Sete prêmios internacionais relevantes na arquitetura

24 de agosto de 2023

Criado em 1848, a Medalha de Ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) é uma das premiações mais importantes e mais prestigiadas na área de arquitetura. Oscar Niemeyer e Paulo Mendes Campos são os dois brasileiros que já ganharam a medalha, reconhecimento à sua contribuição para a arquitetura internacional ao longo da carreira. Alguns dos grandes arquitetos que receberam este prêmio são: Le Corbusier, Frank Lloyd Wright, Mies van der Rohe e Renzo Piano. A vencedora em 2023 foi a arquiteta paquistanesa Yasmeen Lari.

 

Já o Prêmio Driehaus é concedido pela Fundação Richard Direhaus na Escola de Arquitetura da Universidade Notre Dame de Indiana, nos Estados Unidos. Um reconhecimento concedido anualmente desde 2003. O prêmio é conferido a um arquiteto vivo, cuja obra representa os princípios da arquitetura clássica e tradicional e do urbanismo na sociedade contemporânea, e que ao mesmo tempo causa um impacto cultural, ambiental e artístico positivo e duradouro. Em 2023 foi concedido aos espanhóis Isidoro Gordillo (alvenaria), Vicente Casero (carpintaria), Abel Portilla (metal e vidro) e Javier Goicoa (construção tradicional).

 

Concedido pelo Instituto Americano de Arquitetos (AIA) desde 1907, a Medalha de Ouro da AIA é dada anualmente ao arquiteto ou estúdio de arquitetura em reconhecimento a um trabalho significativo de influência duradoura na teoria e na prática da arquitetura. A norte-americana Carol Ross Barney foi a vencedora em 2023. Considerado o prêmio de arquitetura mais importante da União Europeia, o Mies Van der Rohe, concedido bienalmente desde 1988, busca reconhecer a qualidade da produção arquitetônica na Europa e concede dois prêmios em cada edição: o Prêmio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia e o Prêmio de Arquitetura Emergente.

 

Prêmio que recebe o nome do arquiteto e arquiteto finlandês mais influente da história da Finlândia, a medalha Alvar Aalto (1898-1976) é concedida pelo Museu Finlandês de Arquitetura e pela Associação Finlandesa de Arquitetos, em reconhecimento pela contribuição à arquitetura criativa do arquiteto premiado. O prêmio consiste precisamente na medalha Alvar Aalto, concedida em uma cerimônia realizada no centro do Simpósio Alvar Aalto, na cidade de Jyväskulä, onde nasceu o arquiteto. Realiza-se a cada três anos desde 1967.

 

Classificado por alguns como o Nobel da Arquitetura, o Prêmio Prizker é concedido anualmente, desde 1979, pela Fundação Hyatt Pritzker a um arquiteto que mostra, através de seus projetos e obras, as diferentes facetas de seu talento como arquiteto, contribuindo com elas para o enriquecimento e desenvolvimento da humanidade através a arquitetura. Em 2023 o vencedor foi o britânico David Chipperfield. Nossa lista dos sete prêmios de arquitetura é finalizada com o Aga Khan de Arquitetura Akaa.

 

O Prêmio Aga Khan de Arquitetura é um prêmio internacional concedido a cada 3 anos pela Fundação Aga Khan desde 1977. Em cada edição, a cerimônia acontece em um local diferente, apesar do prêmio ser sediado na Suíça. É um reconhecimento dos principais projetos arquitetônicos que estabelecem novos padrões de excelência em arquitetura, práticas de planejamento, preservação histórica e arquitetura paisagística. O prêmio procura identificar e incentivar conceitos de construção que atendam com sucesso às necessidades e aspirações das sociedades em todo o mundo, especialmente a muçulmana. Os vencedores de 2023 ainda não foram anunciados.