ATHIS

IPEA divulga chamada pública com bolsas de pesquisa em ATHIS de Patrimônio

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulga a Chamada Pública nº 082/2023 que selecionará candidatos para concessão de bolsas no Projeto “Modelagem programática das ações do IPHAN em assistência técnica para a conservação do patrimônio cultural brasileiro e promoção do uso habitacional”.

 

Serão ofertadas três bolsas, duas na modalidade de Assistente de Pesquisa III (Mestre) e uma bolsa na modalidade de Doutor no âmbito do Subprograma de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD) do Programa de Mobilização da Competência Nacional para Estudos sobre o Desenvolvimento (PROMOB). As bolsas têm duração prevista de 12 (doze) meses, podendo ser renovadas.

 

O (a) interessado (a) em participar do processo seletivo pode submeter a candidatura até o dia 27 de dezembro. A divulgação do resultado no Diário Oficial da União e na página do IPEA está previsto para acontecer a partir do dia 29 de dezembro e o início da bolsa a partir do dia 5 de janeiro de 2024.

 

CLIQUE AQUI E ACESSE A CHAMADA PÚBLICA.

 

Os trabalhos serão desenvolvidos com base em duas outras pesquisas. A primeira “Brasil popular, circuitos da economia urbana e políticas públicas” e a outra “Como se dividem as cidades? A invenção dos assentamentos informais”. Ambas revelam a necessidade de se desenvolver mecanismos institucionais e programáticos para que o orçamento destinado as classes populares chegue aos beneficiários dinamizado a economia popular. Além disso, reforça as relações do IPEA com o governo federal na elaboração de estratégias, diretrizes, ações e/ou planos e programas que viabilizem o direito a ATHIS.

 

A inserção do IPEA no debate motivou parcerias com o IPHAN e também com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil). O objetivo é a busca de subsídios que motivem ações de fomento a assessorias técnicas em áreas de tombamento e preservação nos moldes ou influenciando o entendimento reconhecido em lei do direito a assistência técnica pública e gratuita.

 

Leia matéria relacionada:

 

CAU Brasil e IPEA assinam acordo de cooperação para lançar Observatório de ATHIS

MAIS SOBRE: ATHIS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATHIS

UFSC oferta curso gratuito em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social

ATHIS

15 anos da Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS)

ATHIS

CAU Brasil colabora com projeto de melhorias habitacionais do Ministério das Cidades

ATHIS

Publicação resgata memória da Semana da Habitação 2023 e apresenta boas práticas em ATHIS

Pular para o conteúdo