O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB) homenageia a Arquiteta e Urbanista Iria Tavares, representando, no Dia Internacional da Mulher, todas as arquitetas e urbanistas paraibanas.
Arquiteta e Urbanista formada pela UFPB em 1979, desde a sua formação, com seu trabalho, Iria Tavares imprime beleza, funcionalidade e inovação, transformando os desejos dos clientes em realidade.
Para Iria Tavares, a arquitetura materializa os sonhos dos clientes. “Materializar o sonho do cliente, harmonizar o ambiente com as soluções para o desejo do cliente, pra mim, isso é arquitetura”, definiu.
A arquitetura surgiu na vida de Iria pela ligação íntima que possui, desde a infância, com a arte. “Eu sempre fui ligada às artes, desde pequena, então, a escolha da arquitetura se deu por causa disso. Desde que entrei adorei o curso, fiz vários estágios e fui cada vez mais me apaixonando pela área”, destacou a arquiteta que também desenvolve trabalhos ligados às artes plásticas.

Logo depois de formada, Iria passou uma temporada na cidade de São Paulo, onde mergulhou no Urbanismo. “Lá tive a oportunidade de estudar com grandes arquitetos como Eduardo de Almeida e Sigbert Zanettini, experiência que valorizou a minha escolha pela Arquitetura e Urbanismo”, contou.
De volta à Paraíba, Iria iniciou o trabalho no serviço público, que desenvolveu paralelamente ao trabalho no seu escritório, de 1984 a 2014. “Na prefeitura fazíamos muitas reformas de escolas, postos de saúde e prédios públicos de uma maneira geral, que serviam para melhorar a vida da comunidade. Esse trabalho me orgulha muito, pois víamos na prática os benefícios para a cidade”, contou.
Já no escritório, Iria continua a atuar criando muitos projetos, que traduzem os desejos dos clientes. “São muitos projetos, todos com suas especificidades. Nos projetos de interiores, por exemplo, o arquiteto mergulha no íntimo do cliente, usando sempre a sua ética, valorizando a confiança que o cliente depositou nele e usando muito a psicologia, para descobrir o que o cliente quer da melhor maneira possível”, destacou.

Sobre o papel da mulher na arquitetura, Iria afirma que fica feliz que mesmo com muitas dificuldades, as mulheres sejam maioria na Arquitetura e Urbanismo. De acordo com dados do CAU/BR, atualmente são mais de 90.000 arquitetas e urbanistas trabalhando hoje em todo o território nacional, sendo 62,6% do total de profissionais. Na Paraíba esse número não é diferente. As arquitetas e urbanistas respondem por 65,60% do número de profissionais atuantes.
“Fico muito feliz em ver que as mulheres hoje ocupam seus espaços. Digo a quem está começando que entre na profissão com competência e responsabilidade, tendo inspiração transformadora, amor à profissão e principalmente ética profissional”, finalizou a arquiteta e urbanista.
Veja abaixo um pouco do trabalho de Iria Tavares:







Fonte: CAU/PB
= Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras