O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/S) segue na busca por pesquisadores para realizar um diagnóstico sobre a qualidade dos cursos de Arquitetura e Urbanismo oferecidos pelas universidades do estado. A proposta de um diagnóstico foi feita pela Comissão de Ensino e Formação (CEF-CAU/SC), visto o aumento expressivo de cursos disponíveis nos últimos anos.
O Conselho reconheceu ser necessário conhecer a realidade atual das condições de oferta dos cursos superiores por meio de pesquisa documental que produza dados quantitativos. Com base nessas informações, o CAU/SC poderá melhor orientar as Instituições de Ensino Superior (IES) conforme sua competência. “Através da contratação dos serviços profissionais de especialistas, a nossa intenção é diagnosticar pelo menos 30 cursos de arquitetura e urbanismo no estado”, explicou o coordenador da CEF, Newton Marçal.
Profissionais que podem participar
Podem se credenciar aqueles que possuem graduação em Arquitetura e Urbanismo, diploma de mestrado ou doutorado na área de Arquitetura, Urbanismo, Planejamento Urbano, Paisagismo, Geografia, Educação, Engenharias ou áreas afins.
A Chamada busca selecionar candidatos e candidatas que já possuam no mínimo 10 experiências em processos de avaliação de cursos de arquitetura e urbanismo efetuados pelo INEP/MEC ou por Conselho Estadual de Educação. Também é preciso ter experiência comprovada no exercício da docência superior de no mínimo 10 anos, registro na Plataforma Lattes e não possuir pendências junto as autoridades tributárias e previdenciárias, trabalhistas, eleitoral e militar.
O CAU/SC lembra que não há vínculo empregatício de qualquer natureza, mas haverá devida remuneração para o trabalho.
O que será diagnosticado?
A pesquisa será feita de forma remota pelos avaliadores selecionados. Com um formulário elaborado pela CEF-CAU/SC, será produzido um relatório. As principais informações que serão analisadas são: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura disponível relativas à oferta do curso em questão.
O diagnóstico não analisará o mérito pedagógico e também não fará qualquer juízo de valor, sendo uma coleta de informações para conhecer a realidade atual das condições de oferta dos cursos superiores, com objetivo de produzir informações e indicadores que possam contribuir na melhoria futura da oferta e das condições de ensino e da formação dos profissionais da área.
(Com informações do CAU/SC)