Criada em 2002 pela Câmara Federal de Arquitetos da Alemanha (BAK, na sigla em alemão), a Rede de Intercâmbio de Arquitetura NAX (Netzwerk Architektur Export), que pode ser acessada aqui, tem como objetivo apoiar arquitetos alemães em sua jornada para novos mercados. A NAX apoia arquitetos, planejadores e engenheiros alemães em seus esforços de internacionalização, compila informações publicamente disponíveis sobre condições de mercado no exterior e tendências internacionais do setor.
A rede, que destaca o compromisso pessoal dos participantes e parceiros nos setores político, econômico e de mídia, também apoia o intercâmbio de conhecimento e profissional com representantes da indústria arquitetônica na Alemanha e no exterior. Conforme informações disponíveis no site, a NAX trabalha para tornar a ‘Arquitetura Made in Germany’ cada vez mais reconhecida globalmente. A entidade é aberta a todos os membros das Câmaras de Arquitetos dos Estados Alemães interessados na exportação de seus serviços e no intercâmbio com outros países.
Além de um banco de dados sobre o desenvolvimento econômico e político no setor internacional da construção como, por exemplo, os relatórios NAX (https://nax.bak.de/2023/07/24/34217/), são fornecidas informações importantes para o planejamento e construção em todo o mundo, incluindo tópicos como contratos, honorários e responsabilidades. Também são desenvolvidas ações para conectar arquitetos impulsionados pela exportação com seus colegas nacionais e internacionais, construtores e investidores, além de divulgar informações sobre oportunidades de promoção relevantes para a exportação (por exemplo, programas de exploração de mercado), feiras, concursos e eventos.
Entre os compromissos da NAX estão a defesa de um processo ético e justo de licitação, planejamento e construção, o uso de métodos de construção eficientes em recursos, materiais sustentáveis e estratégias de urbanização, bem como a proteção do clima e do meio ambiente na Alemanha e no mundo e a sustentabilidade social em projetos arquitetônicos e de planejamento urbano.
Para alcançar o objetivo de fortalecer a marca “Arquitetura feita na Alemanha”, a NAX ressalta que é preciso um trabalho conjunto de arquitetos e engenheiros alemães. Embora sejam concorrentes, é necessário que se unam para poderem competir internacionalmente. Conforme informações disponíveis no site da entidade, atualmente 60 escritórios de arquitetura e engenharia com experiência em exportação fazem parte do círculo de membros NAX.
Conforme o site, a NAX apoia a transferência de conhecimento por meio de eventos de desenvolvimento profissional organizados em cooperação com as Câmaras de Arquitetos dos Estados Alemães, fortalecendo assim a capacidade de exportação do setor de arquitetura e planejamento urbano como parte da prestação de informações sobre o ambiente profissional para arquitetos e urbanistas alemães no exterior (reconhecimento de diplomas, certificação, acesso ao mercado, taxas, responsabilidade, etc.).
As atividades da NAX abrangem uma variedade de eventos, workshops e formatos de eventos, além de serviços de informação e feiras comerciais na Alemanha e no exterior. Elas podem ser divididas nas seguintes áreas: Oportunidades de Networking, Cooperação e Oportunidades de Apresentação em Arquitetura e Política, e Informações sobre Planejamento e Construção Internacional. A rede NAX organiza uma reunião anual na qual seus membros, parceiros e representantes políticos e institucionais discutem questões atuais do cenário nacional e internacional de arquitetura e para promover o networking entre os participantes.