Com sede em Belo Horizonte, a Tetro Arquitetura tem atuação nacional e internacional e seu trabalho já foi retratado em documentário disponível em plataforma internacional de streaming
Considerado um dos principais prêmios internacionais de arquitetura, o Golden Trezzini Award de melhor projeto residencial de 2023 foi para a empresa mineira Tetro Arquitetura. O resultado foi anunciado dia 15 de novembro em São Petersburgo, Rússia. O projeto Casa Ponte, inspirado na Ponte Hercílio Luz de Florianópolis (SC), concorreu na final com um projeto de Manchester, Reino Unido, e outro da Letônia. Além do reconhecimento internacional, a premiação garante ao projeto Casa Ponte integrar o acervo permanente do Museu de São Petersburgo, Rússia.
“A gente sempre participa desses prêmios, então a gente encaminhou o projeto da Casa Ponte. No final lembro que tinham 121 projetos concorrendo. Aí a Tetro ficou entre os três finalistas. Então não foi fácil ganhar”, lembra Carlos Maia, um dos três sócios da Tetro Arquitetura, formada também pelos arquitetos Débora Mendes e Igor Macedo.
Para Carlos, o principal do prêmio foi saber que o projeto foi o escolhido por uma banca internacional formada por arquitetos renomados em todo o mundo. “Foi uma honra muito grande”, afirma. A banca de jurados foi composta pelos arquitetos Santiago Calatrava, da Espanha; Norman Foster, da Inglaterra; Mario Botta, da Suíça; e Massimiliano Fuksas, da Itália.
Com cerca de mil metros quadrados, o projeto Casa Ponte é formado por 20 cômodos e está em fase final de construção em Florianópolis. “O cliente, que não tem nenhum contato aqui em BH, conheceu a gente pela internet e falou que tinha interesse de fazer uma casa em Florianópolis, para viver lá. Então a gente foi visitar o lugar”, conta Carlos descrevendo o início do processo criativo que gerou o projeto vencedor. “Fomos até Florianópolis, e ficamos muito impactados, principalmente com a paisagem. Você tem a água do mar, em alguns lugares você tem umas pedras que afloram no meio da água. Também tem a questão da ponte. Falam muito da nossa inspiração na ponte. Mas, na verdade, o projeto foi inspirado no lugar, Florianópolis, e a ponte é um dos elementos de lá.”
Segundo Carlos, essa visita in loco aos lugares onde os projetos serão erguidos faz parte do processo criativo do escritório. Ele explica que, por princípio, os projetos elaborados por eles buscam se integrar ao meio ambiente e à natureza de onde será construída a casa. “Por exemplo, a gente não modifica a topografia. A casa é que se amolda à natureza”, conta.
Além da Casa Ponte, que segundo ele, respeita os elementos naturais do terreno, repleto de pedras, declives e aclives, onde está sendo erguida em Florianópolis, um outro projeto exemplar do trabalho da Tetro é a Casa Açucena, que também já ganhou vários prêmios. “É projeto muito conservador, no sentido de conservar o meio ambiente. A casa é totalmente integrada à natureza. A casa se moldar ao ambiente é diferente da natureza se moldar para receber a casa”, explica.
Para Carlos, a Tetro Arquitetura se destaca no cenário nacional e internacional por esse diferencial em seu processo criativo. “A gente faz um trabalho muito conceitual e nossos projetos não têm um padrão que os identifiquem. Quando a gente começou a projetar aqui na Tetro, a gente pensou que não íamos querer uma assinatura, no sentido de criar uma padronização que poderia aprisionar a gente”, explica Carlos. “Então a gente começou a fazer projetos que tinham características que respondiam a cada situação e lugar, um diferente do outro. E no final das contas isso acabou sendo a nossa assinatura”, constata.
O destaque internacional do escritório tem sido obtido principalmente pela exposição dos projetos nas redes sociais. Segundo Carlos, a Tetro já realizou projetos para clientes no Equador, na Índia e na Grécia. “Nenhum desses clientes nos conheciam. Chegaram até nós pela internet. Isso é incrível!”, conta Carlos com entusiasmo.
Além das redes sociais, Carlos atribui o sucesso da Tetro à participação em concursos, congressos e feiras internacionais. “É uma forma de nos tornarmos conhecidos”, explica.
O destaque internacional já rendeu à Tetro o privilégio de ser o primeiro, e por enquanto único, escritório de arquitetura brasileiro com um documentário no streaming Gallery Originals, plataforma internacional dedicada à arquitetura, desing e arte. O documentário “From the ground up – The Archtecture of Tetro” conta a história do escritório que começou logo após a formatura dos três sócios e o processo criativo que diferencia seus projetos arquitetônicos dos projetos convencionais.