ARQUITETOS EM DESTAQUE

Instituições da Bahia homenageiam arquiteto e urbanista Paulo Ormindo

O arquiteto e urbanista Paulo Ormindo em aula na Universidade Federal da Bahia. Foto: UFBA

 

O arquiteto e urbanista Paulo Ormindo de Azevedo completa 80 anos em 2017. A data será marcada por uma homenagem promovida pelo CAU/BA, Academia de Letras da Bahia, Universidade Federal da Bahia e Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). O evento acontece no dia 16 de março, às 18h, no Palacete Góes Calmon, sede da Academia de Letras da Bahia.

 

Todas as quatro instituições que promovem o evento foram palco da atuação intelectual, técnica, política e cultural do arquiteto e urbanista: professor titular da Universidade Federal da Bahia, membro da Academia de Letras da Bahia, ex-presidente do IAB-BA, ex-conselheiro do CAU/BR, conselheiro do CAU/BA, autor de diversos livros, ex-consultor da Unesco, colunista do jornal A Tarde…

 

Tudo isso aliado a um grande talento para a Arquitetura e Urbanismo, confirmado pelo 1º Prêmio no Concurso para construção de Centro de Lazer do SESI em Itapagipe, em parceria com o Arquiteto Gilberbet Chaves (1963); o segundo lugar no Concurso para Remodelação do Campo Grande em parceria com a arquiteta Arilda de Souza (1964); o Prêmio Estado da Bahia do IAB-BA pelo Projeto de Restauração do Mercado Modelo (1989); o Préêmio Diógenes Rebouças do IAB-BA pelo Projeto da Casa de Cultura Oikos, em Salvador (1998); e o Prêmio Rodrigo de Melo Franco de Andrade (1999).

 

Mais recentemente, Paulo Ormindo foi um dos articuladores da denúncia que arquitetos e urbanistas da Bahia fizeram à Unesco sobre o estado de abandono em que se encontra o Centro Histórico de Salvador (leia aqui). Paulo Ormindo é um dos principais pesquisadores do Centro Histórico e sua restauração, conhecimento que tem chegado à toda a população da Bahia por meio de suas colunas no jornal A Tarde (leia aqui). Tem dois livros publicados sobre o assunto: “A Alfândega e o Mercado – Memória e Restauração”, e “Estado e Sociedade na Preservação do Patrimônio”.

 

Publicado em 23/02/2017

5 respostas

  1. Parabens à Bahia de Paulo Ormindo e de notaveis que construiram a riquesa cultural brasileira.Ao notavel Paulo Ormindo,entre aplausos,o agradecimento deste brasileiro .engenheiro arquiteto Vicente Bicudo

    1. PARABÉNS, PAULO, NOS ORGULHAMOS DE PESSOAS COMO VOCÊ.
      MARIZA DITTRICH VIEIRA- ARQUITETA- PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Palestrantes do Ciclo de Debate “Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira”

EVENTOS

CAU Brasil apoia candidatura de Fortaleza à sede do 13º Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

Seminário Legislativo: MEP “é um ganha-ganha, ganha o governo, ganha a sociedade e ganha o profissional”

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Deputada federal Erika Kokay: “Arquitetos e urbanistas são construtores da liberdade, da democracia e dos direitos”

Skip to content