista (1973), a revitalização do Vale do Anhangabaú (1981), ambos em São Paulo, e mais recentemente, pelas obras em grande escala para os Estados do Amapá (Parque do Forte) e do Pará (Mangal das Garças), no início dos anos 2000.

 

Ainda em São Paulo, o projeto paisagístico para o Parque da Juventude (inaugurado em 2003 e concluído em 2007), na capital, foi premiado pela Bienal de Arquitetura de Quito em 2004, uma das muitas premiações de sua carreira. Paralelamente à sua trajetória profissional, Rosa Kliass militou pelo reconhecimento do Paisagismo no Brasil, tendo sido a primeira presidente da Abap, entre 1976 e 1980.

 

“Além de uma atuação profissional muito forte, com grandes projetos, ela tem essa questão corporativa. Desde o início, ela queria apresentar para o mundo o que estava sendo produzido aqui. Dois anos depois da criação da Abap, ela promoveu um congresso da Federação Internacional de Arquitetos (IFLA) em Salvador. É uma figura fundamental. Devemos a Rosa Kliass a própria existência da Abap e do paisagismo como ele é hoje. Por isso, a homenagem a ela”, explicou Eduardo Barra.

 

Saiba mais sobre Rosa Kliass em: https://caubr.gov.br/rosa-kliass-pioneira-da-arquitetura-paisagistica-no-brasil/

 

Fonte: CAU/RJ

MAIS SOBRE: PRÊMIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PRÊMIOS

Prêmio Projeto de Arquitetura reconhecerá obras criadas por arquitetos nacionais

PRÊMIOS

SESI Lab concorre ao 8º Prêmio Obra do Ano da ArchDaily Brasil

PRÊMIOS

Prêmio Deca abre inscrições com novas categorias para arquitetos e designers de interiores

PRÊMIOS

CAU/MT e SOUL premiados com categoria no Prêmio Colunistas  

Pular para o conteúdo