Terminam na quinta-feira (31/10) as inscrições para o Prêmio BIM Fórum Brasil 2024, criado para reconhecer e divulgar as ações de destaque em Modelagem de Informação da Construção (BIM) nos mercados público e privado do setor da construção.
A premiação, que é destinada a empresas e instituições nacionais, é dividida em seis categorias: construtor, contratante privado, contratante público, projetista, fornecedor e academia. A primeira é voltada para construtoras e instaladoras responsáveis pela execução de obra em território nacional na qual fizeram uso de BIM nas etapas de pré-construção e/ou construção.
Já a de contratante privado é destinada a incorporadoras, gerenciadoras e proprietários de empreendimentos privados que exigiram o uso de BIM pelos contratados, enquanto a categoria de contratante público é voltada a empresas ou órgãos públicos demandantes de empreendimentos nos quais tenham exigido em edital o uso de BIM aos contratados.
Na categoria de projetistas, também podem se inscrever respectivos escritórios que tenham desenvolvido e entregue projeto de sua disciplina em BIM para obra executada no Brasil. A premiação ainda dispõe de uma categoria voltada para fabricantes e fornecedores, que tenham disponibilizado ao público, de forma gratuita e aberta, bibliotecas de componentes BIM de produtos que comercializam no Brasil.
O prêmio ainda conta com a categoria acadêmica, que engloba universidades e centros universitários brasileiros, assim como demais instituições de capacitação, que tenham implantado disciplinas de nível técnico ou de graduação e/ou pós-graduação que contemplem o BIM.
A divulgação dos finalistas ocorrerá no dia 20 de dezembro, com o anúncio dos vencedores sendo realizado durante o evento BIM Fórum Conference Brasil 2025.