CAU/BR

Instituto de Arquitetos Britânicos homenageia CAU/BR e discute renovação de acordo

O CAU/BR foi homenageado pelo RIBA (Royal Institute of British Architects)  com a outorga da “RIBA Presidencial Medal” ao seu presidente e o convite para sua participação em mesa-redonda internacional sobre “O Futuro da Profissão” ao lado dos presidentes dos institutos de arquitetura da Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e República da Irlanda.

 

A primeira vice-presidente do CAU/BR, arquiteta e urbanista Lana Jubé, representou o presidente, arquiteto e urbanista Luciano Guimarães, nesses eventos, que ocorreram dia 12 de fevereiro por ocasião da entrega da “Royal Gold Medal 2019” ao arquiteto britânico Sir Nicholas Grimshaw, projetista do terminal internacional na estação de Waterloo, em Londres, e da Eden Project, maior estuda do planeta, na Cornualha. Outorgada em reconhecimento ao trabalho de uma vida inteira, a Medalha de Ouro Real é aprovada pessoalmente por Sua Majestade a Rainha e é conferida a uma pessoa ou grupo de pessoas que tiveram uma influência significativa “direta ou indiretamente no aperfeiçoamento da arquitetura”.

 

Lana Jubé e Chris Williamson

A renovação do Memorando de Entendimento entre as instituições firmado em 2014, que vence em dezembro, também foi objeto de conversas  entre as instituições no dia 15. Nessa fase, um dos principais pontos de colaboração almejados são os programas de formação continuada. Foi discutida também a possibilidade do CAU/BR acompanhar como ouvinte ao menos um processo de acreditação (validação) de cursos de Arquitetura e Urbanismo. Outros itens são o intercâmbio de conhecimentos para a utilização do BIM e estratégias de comunicação e valorização profissional. 

 

Nas conversações durante a cerimônia de entrega da “RIBA Presidencial Medal”, Lana Jubé ressaltou que a cooperação com o RIBA contribuiu, por exemplo, para o desenvolvimento do serviço online de buscas por arquitetos e urbanistas brasileiros (“Ache um Arquiteto e Urbanista”) em 2017. A comenda foi entregue por Sir Chris Williamson, vice presidente internacional do RIBA, representando Sir Ben Derbyshire, o presidente, ausente em razão de problema pessoal. O vice-presidente internacional do RIBA, na presença do arquiteto e urbanista Roberto Simon, vice-presidente para as Américas da União Internacional dos Arquitetos (UIA) e Ouvidor-Geral do CAU/BR.

 

Durante sua estadia em Londres, a vice-presidente lembrou que “o Brasil possui hoje 166 mil arquitetos e urbanistas e 24 mil empresas de Arquitetura e Urbanismo, todos registrados em nosso Conselho. “Apesar da situação desfavorável da economia do país, em 2018 as atividades dos profissionais da área cresceram 5,4% por cento em relação ao ano anterior. Há uma maior conscientização pela sociedade do papel do arquiteto e urbanista e nosso Conselho tem contribuindo para isso investindo em comunicação e parcerias”.

 

“Assistimos também o surgimento de uma nova geração de talentosos arquitetos que, inclusive, vem obtendo destaque internacional. Uma prova disso foi a concessão do “RIBA International Prize 2018” para projeto de moradias escolares para 540 crianças em zona rural do interior do Brasil e o “RIBA International Emerging Architect” para dois jovens da equipe autora”,  declarou.

 

Da esquerda para a direita: Diogo José Paulo Cristiano, Ministro Conselheiro da Embaixada de Angola;  Vitor Leonel A. C. Miguel,  presidente da União dos Arquitetos da Africa, também homenageado; Lana Jubé e Roberto Simon

 

Lana Jubé lembrou ainda que há poucos dias tivemos a consagração do Rio de Janeiro, pela UNESCO, como Capital Mundial da Arquitetura em 2020, quando a cidade sediará o 27º. Congresso Mundial de Arquitetura promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA).  “Será uma honra reencontrá-los na ocasião”, disse aos colegas, além de congratular pessoalmente Sir Nicholas Grimshaw pela premiação com a “Royal Gold Medal 2019”.

 

Clique aqui para saber mais sobre ganhador da Medalha de Ouro desse ano.

 

Saiba mais sobre o RIBA

3 respostas

  1. Prezados colegas,

    É muito bom saber que o CAU/BR está interessado em acompanhar o processo de reconhecimento de qualificação. Já fiz parte do processo e acho que seria me muita valia para sociedade como um todo se a formação do arquiteto brasileiro seguisse os padrões britânicos. Tendo morado aqui pelos últimos seis anos e trabalhando na área de arquitetura, posso confirmar que a preparação para a vida profissional aqui é muito mais completa.
    Sou registrado no CAU/RS e fico à disposição do CAU/BR para compartilhar todas as experiências que vivi por aqui e fazer algumas sugestões também baseado no que tenho visto.

  2. Colegas,
    Fui aluno de mestrado da Architectural Association School of Architecture em Londres e utilizei a biblioteca do RIBA para desenvolver a maior parte da minha tese. Reputo como instituição da maior seriedade, organização e competência, que foi fundamental para que eu tivesse conseguido alcançar os meus objetivos.
    Na condição de arquiteto e ex-conselheiro do CAU-RJ, é com grande grande satisfação que tomo conhecimento da aproximação do CAU com o RIBA.
    Parabéns pela iniciativa.
    Marcelo Perret

  3. Caros Colegas.
    Que satisfação ver a Professora lana nessa frente de batalha.
    Como seu ex aluno sei que não é fácil essa luta.
    Tomara que o CAU se utilize e absorva dessa aproximação de grandes institutos como o RIBA e outros conselhos internacionais.
    A valorização de nossa classe se inicia com a mudança no processo de formação de arquitetos
    e em critérios mais rígidos e transparentes acerca de suas atuações. Se queremos um classe mais forte
    e sólida é preciso que o CAU reveja esses critérios.
    Espero que bons frutos sejam colhidos nessa aproximação.
    Parabéns pela iniciativa.
    Alexandre Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

Nota Oficial: SICCAU

CAU/BR

CAU/BR reforça laços com parlamentares federais para fortalecer pautas da categoria

CAU/BR

Concurso CAU Brasil: resultado final das provas objetivas e resultado provisório da prova discursiva

PRESIDÊNCIA

Nova presidente do CAU/BR: Patricia Sarquis é eleita para o mandato 2024-2026

Pular para o conteúdo