Clipping

IV Conferência projeta ações pela valorização da Arquitetura e Urbanismo em todo o país

700412a5355e0d3d478ce8764d6b0f11.jpeg (640×158)

 

Edição de 10 de Novembro de 2023.

 

Edição #16901

 

Brasília, 10 de Novembro de 2023.

 

DESTAQUES

 

CAU/BR: IV Conferência projeta ações pela valorização da Arquitetura e Urbanismo em todo o país

Divididos em blocos, conselheiros federais e representantes dos CAU/UF levaram para o palco do auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães ações promovidas em seis eixos distintos: Valorização da Arquitetura e Urbanismo; Inovação e Articulação; Fiscalização; Política Profissional Institucionalidade e Internacionalização; e Formação Profissional. 

 

CAU/BR: IV Conferência de Arquitetura e Urbanismo: Pioneiro da Internet debate impactos da tecnologia na sociedade

Considerado o “pai da internet” no Brasil, o engenheiro Demi Getschko compartilhou reflexões importantes sobre o mundo digital, as novas cidades e o avanço da inteligência artificial. “Com a internet, a nova cidade é mais feita por similitude de projetos e culturas do que pela proximidade geográfica”, afirmou.

 

CAU/BR: Inovação e articulação política para promoção da arquitetura e urbanismo pautaram ações da Gestão 2021/2023

Em busca de medidas efetivas para combater a precarização do trabalho dos arquitetos e urbanistas, o CAU Brasil propôs a instituição de uma nova categoria tributária capaz de reduzir o imposto para profissionais liberais. A criação do Microempreendedor Profissional (MEP) virou projeto de lei proposto pela deputada federal Erika Kokai (PT) para beneficiar tanto arquitetos e urbanistas quanto outras categorias de profissionais liberais. 

 

FNA: 1º Seminário Solare fomentou a importância de softwares livres para a categoria

O projeto Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia (Solare) promoveu, nos dias 30 e 31 de outubro, o 1º Seminário Solare. O evento, realizado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), CAU/BR, CAU/RJ, CAU/SP, CAU/RS e CAU/MG, e com apoio do CAU/PR, CAU/MS e CAU/BA, reuniu diversos nomes da criação e desenvolvimento de softwares voltados à arquitetura, além de representantes de entidades ligadas ao projeto.

 

CAU/PR: CAU/PR solicita e Itaipu aplica piso salarial em concurso público

Conforme a Lei 4.950-A de 1966, o piso salarial do profissional arquiteto e urbanista é de 6 salários mínimos para seis horas diárias trabalhadas; 7,25 salários mínimos para sete horas diárias trabalhadas; e 8,5 salários mínimos para oito horas diárias trabalhadas.

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/MA: CAU/MA participa da Expo Indústria Maranhão 2023

Durante três dias, o público terá a oportunidade de debater as principais temáticas da feira (ESG, Inovação & Tecnologia e Capital Humano) com palestrantes renomados do Brasil no espaço Plenarium, um dos 10 ambientes da Expo Indústria Maranhão.

 

CAU/MG: CAU/MG alerta quanto a golpe em oferta de emprego

O Conselho reforça a necessidade de que os (as) profissionais estejam atentos às oportunidades de trabalho que demandam dados e documentações de forma rápida e duvidosa. 

 

CAU/RS:  EaD está acabando com as universidades – e todo mundo finge não ver

Em artigo recentemente publicado no site ECOA, do portal UOL, o jornalista e professor universitário Rodrigo Ratier* fala sobre a mercantilização do ensino, o baixo desempenho de alunos egressos do Ensino a Distância e a falta de fiscalização do Ministério da Educação (MEC). “Educação dá trabalho e leva tempo. Traz benefícios duradouros, mas é fruto de esforço e estudo”, afirma.

 

ENTIDADES

 

IAB/SC: Participe da comemoração dos 54 anos do IAB/SC!

Acesse o Link no site e  faça sua inscrição gratuita.

 

ArchDaily: Centro de Ciências de Zaha Hadid começa a ser construído em Singapura

A previsão é que o novo centro, com uma área de 55.000 m², seja inaugurado no final de 2027, coincidindo com seu 50º aniversário.

 

ArchDaily: O papel da biomimética para a resiliência da arquitetura a desastres

Sustentabilidade está relacionada à preservação dos recursos naturais para manter o equilíbrio ecológico, enquanto resiliência implica a capacidade de se recuperar, adaptar e persistir em momentos de adversidade.

 

Casa Vogue: Casa restaurada na Puglia valoriza herança cultural e arquitetura original

Ao captar o potencial de uma casa abandonada na Puglia, sul da Itália, a designer Luciana Di Virgilio e o arquiteto-artista Gianni Veneziano realizam uma reforma que respeita o passado e evidencia a história do local, dando à construção uma vida nova inspiradora.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Revista Projeto: Abertas inscrições e envio de propostas para o Concurso de Ideias de Mobiliário Urbano em Salvador

Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a partir da iniciativa Urban95, recebe inscrições gratuitas até 24 de novembro; o objetivo é selecionar e premiar as três melhores ideias apresentadas, que serão cedidas à Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (DESAL).

 

O Globo: Investimentos público e privado possibilitam expansão de áreas de lazer para a população, no Rio

O projeto vencedor, do Consórcio Rio + Verde, prevê uma série de intervenções: a lista inclui realocação do estacionamento e instalação de novos equipamentos públicos, como bares e restaurantes.

 

Notícias R7: Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo analisa estudo sobre as cidades mais habitáveis

A pesquisa leva em conta fatores como saúde, infraestrutura, educação e lazer, entre outros. Três cidades brasileiras também aparecem na lista: São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus.

 

f630d776283430ae51f9ce7cfc520a59.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: “As casas são iguais e têm um sentido muito comunitário”, diz José Portocarrero

Clipping

Arquitetura Indígena: Conheça alguns projetos inspirados em técnicas dos povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Pular para o conteúdo